sábado, 3 de setembro de 2011

Módulos Operacionais do Aeroporto do Cariri



A ampliação do aeroporto do Cariri é sempre o assunto do momento, e agora que a Infraero está construindo os módulos operacionais como uma solução provisória, Cidade Juá esclarece algumas questões técnicas e estruturais desses equipamentos:

Os módulos operacionais são uma solução provisória para os gargalos dos aeroportos brasileiros.  Tal solução foi eleita com a finalidade de trazer maior conforto aos passageiros, durante as obras de reformas dos aeroportos, já que essas não inviabilizarão a operação dos terminais. Os MOPS possibilitarão a transferência de serviços, oferecendo banheiros, salas de embarque e salas de check-in.

Exemplo da estrutura dos módulos, provavelmente será a base para o aeroporto do Cariri

 

Características técnicas dos MOPS

São construções temporárias, com durabilidade entre 10 e 15 anos. Construídos em aço, os módulos terão piso elevado e devem proporcionar a flexibilidade de uso das áreas. Por serem construídos a partir de materiais e técnicas, terão o custo da instalação racionalizado e a manutenção facilitada. Os MOPS devem viabilizar eficiência de conforto térmico e acústico, priorizando economia energética para os sistemas de iluminação e apresentando níveis de ruído interno não superior a 65 dB. Para a construção, deve-se utilizar elementos de vedação e cobertura termoisolantes, e optar por esquadrias e elementos resistentes a vibrações. Os módulos devem também ser integrados aos sistemas existentes, promovendo conforto, bem estar, segurança e acessibilidade aos passageiros.

 MOP do aeroporto de Florianópolis


As vantagens em se optar pelos módulos operacionais resumem-se em duas palavras: tempo e custo, sendo o primeiro o fator predominante da escolha. A economia de tempo proporcionada pelos MOPS se dá devido ao uso de estruturas metálicas em sua concepção. “O aço terá papel fundamental na construção dos módulos. Nossos projetistas tem a instrução de utilizar o máximo possível de elementos pré-fabricados devido à rapidez”, comentou o Diretor de Engenharia e Meio Ambiente da Infraero, Jaime Henrique Caldas Parreira, em um congresso sobre a infraestrutura de transportes para a Copa 2014, realizado no mês de agosto, em São Paulo. O cronograma executivo para o Módulo Operacional prevê a conclusão dos serviços em aproximadamente 150 dias.

Quanto ao custo, calcula-se que o preço médio do metro quadrado do módulo operacional seja 2.500 reais, enquanto o valor para a construção da infraestrutura definitiva gire em torno de 8 mil reais por metro quadrado.“Essa é uma solução de engenharia de baixo custo, adotada em vários aeroportos do mundo, que irá dar fôlego para fazermos as reformulações e modificações necessárias”, ressaltou o diretor da Infraero, na mesma ocasião.
 Fonte: www.metalica.com.br

Nota: De acordo com o texto, os MOPs são soluções enquanto se realiza a ampliação do aeroporto. No nosso caso, não existe projeto de ampliação do aeroporto caririense. Espero que os políticos não façam desta instalação dos MOPs uma vitória definitiva, pois não será.
 
Cidadejuá

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