terça-feira, 5 de abril de 2011

Barbalha é escolhida pelas Nações Unidas para projeto nacional

O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) elegeu Barbalha, na região do Cariri, e outros três municípios brasileiros para participar do Projeto de Fortalecimento de Capacidades para o Desenvolvimento Humano Local. Além da cidade cearense, Abaetetuba (PA), Jaguarão (RS) e Marliéria (MG) foram contempladas.

É intenção das das Nações Unidas (ONU) investir R$ 1,8 milhão nas localidades escolhidas para que elas possam realizar projetos e políticas públicas que fomentem o desenvolvimento das regiões nas quais estão inseridas. No Ceará, a iniciativa será conduzida pela secretaria de Cidades do Governo em parceria com as secretarias municipais de Turismo e de Ação Social de Barbalha.

A ideia inicial da secretaria seria a criação de uma feira que tenha Barbalha como palco e vitrine para mostrar iniciativas que geraram resultados positivos no desenvolvimento socioeconômico e cultural no País. Outros pontos a serem explorados é o potencial turístico e religoso da região. Segundo Liliana Oliveira, técnica da Secretaria, Barbalha já é beneficiada por um projeto voltado para o turismo e o desenvolvimento humano.

Recursos das Nações Unidas

O dinheiro disponibilizado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) será usado para capacitar funcionários das prefeituras, do setor privado e do terceiro setor a elaborar e por em prática políticas e projetos que contribuam para melhorias socioeconômicas inclusivas e sustentáveis na cidade.

A escolha dos municípios respeitou os critérios principalmente voltados para o desenvolvimento das potencialidades humanas locais, prevendo uma continuidade após o término do programa.

Fonte: Portal Verdes Mares

Nenhum comentário:

Postar um comentário