segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Interior e Exterior na mira de Alexandre Pereira


Atração de empreendimentos imobiliários, fortalecimento das MPEs e atração de negócios internacionais serão as metas de Alexandre Pereira, novo presidente do Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico (Cede)


Alexandre Pereira assume o Cede - conselho com status de secretaria de governo

Prestes a ser nomeado secretário de Desenvolvimento Econômico de Fortaleza, o empresário, administrador e político, Alexandre Silva (PPS-CE), 47, foi convidado pelo governador Cid Gomes para assumir o Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico (Cede). Sob a orientação do próprio líder do executivo estadual, o principal foco de sua gestão será desenvolver o Interior, com atração de empresas, principalmente, internacionais. 

“A nossa missão é a redução da concentração de renda, por meio de atração de investimentos públicos e privados”, afirmou. Declarou que, por vezes, há uma má interpretação sobre os incentivos fiscais à grandes empresas. “Quando tiver isso (concessão de incentivo fiscal), enxergue geração de emprego, renda e redução de pobreza.”

Ontem, no seu primeiro dia de trabalho, além da posse interna simbólica, o novo secretário (como prefere ser chamado, ao invés de presidente), levou anotadas propostas e convocou reuniões. No final da tarde, concedeu entrevista exclusiva ao O POVO. Confira os principais assuntos comentados pelo substituto de Ivan Bezerra, que ficou quatro anos à frente do Cede.

Renda concentrada
“No Ceará, 75% do PIB está na Região Metropolitana de Fortaleza e na Região Metropolitana do Cariri. Então, primeira coisa, temos que melhorar esse equilíbrio. Já pedi para agendar uma reunião até o final do mês com todos os secretário municipais de desenvolvimento. Virão a um seminário para eu ouvir as demandas. Muitas vezes, um secretário desses tem um contato estratégico. Na terça-feira, já vou receber o prefeito de limoeiro; na quarta, o prefeito de Itaitinga. Esse pessoal todo está entrando cheio de gás. Na missão do Cede, você vai ver que não é pra trazer investimento, é para diminuir a concentração de riqueza.”

Empreendimentos imobiliários 
“A gente pretende fazer um Convention & Bureau Imobiliário. Uma entidade com a participação da nossa secretaria, Secretaria do Turismo, Sinduscon (Sindicado da Indústria da Construção Civil), corretores de imóveis, com gerenciamento e verba para captar investidores internacionais pode trazer grandes empreendimentos imobiliários. Essa será a função do Convention & Bureau Imobiliário. Isso é bom para as imobiliárias, é bom para a construtora. Por que eu vou trazer só indústria? O Castelão está lá, é um senhor produto, mas o hotel que está previsto para lá não foi ainda fechado.”

Mercado asiático
“O governador pediu para focar no mercado internacional. Enxergo o mercado asiático como a grande possibilidade. Já hoje fizemos contatos com um pessoal da China que está chegando no Brasil. Estamos tentando incluir na agenda deles passar pelo Ceará. A China, até o final de 2015, vai investir US$ 150 bilhões fora dela. Está dentro do planejamento estratégico do governo Chinês. Vamos correr atrás.”

Médias e pequenas
“Um dos nossos pilares será fortalecer os empreendimentos de médio e pequeno porte, principalmente, na área de comércio e serviço. A secretaria não pode fazer capacitação, mas pode fazer parceria com entidades como Sebrae, Senac, Fecomércio. Com elas, criamos incentivos para compra e renovação de equipamentos, compra de software, por exemplo.”

Paradigma ambiental
“Acho extremamente importante um ambiente empresarial ambientalmente sustentável. Tive contato com um especialista em meio ambiente e a gente está querendo implantar um setor com pensamento sustentável para mostrar que o desenvolvimento econômico não é inimigo do meio ambiente. Temos que pensar isso conjuntamente. A própria vocação pra eólica do Ceará. Isso já está acontecendo e eu vou seguir.”


Parceria Público
Privada 
“Isso está absolutamente na pauta. Estou agendando uma reunião com as câmaras setoriais para falar sobre as parcerias público privadas.”

Incentivos fiscais
“Ainda não me reuni com o Cedin (Conselho Estadual de Desenvolvimento Industrial do Ceará, mas já li sobre a legislação. O Ceará é competitivo e o governador Cid Gomes não gosta de perder, não.”

O quê

ENTENDA A NOTÍCIA

Alexandre Pereira assume o Cede, conselho com status de secretaria. Está subordinada ao Cede a Agência de Desenvolvimento do Ceará (Adece) e a Companhia de Desenvolvimento do Ceará (Cocede), esta em extinção.

Perfil

Alexandre Pereira Silva
Casado e pai de dois filhos, Alexandre Pereira da Silva nasceu em Fortaleza, em 18 de julho de 1965. “Canceriano”, ressalta. É formado em administração de empresas pela Universidade Estadual do Ceará (Uece). Tem cursos de pós-graduação em gestão pública e privada na Fundação Dom Cabral, na UFC e na escola de negócios francesa INSEAD. É presidente da Associação Brasileira da Indústria da Panificação e Confeitaria (Abip) e empresário do mesmo setor.

Bastidores

Saída. Ivan Bezerra, então presidente do Cede, havia pedido ao governador Cid Gomes para deixar o cargo em julho de 2012.

Política. Alexandre foi vice de Heitor Férrer nas eleições de Fortaleza 2012. No segundo turno, apoiou Roberto Cláudio. É presidente estadual do PPS.

Multimídia
Vídeo com presidente do Cede www.opovo.com.br

http://www.opovo.com.br/app/opovo/ec...-pereira.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário