quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Economia do Cariri em expansão


Novos empreendimentos



Clique para Ampliar
FOTO: YAÇANÃ NEPONUCENA
A franquia do Hiper Bom Preço em Juazeiro do Norte gerou mais de 220 empregos e recebe cerca de três mil pessoas a cada dia
Instalação de grandes redes de supermercado reflete processo de desenvolvimento, no Cariri, nos últimos anos
Crato Em muitos locais, as dificuldades para consolidar o desenvolvimento econômico representam um entrave para grandes obras empresariais. Mas este não é o caso da região do Cariri. Diariamente, é possível visualizar a instalação de novos empreendimentos em vários setores da economia. Um exemplo desse crescimento regional foi a atração das maiores redes de supermercado do Nordeste, o Hiper Bom Preço e Atacadão que instalaram filial em Juazeiro do Norte recentemente.

Sendo uma das empresas agraciadas com o Prêmio Contribuintes 2011, o Hiper Bom Preço já se configura como uma das mais importantes redes de supermercados varejistas instaladas na região do Cariri. A empresa inaugurou sua loja em Juazeiro do Norte no último mês de julho. Desde então, o mercado de trabalho já reflete o aquecimento do setor econômico local.

Empregos
Mais de 220 empregos, entre diretos e indiretos foram gerados apenas com a chegada da franquia. Os postos de trabalho oferecidos motivaram a parcela da população que estava à procura de um emprego.

Em média, três mil pessoas visitam a loja do Hiper Bom Preço diariamente. O supermercado oferece ampla variedade de produtos. Ao todo, são mais de 49 mil itens, entre eletroportáteis, alimentos perecíveis, produtos de padaria, açougue, peixaria, farmácia, restaurante e foto center. Apesar do formato de hipermercado ainda ser uma novidade nos hábitos dos consumidores caririenses, as vendas contemplam as expectativas do grupo Walmart, e o estabelecimento não se difere das outras 499 lojas instaladas pelo Brasil.

Instalada em uma área de 3.600 metros quadrados, no Shopping Open Mall, a loja de Juazeiro do Norte foi projetada nos padrões sustentáveis. Mas a preocupação do grupo não se limita ao ambiente.

A administração da loja também está engajada em incluir os jovens que nunca trabalharam. O supermercado está desenvolvendo, em parceria com o Senac, o projeto "Jovem Aprendiz". Hoje, 5% dos funcionários estão em seu primeiro emprego.

Diferencial
Outro diferencial da loja do Hiper Bom Preço em Juazeiro é a atuação feminina em cargos de liderança. Todos os departamentos são comandados por mulheres e 10% dos cargos da empresa são preenchidos por elas. A novidade é uma medida contra o preconceito masculino estabelecido há décadas no Cariri.

Com um formato de vendas diferenciado dos supermercados, o Atacadão Distribuição Comércio e Indústria LTDA, instalado em Juazeiro do Norte desde 2009, vem superando as expectativas quanto às vendas na região. A rede utiliza um sistema misto de vendas que atende a consumidores e comerciantes. A loja é mais um dos empreendimentos que nos últimos anos foram atraídos pelo alto potencial desenvolvimento do Cariri.

Há 47 anos, o grupo Atacadão está no mercado e forma uma rede brasileira de hipermercados que foi comprada pelo gigante francês Carrefour, em 2007. A loja de Juazeiro tem capacidade para 536 veículos, sendo 184 cobertos e mais 10 vagas para caminhões de clientes e outras 10 destinadas a ônibus.

O Atacadão já se configura como o maior centro de comercialização no atacado e no varejo do Cariri. Sendo referência para comerciantes do ramo, a rede abastece grande parte dos pequenos mercados instalados na região e até em Estados vizinhos. É comum encontrar na loja comerciantes vindos de cidades de Pernambuco, por exemplo.

Mais informações
Hiper Bom Preço
Telefone: ( 88) 3566.1950

Atacadão
Telefone: (88) 3312.6950

Juazeiro do Norte - Cariri

YAÇANÃ NEPONUCENA

Nenhum comentário:

Postar um comentário