terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Romaria de N. Sra. das Candeias movimenta a cidade


Milhares de romeiros chegaram a Juazeiro do Norte para homenagear N. Sra. das Candeias. A festa segue até o dia 2.

Juazeiro do Norte. 
Intensificada a chegada de romeiros neste Município, para participar da festa de Nossa Senhora das Candeias. A abertura aconteceu com missa campal na Praça do Romeiro, na noite de sábado, em missa presidida pelo pároco, Joaquim Cláudio. Mesmo à noite, dezenas de caminhões paus-de-arara, já chegavam à cidade para participar da romaria, que terá continuidade até a próxima quarta-feira. O encerramento será a grande procissão, com imagem da santa, que deu origem a uma das mais belas festas religiosas do Nordeste. Milhares de participantes seguem pelas ruas com velas acesas para reverenciar N. Senhora das Candeias.

Fiéis de Estados como Alagoas, Pernambuco e Paraíba, já se encontram em Juazeiro. A maioria se despede ao meio-dia de 2 de fevereiro ou após a procissão. A cidade nos últimos dias tem recebido muitas chuvas e pode ser um motivo de redução dos visitantes, mas a expectativa inicial é que 200 mil romeiros circulem pela cidade desde o dia da abertura da festa.

Na noite de hoje, uma das atrações da romaria se apresenta na praça dos romeiros, após a missa na Basílica. O humorista piauiense João Cláudio fará show humorístico a partir das 20h30. Amanhã, será a vez do Frei Rinaldo e banda. Esta é a segunda vez que o sacerdote, que apresenta o programa da emissora Católica TV Século XXI, faz show na cidade. A apresentação acontece no mesmo horário. Nas outras noites estará sendo realizado o show do chapéu.

Segundo o secretário de Desenvolvimento, Turismo e Romaria de Juazeiro, José Carlos dos Santos, o foco das comemorações na romaria de Nossa Senhora das Candeias será os 100 anos da cidade. Tanto que o tema é "Mãe das Candeias, ilumine o Juazeiro Centenário, terra de oração e trabalho". Esses foram lemas adotados pelo próprio Padre Cícero, estimulando o desenvolvimento de Juazeiro do Norte. José Carlos afirma que tem sido importante a parceria da igreja, no sentido de estimular entre os romeiros esse momento de comemoração.


fonte:DN

Nenhum comentário:

Postar um comentário