quinta-feira, 19 de abril de 2012

Juazeiro instala câmeras nas ruas

Segurança monitorada


Com o uso da tecnologia a favor da segurança pública, Juazeiro quer reduzir índice de criminalidade na cidade
Juazeiro do Norte Câmeras de longo alcance e de alta resolução, fixas e móveis, estão sendo implantadas em pontos estratégicos deste cidade, para integrar o sistema de monitoramento da cidade. A montagem dos equipamentos está sendo finalizada e, até o dia 15 de maio, deverá estar funcionando, na cidade, com uma central de monitoramento que está em fase de finalização, na sede da Secretaria de Segurança de Juazeiro, onde estão sendo instalados os monitores. O serviço custará R$ 40 mil mensais de manutenção, por meio da empresa Corpvs, vencedora da licitação, com contrato de prestação de serviço a ser renovado em até 60 meses.

Cada câmera terá um contador específico. Inicialmente estão sendo instaladas oito. Todo um sistema de fibra ótica já foi montado pela empresa. As câmeras são especiais, cinco delas voltadas para este tipo de serviço, as "speed dome". Possuem função giratória, com alcance de até 200 metros e que perfazem um giro de 350º e ainda específicas para o monitoramento feito em ruas e ambientes públicos.

As três câmaras fixas estarão voltadas exclusivamente para a leitura automática de placas de veículos que entram e saem de Juazeiro em direção ao Crato, e também no Centro da cidade, por meio do sistema OCR. Estas, além de fazerem a leitura, identificam de forma automática se os carros estão ou não irregulares, em casos específicos de serem clonados ou roubados. A partir dessa identificação, soam um alarme imediatamente na central, ao localizar o carro.

Segundo o secretário de Segurança de Juazeiro, Afonso Siqueira Gonçalves, a expectativa é que o índice de criminalidade seja minimizado em até 60%. Ele afirma que, mesmo sendo um índice satisfatório, em cidades que experimentaram esse tipo de monitoramento, a redução chegou a até 90%. De acordo com o secretário, a meta é ampliar o serviço de monitoramento para bairros da cidade. Nesse primeiro momento, a meta é agir de forma integrada com as Polícias Civil, Militar e Federal, além do Corpo de Bombeiros, com a presença de um agente na central de operações.

O sistema começou a ser projetado desde o ano passado, e a previsão era começar a implantar até o final do ano de 2011. O ex-secretário de Segurança, Cláudio Luz, agente da Polícia Federal, afirma que, por conta dos processos licitatórios e toda a burocracia, só foi possível iniciar agora. A expectativa era inserir cinco câmeras.

O projeto também atende parte das expectativas dos lojistas, em virtude do grande número de assaltos no Centro da cidade. Em agosto do ano passado, integrantes da Secretaria e das entidades lojistas debateram o problema e apontaram soluções. O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Michel Araújo, disse que todos os procedimentos encontrados no sentido de minimizar a insegurança na cidade seriam válidos.

De acordo com Cláudio Luz, um grupo da Guarda Municipal e Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) está sendo treinados para monitoramento. Um dos problemas que também será minimizado diz respeito aos assaltos durante as romarias, em área de grande movimentação, a exemplo da proximidade da Basílica de Nossa Senhora das Dores.

Localização
No Centro, foram afixadas câmeras na Rua São Pedro; Praça Padre Cícero, no alcance das ruas São Francisco e São Pedro, o que deverá inibir os assaltos com as saidinhas bancárias; na Rua Santa Luzia com São Pedro; na praça da Prefeitura, no entroncamento da Rua do Seminário com a São Pedro; Rua Leão XIII com a São Pedro, atuando na área do mercado Senhora Santana.

Também serão instaladas câmeras na entrada e saída da cidade, completando o cerco.

Com o monitoramento, Cláudio Luz afirma que os criminosos vão evitar as áreas da cidade onde está havendo a vigilância.

Casos como o duplo assassinato do vereador Amarílio Pequeno e o ex-policial civil, José Alves Bezerra, ano passado, segundo ele, poderiam ser evitados no local, caso já houvesse sido implantado o sistema.

ELIZÂNGELA SANTOSREPÓRTER

2 comentários:

  1. jairo posta as fotos do kariris home serviçe no skyscrapercity ta lá no juá notícias eu postei umas 5 fotos novas que mostra detalhes do empreendimento o local etc. da uma olhadinha lá

    ResponderExcluir
  2. ah já tinha visto essas fotos vou colocar lá sim...obg

    ResponderExcluir