segunda-feira, 16 de abril de 2012

Juazeiro do Norte: Inicia demolição do 13 Atlético Juazeirense.


          O Procurador do Município, Dr. Luciano Daniel, infomou na ultima semana que a Justiça Local, acatou ação ajuizada pedindo a desapropriação e a emissão provisória de posse da área onde funcionou o antigo 13 Atlético Cearense no Bairro Aeroporto para construção de ETI – Escola em Tempo Integral – com isto a demolição de todo o antigo clube ja foi praticqamente concluida e ocorre agora a terraplanagem de um dos maiores terrenos a margem da Av. Virgilio Tavora.

            Segundo o procurador, “com a declaração de Utilidade Pública por parte do Governo Municipal e da instituição de um Decreto Expropriatório da área do 13 e depósito judicial de uma avaliação do município em juízo da ordem de R$ 243 mil a Justiça concedeu ontem o parecer favorável, derrubando a ação movida de reintegração de posse por diretores do Clube”.
DSC_0863
            Dr. Luciano explicou também que a avaliação realizada é prévia e que o engenheiro Jéferson Luiz Alves Marinho foi nomeado pela Justiça para fazer um estudo e avaliação sobre o imóvel levando em consideração as benfeitorias existentes e os argumentos da municipalidade de que muitas não teriam utilidade e estariam em desuso o que certamente faz com que haja redução no preço de mercado.

            Com isso a partir da etapa final da avaliação do engenheiro a Prefeitura poderá dar andamento ao projeto da ETI que será direcionada a educação básica que compreende o Ensino Fundamental I e II, ou seja, do primeiro ao nono ano.
A construção desta escola com localização privilegiada de forma piloto atenderá crianças e pré-adolescentes dos bairros Timbaúbas, Pio XII e Fátima. A Secretária de Educação, Sônia Luz, explica que com a nova Escola será ampliada a jornada escolar dos alunos com outros saberes. Segundo ainda a secretária o aluno “terá na ETI tudo em seu tempo como estudar a grade curricular, o reforço, a pesquisa no laboratório de informática e biblioteca e as práticas esportivas e alimentação correta serão obedecidas”.

Em Juazeiro já existe uma experiência positiva com ensino em tempo integral na Escola de Ensino Fundamental Leão Sampaio dirigida pela professora Maria Helena. A experiência agora será realizada com uma instituição escolar construída com toda infraestrutura necessária para essa modalidade.

O Prefeito Dr. Santana estava confiante de um resultado positivo no âmbito da Justiça beneficiando não o município, mas centenas de crianças e famílias que serão beneficiadas. Segundo ele “a ETI não será apenas uma grande obra física, mas também uma referência para o projeto de revolução na educação municipal”. Para Dr. Santana “essa escola de tempo integral irá desenvolver ainda mais habilidades e competências necessárias das crianças e adolescentes para que se tornem cidadãos e cidadãs críticos capazes de se resolver profissionalmente contribuindo para o desenvolvimento da sociedade.”

Números:
DSC_0859
A ETI de Juazeiro do Norte terá 12 salas de aula, uma quadra poliesportiva, um laboratório de química física e biologia,uma  biblioteca com recursos multimeios, parque aquático com piscinas adulto e infantil e auditório climatizado com capacidade para 250 pessoas.

O investimento da obra será da ordem de R$ 3.264.723,15 (três milhões, duzentos e sessenta e quatro mil, setecentos e vinte e três reais e quinze centavos).

A obra foi licitada e será erguida pela Construtora Justo Júnior LTDA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário