terça-feira, 2 de novembro de 2010

Setor calçadista do Cariri é destaque na China

 


Representante da Assintecal reforça a importância do aproveitamento da riqueza local na criação de novos designers do setor calçadista.
Por: Roberta Farias
A representante do núcleo de designer da Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), Tatiana Souza, afirma que o município de Juazeiro do Norte destaca-se cada vez mais no setor calçadista. O comentário de Tatiana chama à atenção para o aproveitamento da riqueza local na criação de novos designers.

Ela reforça a importância de três conceitos que vem sendo apresentados, em palestras pelo país, que trazem as inspirações para as coleções que representarão o verão 2012. De acordo com a designer, a nostalgia será presença marcante nas coleções.

“Olhar para o passado e ver o que te move, o que te toca, tendências fortes dos anos 70, 80 e 90. (...) O olhar deve ser voltado para o seu entorno, as suas experiências pessoais, o que seus amigos estão usando, fazendo, assistindo, postando nas redes sociais”, afirma Tatiana.

A professora do curso de designe, da Universidade Federal do Ceará (UFC), Ana Videla ressalta a importância da pesquisa na área e que os alunos devem estar sempre em busca do novo, antenados com as tecnologias e as tendências do mercado. Ela destaca a força do Design no mercado, que já é grande na região, e a chegada do curso da área na UFC Cariri, no início deste ano, que veio confirmar as boas expectativas calçadistas na região.

Empresários do setor calçadista de Juazeiro do Norte participam, na China, da 3ª fase da tradicional Feira de Cantão, a mais importante feira comercial daquele país e uma das maiores do mundo. O evento vai contar com a participação de 210 países, 15 mil expositores e 32 mil estandes.

Esta é a primeira vez que um grupo do segmento calçadista cearense viaja à China. A missão ao mercado asiático visa prospectar negócio e ao mesmo tempo conhecer os avançados maquinários e tecnologias inovadores no segmento calçadista. De acordo com o presidente do Sindindústria, Antonio Mendonça, “É a oportunidade de examinarmos os processos de fabricação dos calçados na China e firmarmos parcerias importantes com os empresários de lá”, afirma.

A viagem dos empresários para a China aconteceu no último dia 23, com previsão para retornarem no próximo dia 6 de novembro.

fonte:cearaagora

Nenhum comentário:

Postar um comentário