terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Corrida bancária na RMC



O Banco do Brasil que já configura na RMC - Região Metropolitana do Cariri como a instituição com o maior número de agências deverá manter esta vantagem com folga após a abertura de mais duas agências (CEASA em Barbalha e outra no Bairro Pirajá) perfazendo um total de 12 agências nos 09 municípios constituintes.

A Caixa já anunciou com prazo previsto de funcionamento para o mês de Julho, constituindo numa homenagem ao centenário da nossa cidade a sua futura agência no Bairro Pirajá. A obra esta sendo edificada numa esquina de uma transversal com a Avenida Ailton Gomes, e de forma rápida ganha sua forma arquitetônica definitiva.

O Bradesco também entrou nesta corrida, além do projeto de abertura de uma agência na CEASA ao lado do Banco do Brasil, a instituição também faz estudos para novas agências em Juazeiro do Norte, onde já têm duas filiais no centro da cidade.

É comum nas grandes cidades a criação de corredores bancários, e o Bradesco deveria considerar a possibilidade da abertura de uma nova agência nas proximidades das futuras agências da Caixa e BB no Pirajá, facilitando o policiamento ostensivo naquela parte da cidade, dando mais segurança aos usuários nas imediações do local.

Embora se trate de uma cooperativa de crédito na RMC, a Unicred Cariri também deverá inaugurar suas novas instalações por ocasião do início das atividades do Juazeiro Open Mall com programação para Março de 2.011. Assim, a Unicred abrirá a exploração deste segmento na avenida Padre Cícero, que excetuando-se o Cariri Shopping não conta ainda com este tipo de serviço.

O Banco Itaú após o fechamento de sua agência em Juazeiro do Norte, deu a volta por cima, e além de voltar à se instalar em Juazeiro do Norte, abriu mais uma filial, esta em Crato.

Desta forma, as instituições financeiras citadas provam a forma econômica caririense, em especial de Juazeiro do Norte. Ainda há muito o que ser explorado neste segmento, o futuro Juazeiro Shopping e o Bairro Novo Juazeiro ainda carecem deste serviço, a Rua São Pedro (nas proximidades com o Mercado Theófilo Machado),a Avenida Padre Cícero (trecho Triâgulo-Divisa com o Crato) também, e assim por diante...
 
fonte:juanews

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

TORPEDOS....................

 

Delegacia do Simec é em Juazeiro

Da coluna de Egídio Serpa do DN captamos o seguinte:
Ficará em Juazeiro do Norte a sede da delegacia regional do Cariri do Sindicato da Indústria Metalmecânica do Ceará (Simec). 0 apoio do Senai do Cariri, em Juazeiro, foi decisivo. Mas Crato e Barbalha foram recompensados: o delegado é o cratense Adelaido Alcântara, da Adeinox, e o coordenador administrativo é o barbalhense Ailton de Souza, da Bom Sinal.


Base comunitária da GCM funciona no bairro Triângulo

A Prefeitura de Juazeiro implantou mais uma Base Comunitária de Segurança da GCM – Guarda Civil Municipal – atendendo agora a comunidade do bairro Triângulo. A nova base está funcionando na Escola de Ensino Fundamental e Médio Zila Belém. A Secretaria de Segurança Pública do município está disponibilizando um subinspetor e 12 guardas, uma viatura (motocicleta) e ht’s (rádio de transmissão). A Prefeitura já implantou bases comunitárias de segurança nos Bairros Frei Damião, Timbaúbas e Franciscanos. Segundo Cláudio Luz , Secretário de Segurança, “a operacionalização tem sido repleta de êxito porque além da preservação do patrimônio público, a partir destas bases, a Guarda tem atuado na prevenção a violência e combate ao trafico e uso de drogas e incentivado à prática esportiva”.

FONTE:JUAONLINE

TORPEDOS....................


Casa nova
A empresária Luziane Alencar afirmou a este colunista que em fevereiro dará início à construção da nova filial da Cevema/Concessionária Fiat do Cariri. Com projeto arquitetônico do fortalezense João Almeida, as novas instalações da Cevema ficarão situadas na rodovia Padre Cicero e será dotada, segundo Luiziane, do que há de mais moderno e avançado em termos de lojas de veículos no Brasil.

Adiamento
O teatrólogo cratense, Kaká Araújo, comunica que o espetáculo "As Anjas", programado para apresentação no Teatro Rachel de Queiroz nos dias 22, 23, 24 e 31 de janeiro, terá sua realização adiada, não tendo ainda outra data. Vamos ficar no aguardo, pois dizem por ai que essa peça é fantástica.

Destaque
Tudo o que é bonito e bem feito é para se repercutir. O casal Carlos Augusto e Fahyde Batista vem se destacando com a sua empresa de sandálias New Way. Pois bem, os dois empresários romeirinhos estão vibrando com o sucesso da nova marca New Chic, que acaba de ser lançada. Por essas e outras que Juazeiro se firmou como polo calçadista.

Revendo conceitos
A Petrus Advocacia e Consultoria do Cariri, que há algum tempo havia se afastado de trabalhos com prefeituras e câmaras municipais, reviu seus conceitos em 2011 e resolveu aceitar convite do prefeito Lula Sampaio, de Araripina (Pernambuco), para coordenar administrativamente aquela prefeitura.

O advogado Pedro Ivan Duarte afirmou a este colunista que toda prefeitura de grande porte tem que contar com a assessoria de escritórios tipo o seu, pois diante das exigências dos órgãos fiscalizadores ou se trabalha como manda o figurino ou o prefeito poderá amargar dissabores.

Parceria legal
O prefeito de Juazeiro do Norte, Manoel Santana (foto), por meio de convênio firmado com Programa AABB Comunidade por quatro anos, é parceiro na assistência de 220 crianças e adolescentes. O Governo Municipal colabora financiando a merenda, transporte, assistência médica e instrutores.

