domingo, 23 de outubro de 2011

Sistemas de teleféricos em Juazeiro do Norte



A cidade de Juazeiro está mais próxima de ter um novo e grandioso incremento turístico, trata-se da construção de um teleférico na cidade que vai interligar a parte baixa com um dos pontos mais altos do Município, a Colina do Horto.
Tal possibilidade está em análise pela administração municipal. O prefeito de Juazeiro do Norte, Manoel Santana, esteve nesta quinta-feira (20), no Rio de Janeiro, para conhecer o sistema de funcionamento e gerenciamento dos teleféricos cariocas, já que existe um grande projeto de implantação de um modelo para dar acesso a Colina do Horto, onde está situada à estátua do Padre Cícero, maior símbolo de fé de todos os nordestinos.
Na cidade do Rio de Janeiro, os “bondinhos” estão ligados ao sistema de transporte público e conta com 152 gôndolas, que percorre 3,5 quilômetros de extensão e tem a capacidade de transportar 10 pessoas por viagem e podem transportar, por dia, 30 mil pessoas, lá o governo Federal e Estadual desembolsaram cerca de R$: 210 milhões.
Valor:
No RJ o teleférico está integrado ao sistema de transporte ferroviário e tem seis estações - BonsucessoAdeusBaianaAlemão,Itararé/Alvorada e Palmeiras. Com 152 gôndolas, ele tem capacidade para transportar 10 passageiros em cada uma, sendo oito sentados e dois em pé, e 3,5 quilômetros de extensão.
A viagem da primeira estação (Bonsucesso) à última (Palmeiras) tem duração de 16 minutos. De acordo com a lei sancionada pelo governador Sérgio Cabral, cada morador terá direito a duas passagens gratuitas diárias (uma de ida e outra de volta). A tarifa unitária custará R$ 1,00.




Segundo o prefeito de Juazeiro Dr. Santana, a implantação dos teleféricos em Juazeiro do Norte ajudará no desenvolvimento turístico da cidade. “Nós pretendemos implantar um teleférico no Horto e aproveitamos esta vinda ao Rio de Janeiro para manter contatos com empresários, com grupos que trabalham com este tipo de transporte, para que participem do Chamamento Público para o teleférico de Juazeiro”, ressaltou.
Segundo Santana acrescentou, todas as experiências deverão ser avaliadas para saber qual deles se identifica com a realidade do Município, que recebe mais de um milhão de visitantes, por ano, em função das grandes romarias.

Com informações no site:  http://www.supervia.com.br/teleferico.php
Publicado em Cidades

2 comentários:

  1. Fonte: Site VejaJuazeiro.com.br
    Thiago.

    ResponderExcluir
  2. Nossa mil desculpas...adorei a materia,bastante explicativa sobre o assunto.parabens.

    ResponderExcluir