quarta-feira, 16 de março de 2011

PIB cearense cresce 7,9% em 2010 e supera média nacional






O Produto Interno Bruto (PIB) do Ceará em 2010 – a preços de mercado - cresceu 7,9% , superando, mais uma vez, a média nacional, que foi de 7,5%. Em valores correntes, o PIB cearense no ano passado totalizou R$ 74,94 bilhões, representando um crescimento da ordem de R$ 10 bilhões quando comparado com o ano de 2009. Os dados constam do IPECE/Informe (nº 02, março de 2011), que tem como título “Estimativa do PIB cearense em 2010 e seu desempenho setorial”.



Os números do PIB do Estado foram divulgados nesta quarta-feira (16) pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), Órgão vinculado à Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag). Em entrevista coletiva, o diretor do Ipece, Flávio Ataliba, fez ampla análise do resultado do PIB, juntamente com a professora Maria Eloísa Bezerra da Rocha.



O estudo elaborado do Ipece, tendo como base dados do IBGE, mostra que o bom desempenho da economia cearense nos últimos anos vem contribuindo para aumentar, de forma continuada, sua participação no PIB nacional. Essa participação, que era de 1,89% em 2007, passou para 2,04% no ano passado.



Na comparação setorial, o segmento industrial cearense, em 2010, verificou crescimento de 9,7% de taxa e está muito próxima da do Brasil, que ficou em 10,1%. Já no setor de serviços, o Ceará apresentou melhor resultado que o Brasil, ficando em 7,5% contra 5,4%, respectivamente. Já no agropecuário, a economia cearense registrou queda de 8,1%, contra um crescimento de 6,5% do País. Mas como o setor de serviços representa por volta de 70% do PIB do Ceará, esse crescimento contribuiu, decisivamente, para a superioridade do crescimento cearense em relação ao do Brasil.



Confira estudo completo no www.ipece.ce.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário