domingo, 26 de junho de 2011

Gastronomia segue tendências nacionais





O setor gastronômico tem se consolidado no Cariri e oferecido serviço de infraestrutura e menu sofisticados
Clique para Ampliar
Setor está em crescimento na região e tem atraído muitos investidores. Tem se evidenciado com a melhoria dos serviços e da infraestrutura, temperados pela criatividade regional
FOTOS: ELIZÂNGELA SANTOS

Juazeiro do Norte Novos investimentos, cursos, aperfeiçoamento, parcerias institucionais e projetos mais ousados, que incluem desde pratos com a culinária local a nomes inspirados nos animais pré-históricos. Este perfil traz à tona uma nova realidade para o mercado gastronômico. Em Juazeiro, vários restaurantes buscam um novo perfil de atendimento ao consumidor de gosto mais apurado.

O presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), no Cariri, José Bezerra Feitosa Júnior, afirma que o Cariri chegou a participar, pela primeira vez, do primeiro festival de gastronomia, em Juazeiro, sendo incluído no circuito nacional. Ele ressalta a qualidade que os restaurantes vêm obtendo nos últimos anos, com a ampliação e o acompanhamento da tendência das grandes cidades do País.

Para as professoras do curso Técnico de Cozinha, Lívia Cavalcante e Regina Célia Gomes Garcia, do Centro Vocacional Tecnológico (CVT), sediado no Crato, e o único na região, uma grande quantidade de alunos é de Juazeiro. E isso inclui os proprietários de restaurantes.

Os novos empreendimentos do setor vêm cumprir um cardápio variado para atender à demanda que também se ampliada a cada dia. São desde comidas chinesas, japonesas, italianas ao cardápio regional, tudo dentro de um processo de evolução e aperfeiçoamento, segundo as professoras. "Cada vez mais se exige a especialidade dos setores e o Cariri caminha para essa profissionalização", diz José Bezerra. E essa tendência ocorre desde os pratos aos serviços à la carte oferecidos pelos restaurantes locais.

Os pratos regionais são incrementados. Lívia Cavalcante destaca a criatividade da cozinha caririense. São pratos que recebem os produtos regionais, como a manga, pequi, caju e mandioca, isso dentro do que ela chamam de alta gastronomia.

A cozinha contemporânea toma espaço na região que antes não se falava em sofisticação do paladar caririense. A associação, segundo José Bezerra, tem o papel primordial de fortalecer o segmento e capacitar a mão de obra à altura dos turistas e clientes da região.

O primeiro evento de gastronomia contou com a participação de 20 restaurantes. O presidente antecipa que o próximo ano ampliará o número de participantes. Ele diz ainda, que a Abrasel Cariri está negociando um Guia do Sabor - suplemento publicado pelo Diário do Nordeste sempre às sextas-feiras, pela primeira vez com restaurantes e afins da região.

Os avanços na gastronomia regional têm direcionado abertura de casas temáticas. A próxima delas deverá ser de um restaurante mexicano, diz o presidente da Abrasel, no Cariri. "Acredito que o crescimento será grande. Empresários estão nos procurando como associação para entrar na região", diz.

Mudança
Para o empresário Francisco Araújo, o nível dos restaurantes mudou sensivelmente em Juazeiro, não só de qualidade, mas em termos de quantidade. "Já estou considerando a Lagoa Seca uma ilha gastronômica que tem melhorado bastante. Não esperava que isso fosse tão rápido", ressalta o empresário. Um dos fatores mais importantes foi o nível cultural de pessoas que estão vindo para a região. Conforme ele, são mais exigentes e com maior poder aquisitivo.

Os empresários Breno Fernandes e Waldemir Alencar apostaram na região. Com um dos mais sofisticados investimentos na área da gastronomia, o Restaurante Marco Polo foi instalado no Bairro Lagoa Seca. Breno afirma que a iniciativa veio a partir de uma carência do setor na região, ao mesmo tempo em que o próprio potencial se apresenta para a área. "A gente tenta acompanhar esse processo de transição econômica que a região passa e estamos disponibilizando um produto bem refinado e um restaurante de nível muito bom para a região", diz.

Há seis meses em Juazeiro do Norte, Waldemir afirma que a casa está muito bem avaliada e aprovada pela região. O conceito do empreendimento está dentro dos padrões dos grandes centros urbanos, no que diz respeito ao ambiente, sofisticação e conforto. Tudo foi pensado para este resultado, inclusive o projeto arquitetônico. (E.S.)

MAIS INFORMAÇÕES AbraselAv. Gov. Plácido Aderaldo Castelo, 220
Sala 10 - Lagoa Seca; (88) 3512.3403
abraselcariri@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário