DEMANDA NO CARIRI
07.10.2012
- Até agosto, aeroporto regional já teve quase 100 mil passageiros a mais que em igual período de 2011
O aeroporto Orlando Bezerra de Menezes, em Juazeiro do Norte, município localizado a 530 Km de Fortaleza, recebeu praticamente 100 mil passageiros a mais em 2012.
Entre janeiro e agosto deste ano, 308.217 pessoas passaram por aquele terminal contra somente 209.018 de similar período do ano passado. Uma diferença de 99.199 passageiros para mais, o que representa incremento de 47% no fluxo total.
Nenhum terminal regional do NE teve desempenho tão bom quanto o de Juazeiro
FOTO: ELIZÂNGELA SANTOS
O número é tão significativo que colocou o Orlando Bezerra de Menezes em primeiro lugar no ranking de terminais regionais nordestinos em termos de movimentação. Os aeroportos de Petrolina (PE), Parnaíba (PI) e Campina Grande (PB) ficaram, respectivamente, com avanços de 29%, 23% e 14%. As informações são da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero).
Mais operações
O terminal juazeirense também foi o único dentre os quatro equipamentos regionais citados pela Infraero a constatar crescimento na quantidade de operações.
Passou de 4.335 aeronaves entre janeiro e agosto do ano passado para um total de 5.483 em igual intervalo de 2012. Elevação de 26% ou 1.148 aviões.
Em todos os demais aeroportos regionais administrados pela Infraero, que foram comparados no levantamento da região Nordeste (Petrolina, Parnaíba e Campina Grande), foi registrado recuo na quantidade de aeronaves, mesmo com o aumento na quantidade de passageiros. Contudo, no de Juazeiro do Norte, o avanço se deu tanto no número de aeronaves, voos, como no de passageiros.
Economia impulsiona
O superintendente do aeroporto Orlando Bezerra de Menezes, Roberto Germano, acredita que o impulso econômico da região caririense é a maior explicação para esse salto.
"O Cariri é uma região muito próspera. Está crescendo assustadoramente. Há muitas empresas vindo para cá, com isso, também, profissionais. Além disso, existem as universidades que atraem muita gente", conta, desmistificando a ideia de que apenas o turismo religioso tem movimentado o terminal.
"As pessoas, por muito tempo, tinham essa percepção de que apenas romeiros passavam pelo aeroporto. Mas não é verdade. O público é bem variado e crescente", destaca.
Outra vantagem do aeroporto de Juazeiro do Norte, conforme a própria Infraero, é a proximidade com a maior parte dos grande centros urbanos do Nordeste. O terminal atende, principalmente, às demandas das regiões Centro Sul do Estado do Ceará; Noroeste de Pernambuco; sertão da Paraíba e Sudoeste do Piauí. (ISJ)
Ampliação: edital ainda neste mês
O avanço rápido na quantidade passageiros no Brasil é motivo para rever conceitos e recuperar o tempo perdido de décadas sem investimentos no setor. No caso do aeroporto de Juazeiro do Norte foi projetada uma ampliação com o objetivo de dar conta desse aumento no volume de passageiros. No entendimento da Infraero, a fórmula mais eficaz de se resolver essa equação, especificamente no terminal Orlando Bezerra de Menezes, é a instalação de dois Módulos Operacionais Provisórios (MOP).
Nova concorrência será realizada em três etapas para evitar atrasos por conta de provável desistência da empresa vencedora da obra
FOTO: ELIZANGELA SANTOS
O superintendente do aeroporto de Juazeiro, Roberto Germano, antecipa que até a metade deste mês será aberta a nova concorrência para dar prosseguimento as obras, outrora paradas na primeira tentativa de instalação dos MOPs.
Histórico
Uma primeira licitação, para tal, até chegou a ser feita, e as obras iniciadas. Contudo, a empresa vencedora (Eurobravi) desistiu quando havia apenas 20% do projeto concluído.
A situação retardou os planos da Infraero, em Juazeiro do Norte, que tenta dar maior celeridade às obras nos aeroportos em todo o País, por conta do fluxo crescente e do perfil cada vez mais exigente do usuário.
"Será um MOP exclusivo para embarques e outro só para desembarques, em uma área total 1.050 metros quadrados. Essa expansão vai trazer mais conforto para o passageiro, além da condição de operar duas aeronaves ao mesmo tempo. Teremos duas esteiras de bagagem. Hoje, a gente atende, mas com sufoco", revela Roberto Germano, ressaltando a melhora significativa que ocorrerá no atendimento após a conclusão das obras.
"O valor global da licitação será de R$ 2,8 milhões. Mas, dessa vez, diferentemente da primeira experiência em que a obra inteira foi licitada de uma só vez, a concorrência terá três etapas. A primeira fase custará em torno de R$ 500 mil", diz.
Ele acrescenta que será possível atender até 187 passageiros de uma só vez, quando o projeto inteiro estiver concluído. "Antes mesmo do término da primeira fase, que são as paredes e a parte do telhado, já estaremos preparando os editais das demais etapas, que serão hidráulica e piso; e a última sendo elétrica e telemática", informa. (ISJ)
Aviões
5,4 mil aeronaves fizeram operações no aeroporto de Juazeiro neste ano
http://diariodonordeste.globo.com/ma...codigo=1189695
Nenhum comentário:
Postar um comentário