quinta-feira, 5 de julho de 2012

Vendas devem aumentar 50%



O mercado de carros importados no Cariri registra expansão e os revendedores apostam em mais vendas

Juazeiro do Norte O admirador de veículos não tem do que reclamar no que diz respeito a opções de escolha no Cariri. Do ano passado para cá foram instaladas na cidade cerca de cinco concessionárias, que inclui desde carros importados até aquelas que já tem montadoras no Brasil. A concorrência aumenta, mas as vantagens em relação às promoções caminham na mesma proporção. A aposta para o segundo semestre, segundo os revendedores, anima os empresários. Alguns deles aguardam aumento de até 50% nas vendas, mesmo com o fim da redução do IPI, em agosto.

Em praticamente um ano, a cidade de Juazeiro do Norte recebeu revendas autorizadas da Renault, Peugeot, SsangYong, Nissan e a Kia, além das que já estavam há mais tempo no mercado, como a Toyota, Honda, Citroën e as mais tradicionais, mais conhecida como as nacionais. A cidade se tornou nos últimos anos o principal centro de compras de veículos, num raio de até 150 quilômetros, com abrangência para municípios do interior do Pernambuco e até da Paraíba. Enquanto as novas autorizadas abrem, as multimarcas de usados também se multiplicam. A empresária Márcia Tavares, diretora da Nissan, a primeira e única revendedora da marca no interior do Ceará, comemora um ano de inauguração da empresa em Juazeiro. Ela afirma que a cidade já pedia por essa diversidade. Há um mercado, segundo ele, para isso e os próprios empresários da marca decidiram investir. Desde que foi inaugurada, que a empresa sustenta a marca de vendas de, em média, mais de um veículo por dia. São pelo menos 35 veículos a cada mês.

Segundo a empresária, essa foi a expectativa dos investidores. Praticamente não existiam veículos da marca na região. "Hoje, é comum se ver carros da Nissan nas ruas e isso mostra que há uma aceitação da marca", ressalta a empresária. Ela diz que as principais vendas da marca estão mais voltadas para a camionete Frontier, além do popular March. "São prelos que estão na média dos populares concorrentes". A Kia chegou a ser inaugurada na cidade praticamente no mesmo período.

De acordo com a direção da empresa, essa foi uma necessidade imposta economicamente pela própria região e aceitação da marca tem sido muito boa. O diretor, René Santana de Medeiros, afirma que ao se instalar em Juazeiro percebeu a carência da marca. Antes mesmo de inaugurar, a procura era grande pelos veículos da marca. Mas ele acredita no processo de estabilização do mercado. A cidade passou a ser polo de atração de consumidores de estados como Piauí, Pernambuco e Paraíba e os clientes da própria região.

O que se pode constatar, segundo Márcia Tavares, é uma concorrência saudável, em que o consumidor é o principal beneficiado. Ela destaca as vantagens de se adquirir um veículo importado, que não chega a ter grande diferença do nacional, já que as condições de serviços são equivalentes, além da qualidade dos veículos, conforto, dentre outros itens. "Isso mostra a valorização de Juazeiro e região e o cliente torna mais acessível ao cliente", constata. Mas, para a empresária, o mercado de opções é amplo e isso significa uma grande concorrência. "É uma batalha diária e temos que fazer a diferença no mercado", diz ela.

A empresária Débora Cabral decidiu verificar as condições de mercado da região. Natural de Barbalha e hoje residente em Fortaleza, ela veio com a família passar férias depois de muitos anos e se surpreendeu com o crescimento do setor. "A velocidade de crescimento nesse setor realmente surpreende. A região está irreconhecível em relação há alguns anos", constata.

A supervisora de vendas da Peugeot, Fernanda Teixeira, aposta no impulso das vendas neste segundo semestre, com expectativa de aumento de até 50% nas vendas dos carros da marca. Para ela, a aceitação do mercado tem sido boa, desde que a loja foi inaugurada em dezembro deste ano. As vendas têm sido maiores no eixo das cidades de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha.

Já Fernanda Teixeira afirma que a média de vendas na empresa chega a um carro por dia. O modelo popular Peugeot 207, 1.4 e com itens de série, chega a ser o mais comercializado. Ela destaca a oportunidade de escolha do cliente da região e não apenas do Cariri, mas de estados como Pernambuco e Piauí, que está na cartela da concessionária. A supervisora de vendas afirma que hoje a região conta com cerca de 14 concessionárias.

Mais informações:
Nissan - Av. Padre Cícero, 2425
Triângulo, telefone: (88) 3311.3250; Peugeot - Avenida Padre Cícero, 2480. Triângulo, Telefone: (88) 3566.300

Fonte:DN

Nenhum comentário:

Postar um comentário