segunda-feira, 20 de junho de 2011

COLUNA CARIRI DESTE DOMINGO, 19 NO O POVO


BANCO BURITI
Uma novidade muito interessante surge em Mauriti. O Banco Buriti. Uma espécie de instituição financeira, de cunho popular, que tem por objetivo básico incentivar o microcrédito. Para participar, os produtores procuram o banco e fazem seus negócios. A moeda do banco é o Grão. Uma ideia incentivada pela prefeitura Municipal em parceria com outras instituições. O Banco Palmas, de Fortaleza, é o grande inspirador desse projeto em Mauriti.



ZONA AZUL

A prefeitura de Juazeiro do Norte está instalando a Zona Azul, nas principais ruas do centro da cidade. O projeto visa desafogar as vias centrais, que ficam congestionadas regularmente. Com essa instalação os primeiros sinais foram positivos. Condutores e comerciantes estão aplaudindo e aprovando a ideia. Agora, os veículos não ficam o dia todo ocupando um só espaço. Há mais rotatividade no trânsito, o que é bem melhor.



ESCOLA

No próximo dia 24 de junho, o governador Cid Gomes e o prefeito José Leite, de Barbalha, inauguram a Escola Estadual de Ensino Médio Almiro da Cruz, no Sítio Santana. A construção da escola segue o padrão estabelecido pelo MEC. A nova escola recebeu recursos do Tesouro do Estado e do Governo Federal. Os estudantes vão dispor de biblioteca, laboratórios de línguas, informática e de ciências (química, biologia, física e matemática), além de espaço para o grêmio e quadra poliesportiva.



ESPORTE

O Sindicato dos Comerciários está realizando o 8° Campeonato da Independência. A competição se dá todos os domingos, no Clube dos Comerciários. Este domingo,será a segunda rodada, com quatro jogos.



CEO CRATO

O CEO Crato vem reforçando o atendimento à população. Atualmente, 13 municípios são atendidos. O diretor do CEO, Walter Brito, lembra que um dos destaques é a colocação de próteses com 1.911 no total.



PROJETOS SOCIAIS



UNIVERSIDADE PATATIVA DO ASSARÉ

Inserção social com arte e empreendedorismo para famílias carentes de Juazeiro do Norte. Com esta visão, foram lançados projetos de sustentabilidade ambiental com inauguração de um posto Ecoelce e o Ecocidadania - no Complexo de Ações Integradas de Projetos Sociais da Universidade Patativa do Assaré (UPA). A Oficina de Reciclagem de Garrafa Pet, que faz parte do projeto Ecocidadania, também foi aberta. Cerca de mil garrafas serão tiradas do meio ambiente todos os dias. Estão incluídas no processo de aquisição do material, inicialmente, as cidades de Juazeiro do Norte e Barbalha. Outro projeto foi o de Incentivo à Agricultura Familiar, no Sítio Passagem Rasa, no município juazeirense. Também haverá o Programa Integrado de Produção de Derivados de Leite, a ser inaugurado no Sítio Malhada, no Crato (Distrito de Ponta da Serra). O projeto desenvolvido com a reciclagem de pet, em Juazeiro, vai beneficiar principalmente as famílias dos bairros Vila São Francisco e Vila Nova. Na UPA, a oficina de reciclagem é iniciada com oito famílias.



CONSUMIDOR

O Decon no Crato e o Conselho Regional de Educação Física da 5ª Região firmaram um Termo de Ajustamento de Conduta com academias de ginástica do Crato visando melhorar o funcionamento das academias. O TAC teve início a partir de uma representação apresentada ao Decon pelo presidente do Cref5, Paulo Soares.



AEROPORTO

COMPANHIA AÉREA AZUL EM JUAZEIRO

A companhia aérea Azul iniciou operações no aeroporto Orlando Bezerra, em Juazeiro do Norte. Com esta são três companhias a operar voos em nossa região.


AUTOMÓVEIS

A Cevema Fiat realizou um feirão de automóveis, em sua sede, em Juazeiro do Norte. O feirão foi movimentado, e confirmou o bom momento que vive a economia regional. “O Cariri cresce e se destaca no cenário estadual, e o setor de automóveis não fica atrás”. A avaliação é de Tadeu Alencar,diretor-presidente da Cevema.



SAÚDE OCULAR

ACUIDADE VISUAL
A Casa dos Relojoeiros vem desenvolvendo, no Cariri, um projeto de melhoria da saúde ocular. Trata-se de um projeto de acuidade visual, teste gratuito que pode ser realizado em todas as pessoas. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), se não for realizado um trabalho oftalmológico preventivo, até 2020 mais de 100 milhões de pessoas podem perder a visão.

EM ALTA

MAURITI

Criação do Banco Buriti, para incentivar o microcrédito no município de Mauriti



EM BAIXA

ACADEMIAS

O Cref5 realizou fiscalização nas academias do Crato, tendo constatado uma série de irregularidades


EM DESTAQUE
O GOVERNADOR

Cid Gomes, na noite da última quinta-feira, em Juazeiro do Norte, participou da inauguração da 73ª escola em seu governo. O novo equipamento deve atender a 540 alunos.

fonte:jornalopovo

Nenhum comentário:

Postar um comentário