CRF no Cariri
A presidente do Conselho Regional de Farmácia do Ceará, Lúcia Sales, cumprindo promessa que havia feito aos colegas do Cariri Sul e Centro Sul, inaugurou a sucursal daquele Conselho em Juazeiro do Norte. No destaque, Lúcia Sales ladeada pelo empresário Elmano Dantas e por seu vice-presidente Victor Feitosa Oliveira. Vamos ver a alguns momentos do acontecimento:

Farmacêutica Luciana Bessa Oliveira e Lúcia Sales;

Empresário Elmano Dantas e advogado Kleber Callou Filho;

Lindaura de Carvalho, do Flor de Juá, com Victor Feitosa Oliveira;

Victor Oliveira e Poliana Callou, do CRF Cariri.

MARCOS PEIXOTOECONOMIA NO CARIRI

fonte:DN

Novo Juazeiro tem moderno supermercado

O Bairro Novo Juazeiro acaba de receber mais um grande equipamento para fazer jus ao seu vertigionoso surto de desenvolvimento.Trata-se do Supermercado Nogueira visto na foto acima, localizado na Avenida Humberto Bezerra, em frente à Rádio Tempo FM.

Este bairro até pouco tempo sem muita expressão comercial, desponta agora como um futuro centro de negócios, além de se notabilizar também como uma ótima opção residencial. Enquanto isto, sua população aguarda com visível ansiedade o início da construção do Shopping Juazeiro para alavancar mais ainda o desenvolvimento daquele bairro. De forma sempre organizada o Novo Juazeiro pode-se considerar um bairro quase completo.

FONTE:vejajuazeiro

Juazeiro do Norte-CE: Exclusivo! Metrô do Cariri é finalista em prêmio nacional de sustentabilidade

O Metrô do Cariri é um dos 10 finalistas do Prêmio GreenBest a partir de uma eleição promovida pela empresa Greenvana a qual reconhece empresas, instituições, projetos, produtos e serviços em seus setores que mais se destacaram no consumo ou em iniciativas sustentáveis. O empreendimento cearense está concorrendo no Grupo Inovação, Tecnologia e Infraestrutura, na Categoria Transportes. O metrô foi inaugurado em dezembro de 2009 para percorrer os 14 Km entre Juazeiro e Crato.

Haverá dois vencedores em cada categoria: um escolhido através de votação popular e outro por votação do júri oficial formado pela Academia GreenBest, composta por especialistas em cada tema. Os votos passaram a ser computados a partir do último dia 17 de janeiro no site www.greenbest.com.br e todos podem votar. Os vencedores receberão o troféu GreenBest e diploma em cerimônia de premiação a ser realizada em 17 de maio deste ano.

O Metrô do Cariri é o primeiro projeto do Governo do Ceará de requalificação do transporte ferroviário de passageiros no interior e é operado com Veículos Leves sobe Trilhos (VLTs), que estão ganhando o mundo como uma solução inteligente na área de transporte e de menor impacto ambiental. Os VLTs que operam no Cariri usam uma tecnologia local, visto que são fabricados pela Empresa Bom Sinal de Barbalha. A fabricação das composições estimulou a indústria ferroviária nacional, que não produzia novos trens desde a década de 1970.

Cerca de 1.200 pessoas são transportadas por dia, mas a capacidade é para cinco mil passageiros diários. O custo da passagem é de R$ 1,00 e existe a promessa de integração com os ônibus que fazem o transporte urbano para ampliar a quantidade de passageiros. Recentemente, o programa "Cidades e Soluções" da Globonews exibiu matéria mostrando este símbolo de modernidade na série especial sobre ferrovias. No Cariri são duas composições com tração diesel hidráulico mecânica, formadas por dois carros equipados com ar condicionado e capacidade para transportar 330 passageiros por cada composição.

fonte:MISERIA

domingo, 23 de janeiro de 2011

Projeto Museu de História da Chapada do Araripe será desenvolvido em Barbalha

O objetivo do projeto é contribuir para o desenvolvimento educacional na área ambiental

Por: Christina Herbster
O Projeto "Museu de história natural da Chapada do Araripe" será desenvolvido no município de Barbalha, na região do Cariri. O projeto será instalado na sede da Fundação S.O.S Chapada do Araripe e tem o objetivo de produzir coleções da fauna e flora de espécies da região e contribuir para o desenvolvimento de atividades de pesquisa em educação, principalmente na área ambiental.

fonte:cearaagora

sábado, 22 de janeiro de 2011

Juazeiro do Norte: Recomendada rescisão de contrato de administração do aeroporto



O Ministério Público Federal no Ceará (MPF/CE), através da Procuradoria da República em Juazeiro do Norte, recomendou ao Ministro da Defesa, Nelson Jobim, que promova a rescisão do convênio entre o Comando da Aeronáutica e o Governo do Estado do Ceará. De acordo com o documento, a administração, manutenção, operação e exploração do aeródromo de Juazeiro do Norte seria realizada pelo Estado, através do Departamento de Edificações, Rodovias e Transportes (DERT).

No entanto, segundo a Infrero, houve descumprimento das obrigações assumidas pelo Estado do Ceará no convênio, que foi assinado em 7 de dezembro de 2000. O descumprimento se deu notadamente quanto às obras relacionadas à pista de pousos e decolagens, as quais restringiram sua utilização e comprometeram o funcionamento do aeroporto. Além disso, metas estabelecidas como a promoção de condições de operacionalidade e segurança na infraestrutura de pavimentos foram apenas parcialmente realizadas.

Outros compromissos, como o de transferir, até 2004, a infraestrutura do aeroporto para a Infraero, após as melhorias a serem consumadas; promover a revitalização das pistas de pouso e de táxi; construir áreas industriais e ampliar o estacionamento de veículos não foram sequer realizados.

Em reunião na Procuradoria da República em Juazeiro do Norte, em 7 de dezembro de 2010, a Infraero informou que, caso seja designada a administrar o aeroporto, deverão ser realizados planejamento e investimentos de longo prazo. Salientou ainda que não teria interesse em continuar com a administração do Aeroporto caso não fossem cumpridas as obrigações pactuadas junto ao Estado do Ceará. Ainda segundo a empresa, o aeroporto não corresponderia ao padrão daqueles que administra, o que comprometeria seu funcionamento de imediato, visto que o Estado não dispõe de condições estruturais para gestão aeroportuária.

Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público Federal no Ceará
Tel: (085) 3266 7457
ascom@prce.mpf.br

Biscoitos Garoto serão fabricados no CE



Dentro do segmento de alimentos, um item - em especial - vem conquistando cada vez mais consumidores no País: o de biscoitos. Pensando nisso, a Chocolates Garoto entrou com uma nova linha de produtos para participar desse mercado de imenso potencial, mas também tão competitivo. A novidade é que os biscoitos - que levarão as marcas Baton, Serenata de Amor e Talento - serão fabricados no Ceará, em uma parceria com o Moinho Santa Lúcia.

O anúncio foi feito pela própria direção da empresa, em coletiva de imprensa realizada na última terça-feira, na fábrica da Garoto, em Vila Velha (ES). Conforme o diretor Geral, Fausto Costa, depois de entrar no segmento de sorvetes e de barrinhas de cereal, chegou a vez do "chocolate Garoto virar biscoito", um produto que está presente em 99% dos lares brasileiros. Além disso, é a oportunidade de participar de um negócio que, só no ano passado, movimentou R$ 7,9 bilhões com o consumo de 1,7 milhão de toneladas no País. "Vamos começar pelos estados nordestinos e o Espírito Santo. A ideia é expandir para as demais regiões ainda em 2011. No Nordeste, no ano passado, o crescimento desse setor de biscoitos foi de 3,2% contra 0,8% da média do restante do País. É quatro vezes mais. Já no Espírito Santo é por motivos óbvios. É onde fica a nossa fábrica e temos toda uma relação histórica com o Estado", complementou Fausto, aproveitando a ocasião para apresentar o próximo diretor Geral da Garoto, Antônio Diogo, que deverá assumir o cargo já em fevereiro.

É também no próximo mês a previsão de que os biscoitos recheados Garoto, Talento, Baton (nos sabores ao leite, branco e dois em um) e a tortinha Serenata de Amor, estejam disponíveis nas prateleiras para o consumidor nordestino.

Fábrica no Nordeste

Fausto Costa não descarta a possibilidade de instalação uma fábrica no Nordeste, só que isso, a priori, não está nos planos da Garoto. "Estamos sempre analisando as possibilidades. Temos uma identificação muito forte com o Nordeste, que começou na década de 1930, quando nem havia estradas. O transporte era feito por navio a vapor. Mas, de 2007 pra cá, investimos R$ 230 milhões e ampliamos a capacidade produtiva de nossa fábrica em 25%. Estamos preparados para um sólido crescimento nos próximos anos", disse, ressaltando que o setor de chocolates alcançou, em 2010, a penetração recorde de 74% nos domicílios brasileiros.

Páscoa

Sem divulgar os dados do exercício de 2010, o diretor de Marketing, André Barros, antecipou que, no Nordeste, o crescimento no volume de vendas da empresa foi superior ao da média de todo o País. Ele também adiantou que o portfólio de itens produzidos especialmente para a Páscoa será renovado em 80%. Além disso, serão criados 5.800 postos de trabalho temporários.

"Desde que a Nestlé adquiriu a empresa, há nove anos, nós temos apresentado números positivos a cada ano. Em 2001, o faturamento, que girava em torno de R$ 500 milhões, passou para R$ 1,9 bilhão, em 2009 (último dado que nós temos). Além disso, agregamos em 40% o número de colaboradores diretos chegando a 3.600 profissionais. Além de 14 mil indiretos", comentou André.

O processo da venda da Garoto ainda está tramitando na Justiça. Na época da negociação, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) se manifestou contrário à fusão.

Fonte: Diário do Nordeste

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Fim da tarifa interurbana em regiões metropolitanas beneficia quase 70 milhões

Em breve, os moradores de 39 regiões metropolitanas e de três regiões economicamente integradas deixarão de pagar tarifas de ligações interurbanas para se comunicar com municípios vizinhos identificados pelo mesmo código nacional de área (DDD). Essas ligações passarão a ter tratamento tarifário de chamada local.

O Conselho Diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou na quinta-feira (20) a revisão do regulamento que trata do serviço de telefonia fixa em áreas locais, ampliando o conceito de áreas metropolitanas e de Regiões Integradas de Desenvolvimento (Ride).

Segundo a agência reguladora, a mudança irá beneficiar, direta ou indiretamente, até 68 milhões de pessoas em cerca de 560 municípios de todo o país.

Para se adequar à nova prática, as operadoras de telefonia terão até 120 dias, a partir da data da publicação do regulamento que, segundo a assessoria da Anatel, ainda não tem data certa para ocorrer.

Além disso, novas situações que se encaixem na definição de áreas com continuidade urbana (surgidas da fusão de duas ou mais localidades ou que constituam uma única área urbanizada) ou em decorrência de solicitação fundamentada por parte da concessionária de telefonia fixa na modalidade do serviço local serão revistas anualmente, junto com as revisões quinquenais dos contratos de concessão.

