segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Plano rodoviário para RMC



 A RMC -Região Metropolitana do Cariri foi algo criado aparentemente para não se ter muita utilidade prática. A infraestrutura em conjunto não evoluiu, mantém-se o tradicional e superado formato rodoviário em Triângulo dando destaque para JN, Crato e Barbalha, sendo os outros munícipios integrantes esquecidos e distantes do pujante progresso das maiores cidades. Missão Velha, por exemplo, vive uma situação inusitada, a de possuir importantes projetos estruturantes, sem obras complementares, que permita maior elo com o principal eixo metropolitano.

Vivemos um atraso, ao termos o leste do Municipio de JN, extendido com o leste metropolitando sem vias pavimentadas, enquanto se deveria haver um acesso em pista dupla, como a foto ilustrativa acima. 



Outra ausência considerável é a de investimentos federais no setor, sendo assim JN e RMC amargam a falta de rodovias federais, apesar de existir projetos antigos, como a Rodovia BR 112, que deveria ligar a Cidade de Várzea Alegre a Caririaçu e daí com trajeto coincidente com a CE-060 até JN.

Por se falar em rodovia CE 060, mais importante rodovia estadual do Ceará, ligando Fortaleza ao Pernambuco via Jardim, possuindo 03 trechos de rodovia duplicadas: saída de Fortaleza até Pacatuba, Acarape-Redenção e JN-Barbalha, seu único trecho sem pavimentação asfáltica encontra-se entre Granjeiro e o entrocamento com a CE 385 com extensão aproximada de 24 quilômetros.


A CE 385, por sua vez possui outro entroncamento com uma rodovia sem pavimentação, trata-se da CE 288, que nos liga a cidade de Aurora, e daí ao Estado da Paraíba. Numa extensão ainda menor, e com implicações economicas maiores, de aproximadamente 20 quilômetros.(vide foto imediatamente acima)

Não adianta apenas realizar estas obras se não for dado uma condição mínima de tráfego na RMC, que vê seus tráfegos urbanos e rodoviários competirem nas mesmas vias. Há a necessidade para ontem de termos um Anel Viário com dimensões ampliadas, além do projeto de JN, permitindo o rápido deslocamento tanto de Norte a Sul, como de Leste a oeste, sem utilizar vias antes rodoviárias, agora urbanas, repletas de semafóros, como as avenidas Leão Sampaio e Padre Cícero.


A Rodovia Padre Cicero foi uma via mal elaborada, têm um ponto crítico que já coleciona acidentes envolvendo sobretudo veículos pesados, o projeto deveria comtemplar uma maior largura, trajeto menos sinuoso e terceira via para veículos lentos, minimizando riscos. (vide foto de acidente registrado em 2011)



O primeiro ato do DER no Ceará deveria ser a criação de um distrito operacional excluviso para a RMC, a elaboração de um estudo diagnóstico sobre a malha rodoviaria da RMC, pontencialidades, e rodovias de maior necessidade visando um calendário de realizações de acordo com as prioridades.

Sugestões Juanews:

1- BR-112 ( de Norte a Sul) Varzea Alegre-JN até a CE-292;
2- BR-499 ( de ligação) da CE-292 até BR-116 no Pernambuco (passando por Barbalha, Jardim, Cedro-PE);
3- CE-288: ligando a CE 385 a Aurora;
4- CE-060: ligando a CE-385 a Granjeiro;
5- CE-292: ligando JN a localidade de Quimami em Missão Velha ( passando pelo distrito de São Gonçalo);
6- Rodovia Aeroporto-CE-293 ( ligando a cidade de JN ao municipio vizinho de Missão Velha);
7- Alça oeste do Anel Viário: inicio na CE-060 nas proximidades da entrada do Horto seguindo pela Avenida Lindalva Rodrigues, Av. José de Melo, cruzando Rio Salgado, Via Ferrea, CE-292, CE-293 até CE-060 em direção ao Jardim); e
8- Alça leste do Anel Viário: inicio na CE-060 nas proximidades da entrada do Horto seguindo em direção ao Aeroporto, aproveitando a trajeto da Av. Manoel Coelho de Alencar ao sul até a CE-293.

Texto reeditado inspirado em postagens recentes do Cidadejuá

Fonte:Juanews

Nenhum comentário:

Postar um comentário