sábado, 2 de abril de 2011

Memorial tem reforma iniciada



Clique para Ampliar
Após fechado por mais de um ano, o Memorial passa pela primeira grande reforma, desde a inauguração
ELIZÂNGELA SANTOS
Previsto para ser reaberto em maio, o Memorial Padre Cícero integrará a programação do centenário da cidade
Juazeiro do Norte Depois de vários problemas relacionados à infraestrutura até o fechamento de parte do Memorial Padre Cícero, o prédio passa por reformas iniciadas em março e poderá voltar a funcionar, principalmente na parte de auditório, no mês de maio. O auditório de 350 lugares passou a ser um dos mais requisitados da região, e chegou a sediar eventos importantes como os simpósios destinados aos estudos sobre o Padre Cícero e religiosidade popular. O temor era de que, até o centenário, o local não fosse inaugurado a tempo.

A parte de exposição dos objetos que pertenceram ao Padre Cícero, com exposição fotográfica, ficou sem funcionar por duas semanas. O material foi encaminhado para exposição no Cariri Shopping, durante a Semana Padre Cícero. Enquanto isso, foi realizada pintura e melhoria do espaço.

Segundo o presidente da Fundação Memorial, Altamiro Júnior, pela primeira vez o prédio tem uma reforma maior desde que foi inaugurado, há 23 anos. Durante as chuvas do ano passado, parte do forro da parte interna do auditório chegou a cair, cerca de um metro quadrado, e algumas poltronas estavam quebradas e chegaram a ser retiradas do auditório. Por uma questão de segurança, decidiram fechar o auditório.

Em três anos, Altamiro é o terceiro presidente a assumir a casa, dirigida inicialmente na atual administração da cidade de Juazeiro, por Maria do Carmo, e em seguida por Renato Casimiro. Um dos pontos polêmicos em relação ao espaço foi a divulgação de que documentos tombados, considerados um dos mais importantes relacionados à memória da cidade centenária, haviam sido molhados, mesmo estando dentro de uma caixa de acrílico. O material fica na parte que abriga a exposição permanente. Segundo o assistente técnico do Memorial, Petrus Yoseph Pimentel, não houve prejuízo ao documento.

"As páginas que molharam com os respingos estavam em branco", diz ele. Essa versão contradiz o que foi divulgado no período, já que algumas páginas ficaram prejudicadas, inclusive com letras borradas por conta da água.

Mas essa realidade, segundo Altamiro, muda com a nova roupagem que o Memorial estará recebendo, já que esteve sem as devidas reformas durante tantos anos. Estão sendo investidos R$ 272 mil. As cadeiras estão sendo recuperadas, além de substituição do sistema de som e ampliação da climatização interna, incluindo mais quatro centrais de ar condicionado - duas delas ficarão no hall de entrada do auditório. Serão, ao todo, 12 centrais. A maior reforma está sendo feita no espaço do auditório, que também terá os carpetes substituídos.

O Memorial Padre Cícero realiza, em média, 12 a 15 eventos por mês. Somente em abril, já estão agendados 13. O local já foi palco de grandes acontecimentos como os Simpósios dedicados ao Padre Cícero, para estudo de sua vida e obra, formaturas, o primeiro governo itinerante do governo Cid Gomes, shows musicais de artistas locais e do País, além de formaturas.

De 375 lugares, atualmente estão disponíveis 350. Uma das fileiras deixou de existir. As poltronas estavam depredadas e as que puderam ser aproveitadas foram incluídas em espaços onde outras haviam sido retiradas, por falta de condições de uso.

Para alguns eventos realizados recentemente, os próprios organizadores tiveram que providenciar o conserto de poltronas no auditório.
Elizângela SantosRepórter

Nenhum comentário:

Postar um comentário