As regiões metropolitanas e Rides contempladas são: Porto Alegre (RS), Curitiba (PR), Londrina (PR), Maringá (PR), Baixada Santista (SP), Campinas (SP), Belo Horizonte (MG), Vale do Aço (MG), Rio de Janeiro (RJ), Vitória (ES), Distrito Federal e entorno (DF/GO/MG), Goiânia (GO), Vale do Rio Cuiabá (MT), Salvador (BA), polo Petrolina-Juazeiro (PE/BA), Aracaju (SE), Maceió (AL), Agreste (AL), Campina Grande (PB), João Pessoa (PB), Recife (PE) e Natal (RN).

Também integram a relação Cariri (CE), Fortaleza (CE), sudoeste maranhense (MA), Grande Teresina (PI/MA), Belém (PA), Macapá (AP), Manaus (AM), Roraima capital, Roraima região central, Roraima sul, Florianópolis (SC), Chapecó (SC), Vale do Itajaí (SC), norte/nordeste catarinense (SC), Lages (SC), região carbonífera (SC) e Tubarão (SC).

Quanto às regiões de Foz do Rio Itajaí (SC), Grande São Luís (MA) e São Paulo (SP), todos os municípios já são considerados integrantes de uma mesma área de tarifação local.

Fonte: Agência Brasil

TORPEDOS......


Montadoras retomam projetos para o NE

O decreto assinado pelo presidente Lula dias antes de concluir o seu mandato, determinando mudanças no regime automotivo para a região Nordeste, abriu uma janela para novos investimentos do setor na região. A modificação na lei favoreceu somente as empresas que já estavam instaladas em estados nordestinos, a exemplo da Ford/Troller, Baterias Moura e a TCA, fabricante de autopeças comprada pela Fiat há cerca de um ano.

A Fiat foi a primeira a anunciar uma nova fábrica em Suape. Irá produzir, a partir de 2014, um novo tipo de carro ainda em fase de projeto. A Ford também vai ampliar a sua fábrica na Bahia e promete produzir modelos inéditos em Camaçari, mas só a partir de 2015.

O grande mistério é um projeto que a Ford entregou ao governo Federal e exigiu sigilo. Uma fonte do governo cearense disse à coluna que a montadora americana tem interesse de ampliar sua participação no Ceará com a implantação de uma fábrica de caminhões. É aguardar um pouco mais porque eles são muito hábeis em esconder o jogo até o último minuto.

fonte:jornalopovo

"Esperamos tambem que o nosso cariri em especial Juazeiro do Norte não seja esquecida aos olhos do governo do Estado ja que nos ultimos anos so recebemos uma grande fabrica que no caso é a singer que nos ultimos anos tem reduzido seu quadro de fucionarios" o Cariri merece ser olhado com outros olhos.


Grupos afros fazem ato em Juazeiro


Vestidos de branco, seguidores de religiões afros participam de caminhada em defesa dos grupos no Cariri
Juazeiro do Norte. A cidade que tem a marca forte da religiosidade popular terá nas principais ruas do Centro da cidade, hoje, a 2ª Caminhada de Combate à Intolerância Religiosa, que acontece a partir das 16 horas, com concentração às 15 horas, na Praça da Prefeitura.

O evento é uma promoção de diversas entidades e grupos de religião afro da região. Somente em Juazeiro do Norte são mais de 40 terreiros. Este ano, segundo os organizadores, também participarão grupos do Crato. A expectativa é de que participem da caminhada mais de 2 mil pessoas. A pretensão é que a data, nacional, passe a fazer parte do calendário de eventos da cidade cearense.

O Grupo de Valorização Negra do Cariri (Grunec) é uma das instituições à frente da caminhada. Segundo o integrante da Organização Não Governamental, professor Edilson Botelho Pereira Luna, o evento tem a finalidade de reunir o maior número possível de integrantes das religiões negras. 

É uma oportunidade de mostrar o misticismo religioso existente no Cariri. Ano passado, homens, mulheres, jovens e crianças saíram às ruas vestidos com roupas dos rituais do Candomblé, chamando a atenção da população de Juazeiro. Os participantes são convidados a vestirem branco durante o cortejo. Mas as baianas estarão também vestidas de branco, com turbantes e com colares de conta no pescoço.

No trio elétrico, o som dos tambores e a voz do canto que veio da África irá ecoar pela liberdade de culto sem preconceito. "Levar essas pessoas às ruas é uma questão de justiça. Temos uma dívida com os africanos. Investir é reconhecer", diz o professor.

fonte:DN

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

COMEÇA INSTALAÇÃO DE TAXÍMETROS EM JUAZEIRO



O DEMUTRAN está trabalhando na instalação de taxímetros para referenciar o valor cobrado pelos carros de aluguel em Juazeiro do Norte. A utilização do equipamento vai ao encontro de uma antiga reivindicação da população, pois medirá de acordo com a distância e tempo gasto em determinado percurso.

Segundo o DEMUTRAN, 35 taxistas já fizeram aquisição do equipamento. A próxima etapa será a aferição através do INMETRO - Instituto Nacional de Metrologia Normalização e Qualidade Industrial.  Através de Decreto Lei,  as tarifas serão fixadas para táxis convencionais e inclusivos em 4 tipos: bandeirada R$ 3,24; bandeira 1, R$ 2,00; bandeira 2, R$ 2,43 e a hora parada R$ 16,20.

A bandeira 2 - será usada das 22h00 as 06h00 e a partir das 14h00 dos sábados, domingos, feriados e em viagens para zona rural e intermunicipais, bem como, nas corridas iniciadas no aeroporto. Em Juazeiro, há 250 taxistas devidamente cadastrados junto ao DEMUTRAN.

Foto de Elizângela Santos do Jornal Diário do Nordeste
Secretaria de Segurança Pública/DEMUTRAN

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

TORPEDOS......


Cinema

O teatrólogo e cineasta cratense, Franciolli Luciano, participou do Festival de Cinema "Curta Canoa" com o seu filme "Matando a Fome", cujo roteiro se baseou na miséria que assola certas partes do Nordeste, onde falta de produtividade leva as pessoas a praticar saques para matar a fome. Segundo o diretor, o sucesso alcançado por seu filme foi tão grande que chegou a ser convidado para filmar a história de Canoa Quebrada. O roteiro já está pronto e ainda este ano começam as filmagens.

Sucesso

Desde que no Cariri fincou raízes, a marca de perfumes e cosméticos Cheirodelle só tem experimentado sucesso. Capitaneada pela empresária Holandir Freitas, a marca reuniu todas as suas revendedoras do Cariri Sul e Centro Sul. No script, além de sorteios de diversos brindes, coquetel acompanhado de palestra motivacional ministrada pelo bam bam bam Raimundo Nonato. Na foto, Holandir com o marido, Valmir Freitas. Vejam alguns flashes do acontecimento:

Holandir Freitas com a boutiqueira Maria Meireles

Anfitriões posam com o coronel Cruz Landim

Coronel Cruz Landim com o palestrante Raimundo Nonato

Prestando contas
O técnico do Sebrae/Cariri, economista Boanerges Custódio (foto), alerta que chegou a hora do microempreendedor individual fazer a sua declaração anual de ajuste, cujo prazo expira dia 31. Os interessados devem procurar o Sebrae ou um contador optante do Simples Nacional para fazer seu relatório das receitas brutas e as notas fiscais de compras. Dúvidas, ligar para (88) 3512- 3322, (88) 9619.0257, (88) 3523.2025 ou (88) 9619.0244.Alto astral
A loja Pura Intimidade, de moda íntima, reinaugurou no Cariri Shopping. Reforma deixou a loja com um design moderno e atual. De acordo com a diretora, Jô Bezerra (foto), as vendas cresceram mais de 20% em relação a novembro.

Solução alternativa

Como alternativa para o assunto e sempre atento ao conforto dos clientes, o Cariri Shopping já está fechando convênio com um terreno vizinho ao empreendimento para o estacionamento dos carros dos visitantes. Ressalta ainda que o desconforto é temporário, mas o benefício será permanente, uma vez que todos terão um shopping duas vezes maior para a população da região, gerando ainda mais conforto e praticidade para os clientes do Cariri Shopping.

Destaque
O empresário Ênio Mesquita encerrou as atividades de 2010 calcado em números alvissareiros em suas lojas crajubaenses da Dell Anno e New. Por conta dessa performance legal, Mesquita providenciou em Fortaleza a vinda de vendedores, adquiriu novos veículos e iniciou a reforma da unidade em Crato.

Estacionamento
O superintendente do Cariri Shopping, Paulo Teixeira, informa a seus clientes e parceiros que parte do estacionamento daquele equipamento precisou ser fechado com tapumes. O objetivo da intervenção é para executar as obras de expansão do empreendimento, que foram iniciadas neste mês de janeiro. Esta ação irá gerar, momentaneamente, uma redução no número de vagas disponíveis para os visitantes.

fonte:DN

CALENDÁRIO HISTÓRICO DE JUAZEIRO


Graças à iniciativa do diretor do BSG-Bureau de Serviços Gráficos, Itiberê Sales Fontenele, está em circulação o Calendário Histórico de Juazeiro do Norte, em homenagem ao Centenário deste município. O calendário apresenta duas fotos históricas em cada página do mês, num total de 24 estampas, todas acompanhadas das respectivas legendas explicativas dos fatos registrados. Um trabalho de belíssimo visual gráfico que merece ser guardado como relíquia pelo seu valor histórico. O BSG deu realmente um grande presente ao Centenário de Juazeiro. A foto acima mostra a frente e o verso do calendário

fonte:juaonline

Memória do Futebol..

Esta magnífica foto aérea é a primeira feita do Romeirão logo após a sua inauguração. Foi clicada pelo fotógrafo Rosalvo de Sousa e faz parte do arquivo de Wilton Bezerra. Segundo declarações de Wilton à reportagem deste blog, a foto teve grande repercussão no Brasil pois ilustrou uma matéria que ele mandou para a conhecida revista Placar, da Editora Abril, revista de circulação nacional, e saiu também em outros órgãos da imprensa esportiva brasileira.
fonte:juaonline

CDL Juazeiro do Norte consolida parceria com a Faculdade Leão Sampaio


Profissionais do comércio da Região do Cariri e do Centro Sul do Estado que trabalham em empresas associadas à Câmara de Dirigentes Lojistas de Juazeiro do Norte têm agora a oportunidade de se aprimorar em sua área. É que a CDL de Juazeiro do Norte firmou parceria com a Faculdade Leão Sampaio com o objetivo de proporcionar descontos especiais nas mensalidades para o Curso de Gestão Comercial. Se 42 candidatos oriundos de empresas associadas à entidade forem aprovados no vestibular, o valor mensal passará de R$ 400,00 para R$ 279,00 (turno da Manhã) e R$ 308,00 (turno da Noite). Se o número de aprovados chegar a 84, além dos descontos acima, o grupo pagará apenas 50% do valor da matrícula e ainda concorrerá a uma bolsa integral. Além disso, a taxa de inscrição para o vestibular 2011 (R$ 50,00) será paga pela CDL de Juazeiro do Norte e, se o número de inscritos ultrapassar a 30, os candidatos terão uma aula gratuita sobre Redação.
As inscrições para o vestibular prosseguem até o dia 21/01, na sede da CDL em Juazeiro do Norte (Rua Padre Cícero, 576 – Centro), das 08 às 18 horas e no dia 22/01, até às 12 horas. São necessários os seguintes documentos: fotocópias legíveis do RG, do histórico escolar e do certificado de conclusão do ensino médio; e duas fotos 3x4 iguais. O Curso Gestão Comercial da Faculdade Leão Sampaio foi aprovado pelo MEC com nota máxima e tem duração de cinco semestres. Esta é mais uma conquista para os associados visando à valorização do comércio da Região Sul do Estado e dos seus profissionais. O vestibular 2011 da Faculdade Leão Sampaio acontece no próximo dia 23/01, das 13 às 17 horas, no Campus Crajubar. (Fátima Melo)

fonte:juaonline

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Inaugurado Museu Paroquial Monsenhor Murilo


Padre Paulo Lemos terminou sua gestão à frente da Basílica de Nossa Senhora das Dores inaugurando o Museu Paroquial Monsenhor Murilo de Sá Barreto. Funciona no prédio onde foi durante muito tempo a Casa Paroquial e possui três setores: um destinado à Basílica, outro ao Padre Cícero e outro ao Monsenhor Murilo, além de uma lojinha para venda de suvenires e artigos religiosos, conforme mostra a sequência de fotos abaixo.

fonte:juaonline

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

sera?????


um passarinho nos contou que as novas cores dos onibus da viametro que são cinza com verde ja faz parte do programa de integração futura com o metrô do cariri, sabemos que o metrô nao é de tanta serventia para nos caririenses, mais esperamos que com essa integração venha a melhorar o fluxo de passageiros e nos servindo de forma mais eficaz.

TORPEDOS....................


15 anos
A Mob Telecom completa 15 anos no mercado de tecnologia. Fundada pelo empresário Salim Bayde Filho (foto), agora administrada pelos seus filhos, a Mob ingressa no mercado de Data Centers com um super Data Center Container. A Mob Telecom é a primeira empresa no Brasil a utilizar este novo modelo de Data Center, sendo que há mais de 30 instalações já implantadas no mundo. No Ceará a Mob atende a mais de 40 cidades, inclusive, com filiais em Juazeiro e Iguatu.

Presente gastronômico
Juazeiro do Norte viu inaugurar na semana passada, no bairro Lagoa Seca, o Empório Marco Pólo. O grupo possui três casas em Fortaleza (Pasto & Pizzas) e uma em São Paulo (Casa Marco Pólo). Segundo Breno Fernandes (na foto com o sócio Valdemir Alencar), além da parte gastronômica, a direção preocupa-se sempre com a qualificação profissional e a gestão empresarial.

Natal solidário
O casal de empresários Tadeu Alencar e Luiziane realizou com sucesso, no último dia 25 de dezembro, o II Natal Solidário Cevema/Anjos Solidários. O estádio Romeirão, em Juazeiro do Norte, recebeu 13 mil pessoas em busca de usufruir do clima natalino, onde foram sorteados vários aparelhos de televisão, fogões, bicicletas, geladeiras, uma motocicleta e um Fiat Uno zero quilômetro. Também foram distribuídos mil cestas básicas, 150 kits maternidade, cinco mil brinquedos e cinco mil lanches. Os cantores Nando Cordel e Fábio Carneirinho se encarregaram da parte musical.

Refazendo
A Caixa Econômica Federal, agência Crato, mudou de gerência. Saiu Luis Cáurio e chegou Mairton Garcia Neves. Em contato com este colunista, o novo gerente revelou que consolidou o Modelo de Atendimento Caixa que vinha sendo tocado pela gerência anterior. Trata-se de um conjunto de dimensões que orienta a forma como a CEF atende seus clientes, tais como agilidade no atendimento, redução das filas, redução das reclamações, melhoria no índice de satisfação dos clientes, qualificação do atendimento, padronização da arquitetura organizacional, diretrizes para ambientação, melhoria na concepção de negócios e adaptação às especialidades regionais.

Valeu!

Para aqueles cratenses que costumam não ouvir as rádios juazeirenses (a maioria), saibam que o governador Cid Gomes no último dia 13 de dezembro, ocasião da visita do então presidente Lula ao Cariri, em entrevista à Rádio FM Padre Cícero, afirmou que o deputado estadual Sineval Roque será o responsável pela intermediação da restauração da estrada Crato/Distrito de Santa Fé, apesar da competência por tal ser do poder municipal local. "Essa estrada existe há pelo menos uns 20 anos. Hoje, encontra-se em péssimas condições. Eu já conversei pessoalmente com o governador e ele disse que em 2011 deve assinar a rubrica que autoriza o início das obras", afirmou o deputado.

Garantia Safra
A coordenação do Programa Garantia Safra informa aos agricultores cadastrados que a entrega do boleto 2010/2011 foi prorrogada até o dia 21 de janeiro. O programa Garantia Safra beneficia agricultores que perdem 50% da safra, com o valor de R$ 640,00, em quatro parcelas de R$ 160,00. O recebimento acontece através da Caixa Econômica Federal. Para tanto, os agricultores, portando o CPF, devem procurar a coordenação do Garantia Safra na sede da Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Cidadania, à rua Monsenhor Esmeraldo, S/N, bairro Franciscanos, no horário comercial. O Programa Garantia Safra se constitui na menina dos olhos do Governo Municipal de Juazeiro do Norte.

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

'Férias no Ceará 2011' terá shows gratuitos de 6 atrações



O Governo do Estado chega à 4ª edição do projeto "Férias no Ceará” com a confirmação de shows gratuitos de Kid Abelha, Jota Quest, Os Paralamas do Sucesso, Skank, Jorge Vercilo e Vanessa da Mata.

As apresentações, em Fortaleza, ocorrerão no anfiteatro do Parque do Cocó.

O cantor Raimundo Fagner não fará mais parte da programação do evento, como foi divulgado anteriormente.

> Qual desses shows você irá? Comente

As bandas farão shows também em Camocim, Canoa Quebrada, Caucaia, Crateús, Iguatu, Jericoacora, Quixeramobim, Sobral etc.

Fortaleza: confira as datas e atrações

Kid Abelha / Soul Pop (08/01)

Vanessa da Mata / Julia Dantas (15/01)

Paralamas do Sucesso / Eletro Cactus (22/01)

Orquestra de São Paulo (23/01)

Skank / O Verbo (05/02)

Interior: saiba as datas e cidades

Kid Abelha
Limoeiro do Norte 06/01
Iguatu 07/01
Camocim 09/01

Vanessa da Mata
Beberibe 13/01
Crato 14/01
Itapipoca 16/01

Jota Quest
Tauá 26/01
Tianguá 27/01
Sobral 28/01
Maracanaú 30/01

Nando Reis
Canoa Quebrada 20/01
Quixadá 21/01

Jorge Vercillo
Jericoacoara 15/01

Paralamas
Canidé 21/01
Brejo Santo 23/01

Biquini Cavadão
Juazeiro do Norte 03/02
Crateús 04/02

Skank
Caucaia 04/02
Quixeramobim 06/02

Cariri Shopping já inicia expansão



Empreendimento em Juazeiro pretende se tornar o maior shopping center das cidades do interior do Nordeste

O bom desempenho do varejo em 2010 tem resultado em investimentos no interior do Estado. Em Juazeiro do Norte, já estão prestes a começar as obras de expansão do Cariri Shopping. Com investimento de R$50 milhões, o empreendimento pretende se tornar o maior shopping do interior do Nordeste, passando de 74 para 193 lojas, com 5 âncoras, 11 megalojas, 1 hipermercado, Parque Infantil e 4 salas de cinema.

Já a área total construída será duplicada, chegando a mais de 42 mil metros quadrados, com ABL de 24.236 m².

A expectativa é que as obras de expansão gerem 1300 postos de trabalho direto e indireto na fase execução das obras.

Com a conclusão da ampliação à estimativa é que sejam gerados 900 postos de trabalho com carteira assinada e mais de 2 mil empregos indiretos.

"Desde o lançamento até agora, o projeto de expansão do Cariri Shopping passou por várias etapas. Na última delas, Focamos na comercialização das lojas. Nesta segunda-feira dia 03 daremos inicio, efetivamente, as obras", detalha Paulo Teixeira, superintendente do shopping.

"Muitas cidades de menor porte no Brasil subiram de patamar de consumo nos últimos anos, mas ainda não foram atendidas por um varejo compatível com a nova demanda.

Por isso, todos os nossos projetos atuais são em cidades do interior ou em capitais com perfil de cidade média, ou seja, os mercados emergentes", destaca Adriana Gribel, diretora da Tenco Realy, empresa que administra o empreendimento.

Com o Natal

O Cariri Shopping está fechando os números das vendas de Natal de 2010. Mas mesmo com os dados preliminares a administração já sabe que o volume de vendas foi recorde para o período. "Foi o melhor Natal da história do Cariri Shopping.

Temos muito a comemorar, principalmente agora que começaremos nossa obra de expansão, já que hoje é uma necessidade real que vem resolver definitivamente uma evidente demanda reprimida", analisa Paulo Teixeira, superintendente do centro de compras. __________________

Dez cancelas do Metrô do Cariri serão automatizadas




A Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos – Metrofor vai automatizar dez cancelas em passagens de nível do Metrô do Cariri. O serviço vai permitir que a cancela seja acionada diretamente pelo maquinista. A licitação para a realização do trabalho foi concluída. O serviço deve ser realizado em um prazo de 90 dias a partir da assinatura da ordem de serviço. A medida vai garantir mais segurança aos passageiros e evitar colisões entre veículos e os trens.


Seis passagens de nível localizadas em Juazeiro do Norte e por onde passa um grande fluxo de veículos vão ganhar antes do serviço de automatização cancelas instaladas pela própria Companhia. São elas: José Marrocos, São Pedro, São Paulo, Pio IX, São Bento e São Benedito.


Nas passagens de nível da rua Monsenhor Esmeraldo, próxima à Estação de Juazeiro; da rua Santa Luzia, próxima à Estação de Fátima; e da rua Chiquinha Macedo, no Crato; já existem cancelas. Será realizado o serviço de automatização pela empresa contratada. A nova passagem de nível ainda está sendo definida.


O Metrô do Cariri é operado com veículos leves sobre trilhos e interliga as cidades de Crato e Juazeiro do Norte ao longo de 13,6 quilômetros. O serviço opera hoje com oito estações, sendo 5 em Juazeiro e 3 no Crato São José, Muriti e Padre Cícero) e estão sendo transportadas em média 1.200 pessoas. Em 2011, será construída a Estação Escola, em Juazeiro do Norte, que ficará próxima da região de Antonio Vieira – São José.


