domingo, 23 de outubro de 2011

Juazeiro do Norte-CE: 500 mil romeiros são esperados este mes



A Operação Romeiro, ação que desenvolve uma série de medidas de acolhimento aos romeiros oriundos de diversas cidades nordestinas que vêm para a Romaria da Esperança, que ocorre desde 1934. Segundo o Secretário do Turismo e Romarias, José Carlos Santos, cerca de 500 mil romeiros principalmente de Pernambuco, Alagoas e Sergipe estarão na cidade para homenagear o padre. “O túmulo de padre Cícero hoje é o mais visitado do Brasil”, afirma o secretário.

Para receber os devotos, a Operação Romeiro tenta organizar a ocupação da cidade, estabelecendo pontos alternativos em calçadas e ruas, hospedarias domiciliares e os “ranchos dos romeiros”, espaços adequados para a instalação de fiéis.

Para a segurança nos dias de romaria, foram estabelecidas parcerias entre a Guarda Municipal e as polícias Militar e Civil, que colocarão 250 policiais para acompanhar os atos religiosos e a visitação ao túmulo do padre. Além disso, serão quatro postos de saúde alternativos instalados em pontos estratégicos e quatro ambulâncias circulando nesse período.
Na tradição católica, o dia 1º de novembro é o Dia de Todos os Santos e, “como os fiéis consideram padre Cícero um homem santo, esse período se tornou estratégico para a realização da romaria”, disse o secretário. Devido à grande procura pela cidade, a prefeitura criou o Dia Municipal do Romeiro, também no dia 1º de novembro, em homenagem aos fiéis. A Romaria da Esperança acontece todos os anos em memória do padre fundador da cidade.

De acordo com o secretário, a intensa visitação nesse período que se estende até o Dia de Finados (2 de novembro), acontece porque padre Cícero dizia aos fiéis: “não deixem de vir a Juazeiro depois que eu morrer”.

SAIBA MAIS

Romarias
Romaria da Esperança: Milhares de nordestinos se reúnem no Dia de Finados para prestar homenagens ao padre Cícero.
Romaria Mãe das Dores: É a romaria mais antiga do Ceará. Acontece no dia 15 de setembro, quando fiéis se reúnem em procissão.
Romaria do Ciclo Natalino: Começa na festa de natal e vai até o Dia de Reis (7 de janeiro).
Romaria das Candeias: Essa romaria é uma homenagem a Nossa Senhora das Candeias e acontece entre 29 de janeiro e 2 de fevereiro
Publicado em Turismo e Romarias

Um comentário:

  1. Legal ver esse progresso de Juazeiro do Norte, porém a cidade ainda há muito o que melhorar. Me impressionou uma vez que fui o descaso com os romeiros, em um desses museus em que visitei tinha um filtro de barro com um copo pendurado no cordão em que todo o visitante que quisesse tomar água tinha que usar o mesmo copo. Cheguei a ler essa semana que na feira da cidade foram retirados muito lixo ratos e baratas, tudo bem que hoje não tenha mais, mas isso não era pra ter, não consigo entender como a vigilância sanitária não olhava para isso.

    ResponderExcluir