quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Segurança será reforçada em divisas interestaduais do NE

ENCONTRO DE SECRETÁRIOS
Encontro do Grupo Gestor Integrado de Divisa Segura aconteceu no Memorial Padre Cícero e dá continuidade à integração dos Estados nordestinos
ELIZÂNGELA SANTOS
Clique para Ampliar
A facilidade para conseguir armamento junto ao tráfico é constatada pelas Polícias
JOSÉ LEOMAR
Clique para Ampliar
Comerciantes de explosivos estão sendo recadastrados como forma de fechar o cerco contra a criminalidade
Juazeiro do Norte. A integração da segurança pública para o combate interestadual da criminalidade foi debatido na manhã de ontem, no Memorial Padre Cícero, em Juazeiro, no Encontro do Grupo Gestor Integrado de Divisa Segura. A meta é fortalecer a segurança nas áreas de divisas entre os Estados do Nordeste. O trabalho foi idealizado pelo secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) do Estado do Ceará, Francisco Bezerra, que abriu o evento. Participaram representantes das secretarias de segurança dos Estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Alagoas, Paraíba e Pernambuco, entre outros Estados.

De acordo com o secretário, o trabalho começa a surtir efeito com a prisão de quadrilhas especializadas e no combate ao tráfico nesses estados.

A quarta reunião técnica está sendo realizada no Ceará. A primeira delas aconteceu em Sousa, na Paraíba; a segunda em Mossoró, no Rio Grande do Norte; e a terceira em Petrolina, no Estado do Pernambuco. Para a coordenação do evento, que apresentou de início um vídeo institucional sobre a Polícia no Estado do Ceará, o momento servirá principalmente para a troca de informações, já que essa abertura tem possibilitado e fortalecido o desempenho das atividades, no compartilhamento de dados essenciais para combater as organizações criminosas na região.

Integração
Segundo o subsecretário da Segurança Pública e Defesa Social do Rio Grande do Norte, Airton Ferraz, o objetivo dos encontros tem sido inicialmente a integração do sistemas de segurança. Passam a fazer parte das reuniões técnicas os Estados do Piauí, Sergipe e Bahia para também fazerem parte do grupo. Ele destaca principalmente a iniciativa de melhorar a segurança pública dos cidadãos que residem nas regiões de fronteiras dos Estados e no interior.

Ferraz ressalta os investimentos feitos nos últimos anos, na segurança pública do Ceará. Os Estados, segundo Ferraz, tem feito um esforço para melhorar a presença da Polícia no interior. A troca de informações e dados que cada Estado detém a respeito da atuação da criminalidade tem sido um dos pontos compartilhados entre a inteligência das Polícias de cada Estado da região.

Para o subsecretário, foi iniciada na semana passada uma fiscalização, juntamente com o Exército, com os comerciantes de explosivos. "Estamos nos voltando a fazer um cadastramento desse comércio na região Nordeste", diz ele.

De acordo com o subsecretário, essa integração tem sido uma das alternativas para melhorar a segurança pública. O problema do efetivo da Polícia tem sido um dos entraves para poder desenvolver um trabalho mais eficaz no seu Estado. Essa situação, segundo ele, só poderá ser resolvida a longo prazo, com a realização de concurso, o que poderá durar até dois anos, até a efetivação.

O secretário de Segurança, Francisco Bezerra, afirma que os contatos feitos com os Estados que fazem divisas com o Ceará tem acontecido de forma constante. Ele disse que esses encontros têm sido ampliados, com as secretarias mesmo daqueles que não fazem divisas. O trabalho foi iniciado em julho.

Ação conjunta
Formas conjuntas de operações integradas nas zonas de divisas foram traçadas, com efetivos compartilhados das secretarias e o compartilhamento de inteligência policial. "Por meio desse compartilhamento de inteligência, conseguimos no Ceará e temos conhecimento de outros Estados da divisa, êxitos nas prisões de quadrilhas, principalmente especializadas em assaltos a bancos, roubo de cargas e tráfico de drogas", admite.

Segundo os levantamentos realizados pela Delegacia de Roubos e Furtos, no Estado do Ceará, mais de 60 pessoas, desde o início do ano, já foram presas com envolvimento direto em crimes contra o patrimônio.

No caso, assaltos contra estabelecimentos bancários e caixas eletrônicos. Porém, conforme o secretário Francisco Bezerra, as ações se estendem a todas as formas de atuação do crime organizado.

AÇÃO EFETIVA

Apreensão de armas cresce 75%
As ações em conjunto das Polícias são fundamentais para viabilizar o trabalho dentro dos Estados
Juazeiro do Norte A facilidade de se adquirir uma arma nas ruas deste Município fez com que o estudante de uma escola estadual chegasse na sala de aula armado com uma pistola. E mais, para ameaçar dois colegas de morte. Mesmo com essa realidade, este ano, em relação ao mesmo período do ano passado, houve um aumento de 75% na apreensão de armas em Juazeiro do Norte. O mesmo percentual não é acompanhado pelo Cariri, que chega a 43%.

Mas o secretário afirma que se bateu recordes na apreensão de drogas este ano. No caso da maconha, foram 677% a mais do que o ano passado no Estado, o equivalente a mais de 2 toneladas. No caso da cocaína, foram 125% a mais de apreensão e mais de 80 mil pedras de crack. "Então, podemos ver que a extensão da ação policial se dá em todas as formas de crimes das organizações criminosas" enfatiza. De acordo com Fernando Bezerra, o grande número de armas apreendidas tem demonstrado a operacionalidade da polícia. Ele destacou a ação preventiva da polícia em apreender a arma do estudante, dentro da escola. As ações em conjunto com as polícias têm sido fundamental para facilitar a afinidade de efetivos e desenvolver o trabalho dentro dos Estados.

As reuniões entre os Estados têm acontecido com frequência, em intervalos de dois meses, no intuito de dar andamento ao processo de integração. Essa colabo-ração conjunta, diz Fernando Bezerra, é acima de tudo uma troca de experiências e meses de conversa. "Era uma realidade que afligia os Estados e agora chegamos a soluções para o combate da criminalidade de forma mais eficaz", afirma. A atuação se dá por meio da identificação de prioridades para se obter maior êxito nas operações. Ele destaca o fortalecimento do policiamento no interior, inclusive, com a disponibilização de duas, das três aeronaves da Polícia para atuarem em locais estratégicos. Além disso, será iniciado o trabalho com o combate tático rural para enfrentamento de alto risco. Começará com 40 homens, para fortalecer as regiões de divisa. As reuniões com os titulares da Segurança dos Estados fronteiriços são parte da estratégia da SSPDS-CE de fortalecer as ações de segurança no interior.

Mais informações

Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará - Av. Bezerra de Menezes, 581
Telefones: (85) 3101. 6517/6518


Elizângela santos
Repórter

Nenhum comentário:

Postar um comentário