sábado, 13 de fevereiro de 2010

PM Juazeiro vai ganhar helicóptero


A Secretário de Segurança Pública quer reforçar a Polícia Militar no Interior. A Lei de Organização Básica (LOB) que distribui territorialmente a PM será alterada este semestre. O titular Roberto Monteiro e o secretário-executivo Joel Brasil detalharam o teor da nova LOB em entrevista a un jornal cearense..

Monteiro se reuniu com o titular da Casa Civil, Arialdo Pinho, e o procurador-geral Fernando Oliveira, às 15 horas. Serão tratados os últimos detalhes da LOB. O secretário promete mandar a proposta à Assembleia Legislativa este mês.

A corporação integra sete Batalhões de Polícia Militar (BPMs), em Russas, Juazeiro do Norte, Sobral, Canindé, Fortaleza e Crateús. A nova LOB cria mais sete BPMs em Fortaleza, Maracanaú, Iguatu, Caucaia, Quixadá, Itapipoca e Tauá. A atual lei, de 1978, muito antiga, segundo Monteiro.

O Comando de Policiamento da Capital (CPC) abrange batalhões e companhias da região metropolitana de Fortaleza. Com a mudança passa a atender somente a Capital. O restante da Grande Fortaleza será atribuição do Comando de Policiamento Metropolitano (CPM). Já o Comando de Policiamento do Interior (CPI) será dividido em dois: Norte e Sul, em Sobral e Juazeiro.

A Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer), com três helicópteros em Fortaleza, deve ganhar mais dois, um para Sobral e outro para Juazeiro, no Interior, ao custo de R$ 16 milhões. Segundo Monteiro, a entrega é prevista para julho durante grandes eventos na região do Cariri e logo depois em Sobral.

A PM tem 14,3 mil homens e será reforçada com mais dois mil policias do atual concurso, a serem lotados principalmente na ampliação do Ronda do Quarteirão em municípios com mais de 50 mil habitantes.

A nova LOB também prevê que municípios hoje atendidos por destacamentos de 12 policiais em média passem a ser policiados por companhias ou pelotões, formados geralmente por 100 ou 30 homens respectivamente. Já um batalhão tem em média 300 policiais.

Com isso o governo do estado reforça a segurança pública do interior que vem apesar de todo investimento, bastante violento, principalmente no interior. Já que segurança pública é um dever do estado, Cid gomes investe em maquinas de grande utilidade como o helicóptero da Ciopaer que deverá ser de grande utilidade para a região do Cariri. Mais um ponto positivo para Cid.

Nenhum comentário:

Postar um comentário