terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Juazeiro comemora o rei Luiz Gonzaga

LANÇAMENTO DO CENTENÁRIO


Clique para Ampliar
Reginaldo silva , tem-se dedicado a difundir a obra do Rei do Baião, que hoje completaria 99 anos
FOTO: ELIZÂNGELA SANTOS
Atividades são preparatórias para as comemorações do centenário do Rei do Baião, Luiz Gonzaga
Juazeiro do Norte. O centenário do Rei do Baião acontece em 2012. Mas hoje, este Município comemora os 99 anos de nascimento de Luiz Gonzaga. Sanfoneiros do Cariri se reúnem no Núcleo de Arte e Cultura Marcos Jucier, no Pirajá, para render homenagens a um dos maiores símbolos do Nordeste. São 70 anos de música. Também será realizada palestra e apresentações de vídeos sobre a trajetória do cantor.

O evento será iniciado às19 horas. A partir de março do próximo ano, acontece uma exposição itinerante por 27 capitais do Brasil, com objetos que pertenceram ao Rei e fotos inéditas, na homenagem aos seus cem anos.

O dia 13 de dezembro, data de nascimento do cantor, passa a ser sagrado para grande parte dos sanfoneiros que tem inspiração na originalidade do Rei com a música para poder tocar. Na roda de sanfoneiros, que será realizada hoje, muitos confirmaram o nome, segundo a coordenação do evento, mas vale a espontaneidade dos admiradores de Luiz Gonzaga.

A difusão do trabalho de Gonzagão passou a ser uma tarefa de vida para o produtor cultural Reginaldo Silva. A mobilização para festejar o nascimento de Luiz Gonzaga tem a sua coordenação. A exposição itinerante, que já viajou por várias capitais brasileiras, começou em Juazeiro. Na região, onde Luiz Gonzaga sempre marcava presença e tinha um carinho especial, são replicadas as homenagens. Uma delas aconteceu na Câmara Municipal do Crato, com uma sessão dedicada ao cantor em data recente.

"Bico de aço"

Reginaldo Silva relembra a trajetória de Luiz Gonzaga, iniciada no Exército, em Fortaleza, onde o rei era conhecido como "bico de aço". Ele era o corneteiro oficial do Exército, onde passou nove anos e saiu como cabo. E a praça do 23º Batalhão de Caçadores, a General Sampaio, poderá ter o nome do Rei do Baião, e também um busto em sua homenagem, do soldado que mais se destacou no século. Foi dada entrada na Câmara de Vereadores da Capital um projeto de lei, com essa finalidade.

MAIS INFORMAÇÕES

Núcleo de Artes e Cultura Marcos Jucier

Ailton Gomes, S/N - Bairro Pirajá

Telefone (88) 9688.5453


ELIZÂNGELA SANTOSREPÓRTER

Nenhum comentário:

Postar um comentário