segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Lojistas esperam gerar 400 vagas em Juazeiro

EMPREGO TEMPORÁRIO


Clique para Ampliar
As lojas de roupas e acessórios femininos estão entre os destaques para as compras de Natal e Ano-Novo no comércio do Crato, Juazeiro e Barbalha
YAÇANÃ NEPONUCENA
O consumo de fim de ano deixa os lojistas em clima de otimismo na região do Cariri, onde as vendas estão em alta

Crato O comércio do Cariri vive momento de vendas aquecidas e de mercado em equilíbrio, segundo avaliam as Câmaras dos Dirigentes Lojistas (CDL) das três principais cidades da região, Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha. Em Juazeiro do Norte, a CDL prevê a oferta de 400 novos empregos temporários durante o período de natal. Deste total, cerca de 30% poderão ser efetivados. No Crato e em Barbalha, as projeções ainda estão sendo definidas.

Os Municípios contabilizaram de janeiro até a primeira quinzena de novembro, um crescimento médio de 10%, em comparação ao mesmo período do ano passado. Entre os itens mais consumidos estão os eletroeletrônicos, vestuário, calçados e telefonia móvel.

Mesmo assim, os lojistas não deixam de reconhecer a possível influência da crise econômica internacional no mercado local. Avaliam que o aumento do dólar dificulta e eleva o preço das importações de produtos. Ainda assim, o clima é de otimismo no setor.

O grande atrativo para manuteção das vendas em escala ascendente são as campanhas promocionais de vendas natalinas em algumas lojas específicas e na própria CDL, que chega a sortear automóveis, motocicletas, notebooks e até prêmios que se transformam em vale compras.

Em Juazeiro do Norte, onde o comércio é mais forte, existem 5 mil lojas. Porém, apenas 723 comerciantes são associados a CDL. Ao todo, 90% dos estabelecimentos são micro e pequenas empresas, que geralmente não comportam uma grande quantidade de funcionários. Cerca de 70% da mão de obra formal da cidade está no comércio. Em todo o Estado, o setor lojista arrecada 84% dos impostos. Espera-se que o ciclo de consumo continue seguindo em um ritmo acelerado.

Sendo a mola propulsora da economia local, o comércio de Juazeiro aguarda que em 2012 haja um fortalecimento ainda maior com a inauguração de um novo shopping e ampliação do Shopping Cariri. Os dois empreendimentos deverão gerar aproximadamente dois mil novos postos de trabalho. O estímulo constante para a instalação de novas marcas vem principalmente da iniciativa privada. Além de ser um polo religioso, Juazeiro passou a ser também um polo de desenvolvimento econômico. Mas, ainda há uma demanda reprimida de habitação, comércio, construção civil, indústria e serviços. Há cinco anos, esta realidade está sendo mudada, com a chegada de grandes redes e marcas mundiais que atualmente se instalam no Município.

Diariamente, o comércio de Juazeiro recebe um público consumidor flutuante de 10 mil pessoas. Isso torna a cidade o segundo maior polo comercial do Estado, ficando atrás apenas da Região Metropolitana de Fortaleza. De acordo com o presidente da CDL Juazeiro, Michel de Oliveira Araújo, há demanda para os diferentes segmentos do setor lojista.

O aumento da vendas está associado à procura por melhorias no atendimento. Comerciantes e comerciários buscam adquirir um nível mais elevado de profissionalização. Isto possibilitou a oferta, no inicio deste ano, de um curso superior em Gestão Comercial, que já está em sua segunda turma.

Trabalho
30% das pessoas contratadas temporariamente pelo comércio de Juazeiro do Norte deverão ser efetivadas, conforme estimativa da Câmara de Dirigentes Lojistas do Município.

MAIS INFORMAÇÕES

Câmara dos Dirigentes Lojistas de Juazeiro do Norte
Rua Padre Cícero, Número 576, Centro
Telefone: (88) 3512.2266

Nenhum comentário:

Postar um comentário