Ensino superior
Juazeiro do Norte A conquista da Universidade Federal do Cariri (UFCA) está cada vez mais perto de acontecer. Uma reunião será realizada às 16 horas de amanhã, entre o relator do Projeto de Lei 2.208-A, o deputado federal Ariosto Holanda, o diretor do campus da UFC no Cariri, Ricardo Ness, e integrantes de uma comissão formada por professores, alunos e funcionários que já vem trabalhando no sentido de agilizar os trâmites para a criação da nova instituição na região, anunciada no ano passado pela presidente Dilma Rousseff.
A reunião, que acontece em Fortaleza, será presidida pelo reitor da UFC, Jesualdo Farias. A expectativa é que, até o meio do ano, o projeto já tenha passado pelas comissões de Educação e Justiça da Câmara e aprovado pelos deputados.
No projeto de lei para a criação da nova universidade, a segunda federal do Estado, já consta o repasse de todos os patrimônios pertencentes à UFC para o Cariri. Os servidores, inclusive, passam a fazer parte da nova instituição. Atualmente, o campus tem uma área equivalente a 20 hectares, que foram doados pela prefeitura local. Agora, com o projeto, está sendo solicitado mais 40 hectares.
Segundo o diretor do campus da UFC no Cariri, Ricardo Ness, mesmo com uma grande valorização da área após a implantação dos cursos e mais outras faculdades particulares nas proximidades, a Prefeitura local vem providenciando o encaminhamento desse processo. Ele afirma que a doação do terreno deve ser encaminhada em breve pela administração à Câmara Municipal para ser aprovado. A meta é de que a universidade possa ser inaugurada em 2014.
Pelo menos R$ 28 milhões já foram assegurados para a criação dos novos campi de Brejo Santo e Icó, que farão parte da instituição, que terá sede em Juazeiro do Norte. A proposta é iniciar o processo de encampação do campus da Universidade Federal do Ceará (UFC), campus Cariri e agilizar a infraestrutura necessária para receber a nova universidade.
Ricardo Ness diz que os componentes dos grupos de trabalho vão discutir, na reunião, o projeto com o deputado e colaborar da melhor maneira, dentro dos processo de adequação, na construção de uma identidade para a nova instituição de ensino.
A UFC no Cariri funciona de forma multicampi, nas cidades de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha. O maior campus está localizado em Juazeiro do Norte, com 9 dos 11 cursos que irão compor a UFCA, em princípio.
Para dar uma dinâmica maior ao processo, o diretor afirma que foram criados no campus da UFC sete grupos de trabalhos com professores, alunos e servidores, no sentido de traçar o novo perfil da nova universidade. Já vem sendo levantadas questões relacionadas aos aspectos acadêmicos, organizacionais, além do projeto de desenvolvimento institucional.
Comissão de Implantação
Mas, haverá uma Comissão de Implantação, autorizada pelo Ministério da Educação. De certa forma, segundo ele, o processo já vem se adiantando. Será esta equipe autorizada pelo Ministério que irá se responsabilizar pela criação do estatuto, regimento e formalização da UFCA.
O deputado informou que, ainda neste mês, pretende concluir seu parecer e devolver o projeto à Comissão de Educação da Câmara. "Antecipo que vou relatar o projeto de modo favorável à criação da UFCA, mas também quero, se possível, melhorar o projeto e ouvir os professores da Universidade", disse Ariosto Holanda. Também virão ao encontro, em Fortaleza, para discutir o projeto da UFCA com o reitor e o deputado a vice-diretora da instituição, Suely Chacon, os professores Joaquim Torres, Alberto Teixeira, dentre outros.
Ariosto Holanda disse que todas as comissões da Câmara, inclusive a de Educação, somente foram constituídas na quarta-feira da semana passada, e que, na próxima quinta-feira recebeu oficialmente a designação de relator do PL 2.208-A, que trata da criação da UFCA por desmembramento da UFC e de outras providências.
O secretário de Educação Superior do Ministério da Educação, Amaro Henrique Pessoa Lins, agendou reunião com o deputado no dia 22, para discutir o projeto de criação da Universidade Federal do Cariri, em Brasília.
ELIZÂNGELA SANTOSREPÓRTER
Fonte:DN
Nenhum comentário:
Postar um comentário