domingo, 23 de outubro de 2011

Luzeiro do Sertão precisa ser incluído no turismo local



Iniciada em 1999, o Luzeiro possui altura de 112 metros, assinada pelo arquiteto Muniz Deusdará, que assim descreveu o monumento:
“A ergue-se aos céus o grande luzeiro é a torre da basílica imaginária. Basílica imaterial onde a abóboda celeste é sua nave. Basílica sem paredes, sem portas, sem limites. O minério laminado ganha forma com o corte preciso do plasma e as soldas embutidas. Tubos transformam-se em esfera. Solta no ar, livre da gravidade visual, paira soberana a grande cruz. Toda branca reflete as cores do dia e transforma-se em farol com a chegada da noite. Sete estágios, sete geometrias, sete níveis separando o sagrado do profano. Geometria matemática materializada em aço. Elo conector do mundo conhecido com o que sonhamos conhecer.”
 

A torre só foi inaugurada de fato em Agosto de 2005, pelo então governador Lucio Alcântara, na época, a torre foi benta pelo Padre Zezinho, de São Paulo, e ficou ou deveria ter ficado como símbolo do nordestino.
“A Igreja e o poder publico, precisam correr e inserir o Luzeiro no  roteiro da Fé dos romeiros” dizem moradores próximo a torre.
Infelizmente, o local deveria hoje ser um belo e grandioso espaço de lazer e visitação, mas foi esquecido pela sociedade, e escarnece no ponto onde Juazeiro surgiu, o marco zero. Apesar disso, a prefeitura se compromete em manter o lugar ou a torre sempre acesa, justificando ao menos o seu nome.

O local também não possui infra-estrutura, segurança, acessibilidade e a mobilidade para os milhões de romeiros que chegam são imputadas. O lugar é muito freqüentado por usuários de drogas, que se aproveitam da pouca iluminação para praticas ilícitas.

Alguns metros à frente, sentido centro, as obras do que será o Centro Multiuso do governo do estado e município, tem obras a todo vapor. O que já poderá incentivar os visitantes, já que o prédio devera funcionar como órgão publico e conseqüentemente trazer maior fluxo de pessoas. 



Comentário: Temos um precioso e caro equipamento para o turista, guardada, escondida, mas mal aproveitada, a torre do luzeiro sendo revitalizada, trará sem duvidas um grande ponto de visitação. E futuramente, com um teleférico, o Luzeiro se tornara um dos lugares mais movimentados do interior.

Raramente se encontra uma obra deste porte nem mesmo em capitais do mundo todo. Seria visitada tanto quanto as igrejas e o horto em Juazeiro do Norte.  Um elefante branco, que pode se tornar com boa vontade e amor pelo Juazeiro, um belo lugar. Fica a dica para os governantes, legislativos e também para a Igreja, ambos, querendo, resolve. 

fonte:vejajuazeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário