quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

A necesidade de organizar os espaços públicos de Juazeiro



A organização dos espaços públicos tem sido uma prioridade da administração municipal de Juazeiro do Norte, a acomodação de feirantes e ambulantes em locais apropriados faz parte do plano para requalificação do centro da cidade, bem como das praças, calçadas e avenidas. O desenvolvimento da cidade, a maior da região metropolitana do Cariri, não permite mais que a vejamos com um aglomerado de bancas sem a menor infra estrutura ou condições sanitárias para o comércio de qualquer que seja o produto. Juazeiro é o grande pólo do comércio e precisa qualificar-separa exercer essa vocação, de modo que atraia cada vez mais investidores dispostos a abrir aqui seus negócios gerando emprego e renda para nossa população.
É visível as melhorias na qualidade das feiras ”do peixe” e “de frutas e verduras” após sua mudança para locais adequados. Os feirantes passaram a ter o mínimo de higiene necessário para que comercializem seus produtos, bem diferente do que tinham quando estavam no meio da rua ou pelas calçadas da cidade. Os benefícios para os consumidores também são louváveis, a começar pela melhoria na qualidade dos produtos até a desobstrução devias importantes e a fluência do trânsito no centro da cidade.
Bem assim deve ser feito nos mercados públicos a partir das terceirizações, que ao contrário do que dizem não visa explorar o comerciante com taxas abusivas, mas sim cobrar-lhe uma taxa mensal que possa ser revertida em investimentos no próprio mercado, como expansão, pintura e reformas diversas. O que se via pelos mercados era a sublocação dos boxes por preços exorbitantes, além da alta inadimplência de taxas simbólicas (R$ 15,00) que deveriam ser pagas pelos locatários.
A “feira do troca” da maneira em que se encontra é algo inaceitável. Que fique claro que eu defendo o direito dos ambulantes e não vou entrar no mérito da origem dos produtos, mas sendo o estádio Romeirão o palco dos maiores eventos esportivos da cidade aquela formatação da feira é impensável. Porque não adotar o modelo do Shopping dos Camelôs em Campina Grande? Ou de outras experiências bem sucedidas Brasil afora? Nesse momento é fundamental que os vendedores da feirinha tenham maturidade para negociar com a prefeitura, para que em conjunto cheguem a solução mais adequada para todos.
O que não pode acontecer é os ambulantes serem influenciados por pessoas que não querem resolver os seus problemas, pois tiveram oportunidade de resolvê-los e nada fizeram durante todo o tempo em que estiveram ou estão no poder. Tais pessoas querem apenas criar polêmicas atrapalhando o desenvolvimento de Juazeiro e do seu povo. Acredito plenamente na solução e melhoria das condições da “feira do troca”, assim como acredito que os feirantes só tem a ganhar com a saída para um local com verdadeiras condições de desenvolverem seus trabalhos. Falo isso não por “axismo”, mas tendo por base experiências similares que deram certo. Devemos fortalecer a “feira do troca” para que a mesma seja conhecida nacionalmente como a de Caruaru, mas para isso ela precisa ser organizada e é pensando nisso que os feirantes devem compreender as mudanças.

Fonte: Site do Filipe Santana

Achamos sempre bem vindas medidas organizacionais que visem disciplinar movimento nos mais diversos logradouros públicos. É inadmissível a manutenção de trabalhadores informais que não colaboram com a arrecadação de impostos, e assim só se servem da cidade sem participar do ônus público com a manutenção dos espaços públicos e bem-estar comum. Se todos colaborarem, se alarga a base de arrecadação, desonera-se os poucos atualmente sobrecarregados. Juntamente com o combate a sonegação esperamos assim termos uma cidade melhor, com a inclusão de todos.

Fonte: juanews.blogspot

sábado, 13 de fevereiro de 2010

Falta projetos de entreterimento no período de Carnaval em Juazeiro



Prefeito descreve com perfeição em seu twiter cenário juazeirense: "A Cidade está ficando vazia. Muita gente viajando para o litoral eu outras cidades". Não achamos que Juazeiro deve investir em vultuoso Carnaval popular, nem tão pouco tem condições de competir no cenário nacional com Rio, Salvador, Recife-Olinda; ou no cenário regional com Aracati, Paracuru, Cajazeiras-PB. Mas a exemplo de Guaramiranga, que promove inusitado Festival de Jazz & Blues, precisamos constituir em Juazeiro alternativa para quem não gosta de carnaval aproveitar o mais extenso feriadão anual brasileiro, assim movimentando hotéis, restaurantes, taxistas, pontos turísticos. Inicialmente pensamos num Festival de Músicas Religiosas, com a participação de grandes nomes do gênero: Padre Marcelo Rossi, Reginaldo Manzotti, Fábio de Melo, etc... Mas estamos abertos a novas sugestões!!!
FONTE:JUANEWS.BLOGSPOT.COM.BR

CARIRI OFFICE JA ESTA EM ANDAMENTO.


JA ESTA EM ANDAMENTO NO BAIRRO TRIANGULO NA METROPOLE DO CARIRI MAIS UM EMPREENDIMETO DA WR ENGENHARIA O CARIRI OFFICE QUE SERA COMPOSTO POR 162 UNIDADES DIVIDIDOS EM 13 ANDARES

PATINAÇAO NO GELO EM JUAZEIRO DO NORTE

O CARIRI SHOPPING TRAZ ATE VOCE PELA PRIMEIRA VEZ PATINACAO NO GELO DO DIA 18 DE FEVEREIRO A 18 DE ABRIL.PARABENS AO CARIRI SHOPPING

Av Plácido Castelo - Novo pólo gastronômico



Primeiro a La Favorita, depois Mangiare Bene, agora aguardamos a Central da Picanha na Lagoa Seca, as três ficarão muito próximas a poucos metros, com destaque para a Avenida Plácido Castelo que começa na Av Leão Sampaio do outro lado da La Favorita em direção ao Parque de Eventos Padre Cícero. A avenida pouco a pouco está recebendo restaurantes, bares, e afins... Já possui até um sushi Bar, além de outros bares que servem de ponto de encontro entre os universitários, uma vez que o bairro concentra residências de estudantes e vários Campi universitários. Esperamos requinte, e que novos empreendimentos no setor ofereça serviços diferenciados como por exemplo: estacionamento próprio, pátios, jardins e salões para aposição de mesas com conforto e segurança para clientes inteligentes e exigentes. É inadmissível que estabelecimentos ofertem serviços em calcadas e no leito das ruas, a prefeitura devia se posicionar contra este hábito lamentável. O Juanews aproveita o ensejo e lança uma campanha: " Eu não sou cachorro não, pra comer nas ruas e calçadas"!!!

McDonald's Na capital do interior cearense.



O diretor de expansão da McDonald's, esteve dia 1º de Dezembro visitando o Cariri Shopping, a McDonald's conhecida por ser rápida no fast-food, e também famosa por ter ingredientes que consumidos constantemente causaria cancer de estomago, autor da história da maior rede de resturantes Fast-Food do mundo, deverá ser implantada nas terras do padre Cícero. Com a ampliação do Cariri Shopping, dezenas de empresas nacionais e internacionais, deverão visitar o nosso Cariri nos próximos meses, a cada dia surge uma novidade partindo da direção Tencocbl empresa proprietaria do Shopping.

FONTE:.WWW.VEJAJUAZEIRO.COM.BR

BOB'S EM JUAZEIRO DO NORTE

A Rede Bob’s franqueou uma de suas lojas para o novo empreendimento o JUAZEIRO SHOPPING CENTER O segundo shopping da cidade que se localizara no bairro Novo Juazeiro.JUAZEIRO DO NORTE a cidade que mais cresce no Nordeste.

Aberta licitação para construção de viaduto.


A arquiteta Gisele Meneses, responsável por grandes projetos que deverão modificar a paisagem de Juazeiro neste governo, o viaduto irá desafogar o transito naquele local, com a grande movimentação do trem do Cariri, no período diurno o caos tem se formado no exato cruzamento de uma das principais avenidas da cidade. Av. Carlos Cruz com Av. Ailtom Gomes.

O projeto deverá incluir desapropriações de algumas residências, alem desse viaduto outra obra que deverá modificar fortemente a nossa cidade será a avenida do contorno projeto também da atual administração. Em breve mudanças!

PM Juazeiro vai ganhar helicóptero


A Secretário de Segurança Pública quer reforçar a Polícia Militar no Interior. A Lei de Organização Básica (LOB) que distribui territorialmente a PM será alterada este semestre. O titular Roberto Monteiro e o secretário-executivo Joel Brasil detalharam o teor da nova LOB em entrevista a un jornal cearense..

Monteiro se reuniu com o titular da Casa Civil, Arialdo Pinho, e o procurador-geral Fernando Oliveira, às 15 horas. Serão tratados os últimos detalhes da LOB. O secretário promete mandar a proposta à Assembleia Legislativa este mês.

A corporação integra sete Batalhões de Polícia Militar (BPMs), em Russas, Juazeiro do Norte, Sobral, Canindé, Fortaleza e Crateús. A nova LOB cria mais sete BPMs em Fortaleza, Maracanaú, Iguatu, Caucaia, Quixadá, Itapipoca e Tauá. A atual lei, de 1978, muito antiga, segundo Monteiro.

O Comando de Policiamento da Capital (CPC) abrange batalhões e companhias da região metropolitana de Fortaleza. Com a mudança passa a atender somente a Capital. O restante da Grande Fortaleza será atribuição do Comando de Policiamento Metropolitano (CPM). Já o Comando de Policiamento do Interior (CPI) será dividido em dois: Norte e Sul, em Sobral e Juazeiro.

A Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer), com três helicópteros em Fortaleza, deve ganhar mais dois, um para Sobral e outro para Juazeiro, no Interior, ao custo de R$ 16 milhões. Segundo Monteiro, a entrega é prevista para julho durante grandes eventos na região do Cariri e logo depois em Sobral.

A PM tem 14,3 mil homens e será reforçada com mais dois mil policias do atual concurso, a serem lotados principalmente na ampliação do Ronda do Quarteirão em municípios com mais de 50 mil habitantes.

A nova LOB também prevê que municípios hoje atendidos por destacamentos de 12 policiais em média passem a ser policiados por companhias ou pelotões, formados geralmente por 100 ou 30 homens respectivamente. Já um batalhão tem em média 300 policiais.

Com isso o governo do estado reforça a segurança pública do interior que vem apesar de todo investimento, bastante violento, principalmente no interior. Já que segurança pública é um dever do estado, Cid gomes investe em maquinas de grande utilidade como o helicóptero da Ciopaer que deverá ser de grande utilidade para a região do Cariri. Mais um ponto positivo para Cid.

Juazeiro do Norte pode ganhar FM Universitária



O prefeito de Juazeiro do Norte, Manoel Santana (PT) publicou em sua página do twitter que o reitor da UFC, Jesualdo Farias, trabalha para trazer uma FM universitária para o centenário da cidade que fica no Cariri.

Juazeiro podera ganhar loja da Iveco


Estudos da IVECO apontam juazeiro do norte e sobral como umas das cidades que tem porte para receber mais uma loja da mesma.No ano passado foi inaugurado uma loja na capital Fortaleza e os mesmo disseram que estudam possibilidades de abrir uma nova filial na terra do Padre Cicero uma das cidades que mais cresce no Nordeste.

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

METRO DO CARIRI TRANSPORTA EM MEDIA MAIS DE MIL PASSAGEIROS




Metrô do Cariri transporta em média mil passageiros por dia
O serviço está funcionando dentro da operação assistida em que não há cobrança de passagem. Cerca de 1.000 passageiros estão sendo transportados por dia pelo Metrô do Cariri, que liga as cidades de Juazeiro do Norte e Crato. O serviço, inaugurado no dia 1º de dezembro de 2009, está funcionando dentro da operação assistida, em que não é cobrada passagem e as viagens são realizadas fora do horário de pico. Atualmente, estão sendo realizadas nove viagens por dia.
O gerente de Controle e Tráfego da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos, Antonio Chalita de Figueiredo, explica que após a paralisação do serviço no fim do ano passado para ajustes no Transporte Rápido Automotriz (Tram), a operação assistida transcorre normalmente e sem incidentes. "Não tem havido atrasos nem cancelamentos", reitera.
De acordo com o gerente, o público está aprovando o novo serviço. "A reação está excelente. Todos que andam saem satisfeitos e já cobram aberturas de outras estações e pedem caixa de sugestões para solicitar melhorias, como, por exemplo, os bancos nas plataformas das estações".
A operação assistida deve prosseguir até maio. Após essa fase, terá início a operação comercial parcial em que o serviço funcionará num horário ampliado, das 7 horas às 17 horas, excluindo os domingos. A última etapa é a operação completa em que o trem circulará das 5h30min às 22h30min, todos os dias da semana, com 38 viagens em cada sentido, num total de 76 viagens/dia. A previsão é que o Metrô do Cariri atenda uma demanda de cinco mil passageiros por dia, em média.
Enquanto a operação assistida prossegue, a obra nos 14 quilômetros de linha está avançando. Hoje, duas estações - Juazeiro e Crato - estão operando. O sistema terá ao todo nove estações. Quando o sistema tiver funcionando plenamente, o percurso entre Juazeiro do Norte e Crato será feito em 28 minutos por veículos leves sobre trilhos (VLTs). Serão duas composições. Os trens foram feitos pela empresa Bom Sinal, do município de Barbalha, também no Cariri. Tratam-se dos primeiros trens de passageiros fabricados na América do Sul nos últimos 20 anos. O projeto do Metrô do Cariri foi orçado em R$ 25.190.720,90.
09.02.2010
Assessoria de imprensa do Metrô de Fortaleza
Viviane Lima (viviane@metrofor.ce.gov.br - 3101.7183)
Achamos que existe uma grande antítese em chamar um veículo de instalação tão lenta de Metrô, que dá idéia de alta velocidade (este trem entre Crato e Juazeiro não é metrô, há uma denominação inapropriada pelo atual governo do estado, que mudou o nome, do quê nem se quer terminou). Ainda há tempo de corrigir: investindo mais, e ampliando este meio de transporte a Missão Velha e Barbalha.