O Metrô do Cariri opera de segunda a sexta-feira, de 6 horas às 19 horas, fazendo um total de 42 viagens/dia. No sábado, ele funciona de 6 horas às 14 horas, com 30 viagens. O percurso Juazeiro do Norte a Crato leva cerca de 40 minutos.

fonte:VJ

Ficou para de 2.011 para frente


Infraero incorpora aeroporto regional do Cariri ainda este ano
O Aeroporto Regional do Cariri Orlando Bezerra de Menezes será incorporado ainda este ano pela INFRAERO (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária). A informação foi confirmada pelo Vice-prefeito de Juazeiro, Dr. José Roberto Barreto Celestino. Ontem à tarde ele participou de importante reunião, quando representou o município, em audiência com o Ministro da Defesa, Nelson Jobim. A audiência foi intermediada pelo deputado federal José Nobre Guimarães. Também participaram o deputado federal e senador eleito, José Pimentel e o Procurador Geral do Ceará, José Leite Juca Filho, que representou o Governador Cid Gomes.
Segundo o vice-prefeito, com essa ação que pede urgência para se concretizar até o dia 31 deste mês, a INFRAERO iniciará as obras de instalação dos MOP's - Módulos Operacionais de Embarque e Desembarque -. “Para isso ocorrer o Governador Cid Gomes e o Ministro da Defesa irão assinar até o final deste mês um ato, através do qual o Estado abre mão de continuar gerenciando o Aeroporto, passando então para o Comando da Aeronáutica, que por sua vez fará a outorga para INFRAERO”, explicou Dr. José Roberto.
Outra boa notícia é que isso acontecendo dentro deste prazo limite será possível ainda este ano, fazer empenho da Emenda da Bancada Federal do Ceará da ordem de R$ 26,5 milhões para melhorias e ampliação do Aeroporto (pista e terminal de passageiros).

José Roberto Celestino tão logo a reunião foi concluída compartilhou a informação com o Prefeito Dr. Santana, que se encontra no Rio de Janeiro. O vice-prefeito lembra ainda, que a boa receptividade do Ministro Jobim ocorreu coincidentemente com a vinda do Presidente Lula ao Cariri, quando o Prefeito Dr. Santana entregou um documento pedindo a outorga do Aeroporto para INFRAERO. O vice-prefeito também reconhece a mobilização dos segmentos de classe juazeirenses como primordial nesta conquista.

O Ministro Nelson Jobim entregou ao Dr. José Roberto um relatório da Secretaria de Aviação Civil com números significativos que mostram a importância do Aeroporto Orlando Bezerra não apenas no contexto regional, mas também interestadual já que atende aos municípios nas dividas com os estados do Pernambuco, Piauí e Paraíba.

Fonte: Secretaria de Infraestrutura

Novo Romeirao



 
Orçamento da União de 2011 prevê R$ 25 milhões para a reforma e ampliação do Estádio Mauro Sampaio

Câmara e Senado Federal votam hoje o Orçamento Geral da União para o ano de 2011. Entre outras prioridades, encontra-se em questão o futuro do Estádio Mauro Sampaio, o Romeirão. Dos R$ 1,5 bilhões que estão previstos para o Ceará, R$ 25 milhões serão destinados para a reforma e ampliação do Estádio, localizado no município de Juazeiro do Norte.

De acordo com o secretário de Esporte daquele município, Aurélio Matias, no início deste mês, ele e o prefeito Manoel Santana estiveram reunidos com a bancada cearense, em Brasília, para apresentar a solicitação de R$ 30 milhões para a reforma do Estádio. "Caso seja aprovada, essa verba será de grande valia para a gente", ponderou o secretário, que ainda aposta em uma parceria com o Governo do Estado para a viabilização do restante da verba. "O governador Cid Gomes se comprometeu publicamente quando afirmou que, caso a Infraero assuma o aeroporto regional, ele iria fazer um novo Romeirão. Então, nós contamos com as duas coisas: a emenda da bancada e o apoio do Governador", disse Matias.

Segundo o secretário, a Prefeitura de Juazeiro fará um novo estudo técnico, em janeiro de 2011, para definir qual a melhor alternativa: reformar e ampliar o Romeirão ou construir um novo estádio. "Se o estudo provar que um novo Estádio sairá mais barato e se o Governo do Estado se comprometer em construí-lo, é claro que nós acataremos. Já temos inclusive o terreno para a construção", explicou Matias.

A respeito de prazos, o secretário ressaltou a promessa do Governador de que até 2014 a Região caririense contaria com um estádio moderno.

Verba municipal

A Prefeitura de Juazeiro do Norte investiu, em 2010, no Romeirão, o equivalente a R$ 565 mil em obras de adequação para as disputas da Série B - devido a participação do Icasa na Segundona Nacional.

De acordo com Matias, ainda está previsto para o início de 2011 o gasto de mais R$ 195 mil na ampliação das cabines de imprensa e autoridades.

ÍKARA FERREIRA
REPÓRTER

Fonte: DN

a cidade mais rica do interior do ceara Juazeiro do Norte


O PIB de Juazeiro do Norte subiu 157%, entre 2004 e 2008. Saltou de R$ 770 milhões para R$ 1,986 bilhão. Foi o segundo maior crescimento entre os municípios do Estado no período, o que lhe propiciou duas colocações acima no ranking cearense, ultrapassando Caucaia (R$ 1,952 bilhão) e Sobral (R$ 1,702 bilhão). Em 2º lugar, atrás apenas de Fortaleza, continuou Maracanaú, com R$ 3,121 bilhões de bens produzidos. Para a economista do Ipece, Eloísa Bezerra, a importância do triângulo Crajubar (Crato-Juazeiro-Barbalha) no Cariri para as demais cidades próximas tem ajudado no fortalecimento do PIB daquela região.




 "É a Região Metropolitana do Cariri que vai se consolidando. Grandes lojas estão chegando por lá, shopping e outros investimentos. O setor de serviços e, sobretudo, o comércio também pujantes. É um polo que influencia e transborda, inclusive, para outros municípios de estados vizinhos", comentou a especialista. 
 
fonte:DN

Primeiros passos estao sendo dados.....

 

o site do mais novo shopping de Juazeiro doNorte ja esta no ar, la se encontra todos os dados do empreendimento denominado Juazeiro Shopping center que sera composto por 109 lojas mais de 500 vagas de estacionamento,duas torres que abrigaram um hotel e um predio comercial e a cidade metropole que marca seu nome no mundo dos malls.... shoppingjuazeiro.net