sábado, 10 de setembro de 2011

Operação Romeiro quer devolver espaços dos fiéis ocupados por barraqueiros



O comando da Operação Romeiro está empenhado na retomada dos espaços dos fiéis que foram ocupados pelos vendedores ambulantes com prejuízos para a movimentação dos peregrinos em Juazeiro do Norte. Trata-se do novo plano de reestruturação e reorganização dos espaços públicos nas romarias, que visa desobstruir as ruas. “Está sendo executado a partir desta quinta-feira”, segundo informou o Secretário de Turismo e Romarias, José Carlos dos Santos.
Ele disse que a determinação vai atingir oito ruas em áreas próximas à Basílica Menor de Nossa Senhora das Dores e Capela do Socorro. São as ruas Padre Cícero, São José, em frente ao Museu, São Pedro, Santa Rosa, o quarteirão final da Cruzeiro, Rua da Matriz, ao lado do SESC, e as Avenidas Floro Bartolomeu e Leandro Bezerra, em frente ao Memorial. A ordem é remanejar todos os camelôs para os boxes do Centro de Apoio ao Romeiro e pontos da Praça do Socorro.
O trabalho é coordenado pela SETUR com a participação das Secretarias de Segurança, do Meio Ambiente e Serviços Públicos e apoiado pela Polícia Militar e uma equipe da Guarda Civil Municipal, que fiscaliza esses trechos a fim de evitar a instalação das barracas. De acordo com Zé Carlos, a intenção do prefeito Dr. Santana é ver as ruas livres e desobstruídas em nome de mais espaços para a circulação dos romeiros. No primeiro momento, já obteve total apoio dos moradores da Rua São José.
Muitos disseram que já não suportavam mais tantos barraqueiros impedindo, inclusive acesso dos veículos às suas garagens, sendo que a maioria vem de outras cidades. Esse processo de retomada das ruas é paulatino e já vem desde o primeiro ano da gestão de Dr. Santana. Outra novidade este ano é a integração da Promotora de Justiça, Alessandra Magda Monteiro, ao grupo da operação romeiro, em nome do Ministério Público, para ajudar na melhoria do acolhimento aos fiéis e ver a questão social dos muitos pedintes.
SETUR – Secretaria de Turismo e Romarias

Nenhum comentário:

Postar um comentário