sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Juazeiro e crato pode ter eólicas.


O Ceará deve ter uma mudança no conceito de sua energia eólica nos próximos anos. Atualmente, conforme a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), todos os parques eólicos instalados no Estado estão em cidades litorâneas - assim como as plantas aprovadas em 2009, no leilão de energia. Já as usinas aprovadas no leilão do ano passado são bem longe do litoral, assim como há alternativas de parques em outras regiões para o futuro.

No ano passado, o Ceará conseguiu aprovar somente cinco projetos de energia eólica no leilão. Todos os empreendimentos são localizados na região da Ibiapaba, nas cidades de Tianguá e Ubajara, mudando assim uma longa história de parques somente litorâneos.

Já para o futuro o Ceará também pode acompanhar o surgimento de parques eólicos na região Sul do Estado, em áreas próximas às cidades de Juazeiro do Norte e Crato. Já há, inclusive, estudos para estes empreendimentos.

“É na região próxima a Juazeiro, Crato. Há a possibilidade de projetos sobretudo nas regiões em que há chapada”, afirma o diretor regional da Associação Brasileira de Energia Eólica (Abeeólica) no Nordeste, Pedro Cavalcanti.

Na região do Cariri, citada por Cavalcanti, há a Chapada do Araripe.

A região da Ibiapaba também é uma chapada.

Segundo o diretor regional, “não existem ainda estudos mais consolidados ou maduros” em relação ao Cariri, mas é uma opção para o futuro da energia eólica.

No último leilão de energia eólica, ainda no ano passado, foram aprovados os parques Parazinho e Vento Formoso, em Ubajara, além dos parques Ventos Tianguá, Morro do Chapéu e Ventos Tianguá Norte, em Tianguá.


fonte:opovo

Nenhum comentário:

Postar um comentário