terça-feira, 2 de novembro de 2010

Cemitério de Juazeiro do Norte estima que 50 mil pessoas passem pelo local


A previsão é de que o Cemitério do Socorro, onde o corpo do Padre Cícero foi sepultado, seja um dos mais visitados.
Por: Roberta Farias
Mesmo com as eleições para presidente, ocorridas neste domingo, os romeiros de Padre Cícero não deixaram de visitar Juazeiro do Norte na Romaria da Esperança, ou de Finados, como é mais conhecida. Muitos peregrinos vieram antes do dia, outros permanecem desde o dia 29 de setembro, mas, a maioria chegou nesta segunda-feira. A expectativa gerada pela Secretaria de Turismo e Romaria era de 600 mil romeiros, mas devido ao advento político, cerca de 500 mil pessoas circularam no Município, neste período.

O secretário José Carlos afi rma que, mesmo assim, a festa cresce a cada ano e está se tornando uma das mais bonitas. Em 2009, foram registradas cerca de 400 mil pessoas. Sobre a questão de essa ser a maior romaria do ano, ele explica que isso advém do fato do túmulo do Padre Cícero ser um local sagrado para os romeiros, onde suas preces são atendidas. Um ambiente de paz e de conforto.

Para a baiana Aleidinaidi da Silva, está orando por seus parentes no mesmo lugar onde o santo nordestino está sepultado é uma questão espiritual. “Rezar aqui tem todo um valor especial, é como se nossas preces fossem reforçadas perante nosso Deus”, enfatizou. Já a sergipana Maria Ernestina dos Santos, com mais de 30 anos de romarias, comenta que para ela, a fé é mais valiosa que a política, e que nenhum segundo turno a impediu de estar em Juazeiro no dia de Finados. Ernestina chegou no dia 29 e pretende ir embora somente ao entardecer de hoje.

Os comerciantes que estavam com medo do enfraquecimento dos negócios, devido ao fracionamento de visitantes, admitem ter feito
boas vendas, ao contrário do que esperavam. A vendedora de imagens, Joana Gonçalves comenta que, neste período, os lucros aumentam sempre em 80%, mas neste ano, eles tiveram um acrescimento apenas de 50%. “Acredito que muitos não vieram, ou vieram apenas para pagar promessa, o que resultou nas vendas medianas”, argumentou a comerciante.

Os quatro cemitérios da cidade (dois públicos e dois privados), desde domingo, permaneceram lotados. O mais movimentado foi o da Capela do Socorro, devido ao grande número de pessoas sepultadas e de ser o local do túmulo do Padre Cícero. Mais de 50 mil pessoas passaram pelo lugar. Em todas as necrópoles, a segurança foi reforçada e missas foram celebradas durante todo do dia de finados.
 
fonte:cearagora

Nenhum comentário:

Postar um comentário