domingo, 9 de outubro de 2011

Omissão da Cegás alimenta comercio clandestino Combate a venda clandestina de gás natural será intensificada em Juazeiro do Norte


Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), em operação conjunta com o Departamento do Consumidor de Juazeiro do Norte, apreendeu aproximadamente 300 botijões, em ação de fiscalização realizada na semana passada, em Juazeiro do Norte, Ceará. Segundo informações do mercado, existe na região chamada de Triângulo Crajubar (municípios de Crato, Juazeiro e Barbalha), 10 revendas não autorizadas para cada legalizada.

Durante a quinta reunião do Comitê Nordeste II do Programa Gás Legal, realizada no Auditório do Hotel Verde Vale, último dia 6, em Juazeiro do Norte, o Coordenador Nacional do Programa Gás Legal, Aurélio César Nogueira Amaral, afirmou que “a ANP está ciente da gravidade do problema na região e vai intensificar as ações de fiscalização”.

O Comitê Nordeste II do Programa Gás Legal é responsável pela proposição e a execução de ações de fiscalização nos mercados do Maranhão, Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte. O Programa Gás Legal, que é coordenado pela ANP, foi lançado em setembro deste ano, com o objetivo de combater o comércio irregular de gás de botijão (GLP) e conta com a participação do Ministério Público, Procons, Secretarias de Fazenda, Corpo de Bombeiros, prefeituras, sindicatos e entidades que representam de agentes econômicos.

DN


Este mercado só existe por que a Cegás não faz os investimentos necessários para a distribuição de Gás na RMC através de dutos exclusivos tornando as atividades com botijões mais caras e dispendiosas e consequentemente anti-economicas para os praticantes.
Somos defensores da construção de um Gasoduto entre Pacajus-RMC, e enquanto isso não for possível da imediata construção de uma Estação de Regasificação em Missão Velha - permitindo que o Gás liquefeito seja transportado pela Ferrovia Transnordestina até o proposto local e em seguida distribuido por canalização através de ramais com dois troncos principais: 1- MV-Vírgilio Távora-JN(centro)-Crato-Batateiras-CE386 permitindo o consumo nas industrias de tijolos daquele polo; e 2-MV-Castelo Branco-Parque Ecologico-Ailton Gomes-Barbalha-Nassau.
 
fonte:juanews

Nenhum comentário:

Postar um comentário