Com a conclusão das obras, o deslocamento de Fortaleza para Juazeiro ficará mais rápido e confortável.
Trecho da Rodovia Padre Cícero: Banabuiú-Solonópole
O governo do estado prossegue com as obras de infraestrutura nos trechos que compõem a rodovia Padre Cícero, que liga Fortaleza a Juazeiro do Norte, via Quixadá, Banabuiú, Solonópole, Orós, Cedro, Lavras da Mangabeira e Caririaçu. Na primeira etapa, a construção da pavimentação da rodovia CE-153, trecho que compreende Banabuiú e Solonópole já está concluída.
A segunda etapa, referente à pavimentação da rodovia CE-385, que dista desde Caririaçu, passando por Quitaiús, até o entroncamento da BR-230, apresenta 89% de execução. Com 46,12 km, o trecho tem previsão de conclusão para março de 2011. A etapa que compreende a pavimentação da rodovia CE-153, trecho Solonópole-Nova Floresta-Orós, com 60,4 km, apresenta 48% das obras executadas e tem o término previsto para dezembro de 2011. A restauração da rodovia CE-153, que parte do entroncamento da CE-282, passando por Lima Campos até Orós se refere à quarta etapa da Rodovia Padre Cícero. Esta, com extensão de 19,7 km, apresenta 82% dos serviços executados.
As obras estão contempladas dentro do Programa Rodoviário Ceará III, que tem financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e contrapartida do Tesouro Estadual. Juntas, somam investimentos da ordem de R$ 98 milhões. O DER, vinculado à Secretaria da Infraestrutura (Seinfra), fiscaliza os serviços.
Com as obras, além de reduzir em 60 km o percurso de Fortaleza para Juazeiro, o governo procura prover o trecho turístico-religioso com estradas bem pavimentadas, melhorando as condições de trafegabilidade e segurança viária, bem como auxiliando no escoamento da produção e promovendo a integração dos pólos de desenvolvimento.
Os trechos recebem os serviços técnicos de terraplenagem, pavimentação, drenagem, sinalização, obras d'arte correntes (bueiros), obras d'arte especiais (pontes) e proteção ambiental. A campanha pela construção da Rodovia iniciou há cerca de vinte anos.
Fonte: DER-CE
Ao mesmo tempo que a obra avança é importante o avanço no debate de medidas complementares, gostaríamos de enumerá-las logo abaixo:
1- A rodovia tem um padrão de engenharia para pequeno fluxo de veículos, principalmente no que tange aos transporte de cargas, cuja existência de autorizações especiais de tráfego impedem a mobilização logística por esta via;
2- Inicialmente muitos trechos da Rodovia Padre Cícero serão praticamente desertos, com poucos pontos de apoio, que no depender da iniciativa privada só se consolidarão com o aumento do fluxo, demandará, portanto, alguns anos;
3- A obra exige ao longo deste tronco rodoviário complementações, a capilarização de acessos, como por exemplo, a CE-288 (acesso a Aurora) e CE-060( acesso a Granjeiro) como também o Anel Viário Metropolitano Caririense- este último permitindo a distribuição do tráfego na RMC.
2- Inicialmente muitos trechos da Rodovia Padre Cícero serão praticamente desertos, com poucos pontos de apoio, que no depender da iniciativa privada só se consolidarão com o aumento do fluxo, demandará, portanto, alguns anos;
3- A obra exige ao longo deste tronco rodoviário complementações, a capilarização de acessos, como por exemplo, a CE-288 (acesso a Aurora) e CE-060( acesso a Granjeiro) como também o Anel Viário Metropolitano Caririense- este último permitindo a distribuição do tráfego na RMC.
fonte:juanews
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