sábado, 10 de setembro de 2011

Arquidiocese do Cariri com sede em Juazeiro.




Semelhante ao processo de desenvolvimento marcado pela conurbação no litoral de Pernambuco, com Recife crescendo na direção de Olinda e Jaboatão e não o contrário, consolidando o Recife como o mais importante centro metropolitano do Nordeste, no Vale do Cariri, Juazeiro tem crescido na direção de Crato e Barbalha e não o contrário, consolidando o Juazeiro como centro metropolitano do Cariri.

Diante do ocorrido em Pernambuco, em 26 de julho de 1918, o papa Bento XV, o mesmo que criou a Diocese de Crato, transformou a Diocese de Olinda, fundada em 16 de novembro de 1676, portanto 242 anos antes, em Arquidiocese, com sede no Recife. Supremacia do Recife anulou o mérito de antigüidade de Olinda e o fator de proximidade geográfica, muito menor entre as duas cidades do que os 12 quilômetros que separam Juazeiro e Crato.

Procedimento igual precisa ser adotado agora por Bento XVI com a Arquidiocese do Cariri no Juazeiro.Aparecida do Norte, localizada no Vale do Paraíba(SP), e Juazeiro do Norte, que fica no Vale do Cariri (CE), são os dois maiores centros de peregrinações de católicos no Brasil. Desde 19 de abril de 1958, Aparecida é sede de Arquidiocese Metropolitana, criada pelo papa Pio XII, por desmembramento da Diocese de Taubaté, fundada em 7 de junho de 1908, pelo papa Pio X.

Com essa decisão, a Diocese de Taubaté passou a integrar, como integra até hoje, a Arquidiocese Metropolitana de Aparecida.Embora pequena (35 mil habitantes), Aparecida é sede do Santuário Nacional Mariano e recebe, anualmente, mais de cinco milhões de romeiros católicos vindos de todo o Brasil. Juazeiro do Norte recebe 3 milhões por ano e possui 250 mil habitantes.

Aparecida do Norte, é para a Igreja, um dinâmico e grandioso centro apostólico que exige tratamento diferenciado, como é o caso do Juazeiro. Em todos os sentidos - histórico, demográfico, sociológico, econômico, político, cultural e religioso - mais do que qualquer outra cidade do Interior do Ceará, Juazeiro está preparado e condicionado para ser sede de província eclesial. Sem embargo, a criação da Arquidiocese do Cariri, com sede em Juazeiro, seria, finalmente, embora tardio, o reconhecimento público da Igreja de Roma à grandiosa obra evangelizadora do Padre Cícero, que mantém milhões de brasileiros absolutamente fiéis à Igreja Católica.

Um legado extraordinário. Como avaliou o Padre Azarias Sobreira em uma entrevista:

“Padre Cícero evangelizou todo o Nordeste. E sua palavra de fogo, secundada por uma vida de renúncia a toda prova, sacudiu o torpor espiritual das massas, despertou as consciências adormecidas, fez fundações de largo descortino e abriu nova era nos fastos religiosos do polígono das secas”.Com o papa Bento XVI demonstrando desapreço e excluído Juazeiro da rota turística religiosa, a cidade vem perdendo grandes oportunidades, falta interesse e iniciativa em favor do Padre Cícero por parte do papa.

Diferente do povo do Nordeste já canonizado santo, cujos devotos se estimam em mais de 52 milhões em todo o País, chegou a hora do povo se mobilizar e o Vaticano reconhecer, agradecer e proteger essa valiosa herança, institucionalmente, criando e instalando a Arquidiocese do Cariri em Juazeiro do Norte, para mais eficiência pastoral ao maior centro de evangelização popular da América Latina.

Desse modo, Bento XVI estaria corrigindo o equívoco histórico de Bento XV e incorporando esse vivo, rico, sólido e monumental legado cristão construído pelo Padre Cícero, desprezado e rejeitado pela cúpula católica no Brasil ao longo de 104 anos, mas agora aceito e agregado ao patrimônio universal da Igreja de Roma.

Thiago Aguiar
Fontes de pesquisa: Wikipédia, O POVO, Diário do Nordeste e Jornal do Cariri.

Nenhum comentário:

Postar um comentário