sexta-feira, 29 de abril de 2011

Dia das Mães aquece comércio

Juazeiro do Norte e Crato estão com boas expectativas com relação às vendas para o período do Dia das Mães
Juazeiro do Norte As contratações temporárias crescem na região do Cariri com a semana dedicada às mães. A partir de segunda-feira, os comerciantes apostam no aumento das vendas e se prepararam com estoques abastecidos e mais funcionários. Em Juazeiro, a meta é chegar neste período à marca de 10% de contratações acima do mesmo período do ano passado. Essa é a perspectiva da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), que mesmo não investindo numa campanha para este ano, estará dando apoio institucional ao comércio.

No Crato, uma campanha para o aquecimento das vendas está sendo iniciada por meio da CDL. As mães serão as maiores contempladas com os sorteios a serem realizados nas véspera do seu dia. Elas terão um dia inteiro dedicado à beleza e compras em lojas de roupas, calçados e outros acessórios. Serão contempladas três mulheres. A entidade está investindo nos meios de comunicação local, para dar mais incentivo aos lojistas. "Esta é uma fase muito boa do ano, e devemos aproveitar. Até o mês de agosto, a perspectiva é de boas vendas no comércio", prevê o presidente da CDL do Crato, Francisco Parente.

Em Juazeiro, as lojas já começaram a incrementar os estoques e contratar novos funcionários. A gerente de uma loja de confecções popular, Francisca Leonete de Sousa, afirma que Juazeiro tem uma característica especial em relação às vendas. Até o fim do ano, o comércio estará aquecido não apenas com as festas juninas da região, que vão até o mês de julho, com também a Exposição do Crato, Vaquejada de Juazeiro, Festa de Santo Antônio, de Barbalha, Juaforró, entre outras atrações.

A partir de agosto, com o Dia dos Pais, Juazeiro entra na fase das grandes romarias, iniciando com a maior delas, a Festa de Nossa Senhora das Dores, em setembro. Em novembro, acontece a Romaria de Finados, além do Dia da Criança e o Natal. Leonete afirma que não chegou a fazer novas contratações por já estar com um bom quadro funcional. Também não haverá demissões em sua loja. Esse é o ponto que considera positivo, mantendo o mesmo quadro funcional durante o ano, mesmo com as baixas nas vendas do primeiro trimestre.

Temporários
Já a gerente Suzana Matos aposta na semana das mães para a retomada nas vendas. Para isso, ela disse que foram contratados temporariamente em sua loja mais cinco funcionários, como forma de dedicar uma atenção qualificada ao cliente. Outras lojas da cidade preferem não investir agora em novos contratados, adiando para os meses de junho e julho.

Para o presidente da CDL de Juazeiro, Michel Araújo, esse é um momento muito propício para as contratações. Ele explica que, por conta da nova diretoria que acabou de assumir a entidade, irá desenvolver um calendários para a realização das campanhas nas datas festivas. Mas afirma que o crescimento das vendas e contratações temporárias na cidade é melhor a cada ano, num ritmo diferenciado, acima da média nacional.

Ele explica que não é apenas o mercado interno que favorece as vendas, mesmo no período de festas, mas, também, o número de visitantes que a região acaba atraindo nos próximos meses. "Essa movimentação possibilita um equilíbrio em relação ao consumidor que temos aqui e o que vem de outras partes do País", afirma.

O presidente da CDL do Crato lançou a campanha para o Dia das Mães semana passada. Ele disse que o dia feliz dedicado às mães começa com o café-da-manhã e termina com o jantar, além de todas as atenções q voltadas para o cuidado especial das mães. A decisão de presentear as mães de forma diferente é por conta de dedicar o dia a elas, e não apenas sortear fogões, geladeiras e outros objetos, como era feito em anos anteriores. Afirma que as lojas mais propensas às contratações temporárias são de vestuários e calçados, mas não tem estimativa do número de novos funcionários para os próximos dias.

MAIS INFORMAÇÕES
Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). Rua Padre Cícero, 576 - Centro
Juazeiro do Norte - CE
Telefone: (88) 5512.2266

Elizângela SantosRepórter

Nenhum comentário:

Postar um comentário