O processo de negociação para a reforma e ampliação do aeroporto de Juazeiro do Norte está em fase final. Em reunião com lideranças cearenses, em Brasília, o presidente da Infraero, Murilo Marques Barbosa, manifestou o interesse do órgão em assumir a gestão do aeroporto, desde que seja encerrado o convênio, assinado em 2002, entre a União e o Governo do Estado do Ceará. Com essa definição, as obras devem começar ainda neste ano.
De acordo com o deputado José Guimarães (PT-CE), coordenador da bancada cearense no Congresso, as áreas técnica e jurídica do Estado e da Infraero “estão trabalhando no destrato” do acordo existente. “Cumprida essa etapa, a Infraero começa os investimentos no aeroporto. Esperamos que isso ocorra até o final do ano”, afirmou.
O parlamentar ressaltou ainda que as obras emergenciais – instalação do Módulo Operacional Provisório (MOP) - já têm licitação realizada e só não iniciaram devido ao veto do Ministério Público. As principais ações previstas para o aeroporto são construção de novo terminal de passageiros, construção de terminal de cargas e ampliação da pista de pouso e decolagem.
Participaram da reunião os deputados federais José Pimentel, José Guimarães e José Arnon, o vice-prefeito de Juazeiro do Norte, José Roberto Celestino, e o procurador-geral do Estado, José Leite Jucá Filho. A Infraero informou que já licitou a área que será utilizada para instalação provisória do aeroporto no período de reforma e ampliação. Os R$ 26 milhões previstos no Orçamento Geral da União devem ser empenhados ainda neste ano.
O senador eleito José Pimentel disse que “o povo do Cariri está prestes a realizar o sonho de ter um aeroporto novo, moderno e compatível com o desenvolvimento da região".
fonte:vejajuazeiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário