sábado, 17 de março de 2012

Juazeiro começa amanhã festejos ao Padre Cícero

Aniversário de nascimento

Clique para Ampliar

A ExpoCícero traz relíquias e demais objetos que rememoram o Padim
FOTO: ELIZÂGELA SANTOS
A fé, o trabalho e o desenvolvimento econômico de Juazeiro são heranças de seu fundador, Padre Cícero
Juazeiro do Norte O aniversário dos 168 anos do Padre Cícero será comemorado com festa durante uma semana. Começa amanhã, às 19 horas, com encontro de corais e a abertura da ExpoCícero, a 30ª Semana do Padre Cícero, que vai até o dia 25 de março, data posterior ao aniversário de nascimento do sacerdote. A abertura será no Memorial da cidade. A corrida Padre Cícero acontece no encerramento, com a participação de atletas de vários Estados, saindo da Praça da Sé no Crato, até Juazeiro.

A largada será às 8 horas. O encontro dos corais contará com a participação dos grupos da Universidade Federal do Ceará (UFC), Fênix, Crianças do Orfanato Jesus, Maria, José e do Colégio Êxitus. Durante a semana serão realizados debates, lançamentos e festejos no bairro Socorro e em toda a cidade.

As festividades alusivas ao padre foram iniciadas por meio de iniciativa popular, sendo a mais famosa delas, um show com artistas locais, numa tradicional seresta na noite que antecedo o dia 24, data do aniversário, iniciada por Nair Silva, e depois o corte do bolo comunitário.

No dia 20, acontece a tradicional missa do Padre Cícero, no Socorro, e já se insere na programação como um momento especial. Esse é o dia em que a cidade recebe mais romeiros durante a visita, tanto do Cariri como de outros Estados, que costumam estar presentes nas celebrações mensais. Essa é uma semana de comemorações, segundo a Secretaria de Turismo e Romaria, que acontece com a participação do maior número de pessoas da região. Os romeiros marcam presença maior na celebração da morte do padre, que acontece em 20 de julho.

O centenário da cidade ainda estará sendo lembrado dentro das comemorações da semana, e continua até 22 de julho. Tanto que deverá estar sendo lançada uma coleção de 100 cordéis, entre clássicos e inéditos, neste período do aniversário, com a temática da historiografia de Juazeiro e das romarias.

O livro sobre o poeta Pedro Bandeira também estará sendo lançado no dia 22, com o título "O Poeta Pedro Bandeira Mostra Juazeiro ao Mundo". O lançamento está sendo coordenado pelo professor Franco Barbosa, também escritor, que pesquisou entre mais de mil cordéis e trabalhos publicados do poeta, seguindo a própria metodologia de edição de seus livros. Cada capítulo terá um tema específico. O projeto tem como meta levar a poesia popular às novas gerações, evidenciando o valor dos poetas e repentistas.

A missa do dia 24 será realizada às 6 horas, e, no final da tarde, acontece a Procissão das Flores, saindo da Sociedade Padre Cícero, às 17 horas.

Durante a semana, continuam os debates, mesas redondas e homenagens voltados para o padre, com uma mesa redonda, no dia 21, trazendo o tema "Padre Cícero Incentivador das Artes, Ofícios e Saberes Populares", no Memorial. Uma feira de artesanato estará sendo realizada fora do espaço. Em seguida, acontece o IV show com Cantores de Deus e do Padre Cícero.

Os debates serão abertos com a participação dos escritores e historiadores Geraldo Menezes Barbosa, Renato Dantas e Danielle Medina.

O V Fórum Padre Cícero, será nos dias 22 e 23, no Colégio Salesiano. O foco das discussões estará em torno do sacerdote, com a participação da irmã Annette Dumoulin. A fé, o trabalho e o desenvolvimento econômico e cultural da cidade, com o incentivo do Padre, serão temas de debate no encerramento do Fórum, com a irmã Annete, os professores Océlio Teixeira e Sandro Leonel. O evento terá como mediador o radialista João Hilário.

Na noite do dia 23, segundo o secretário de Turismo e Romaria, José Carlos dos Santos, serão realizados três momentos reservados ao encontro com as famílias, na Praça do Socorro, a XXIV Seresta Padre Cícero, e os parabéns ao Padre Cícero, acompanhado de um bolo gigante e show pirotécnico.

Para José Carlos, esse é um momento diferenciado. Durante a ExpoCícero, serão expostos livros, cordéis, relíquias do sacerdote. "O Padre Cícero sempre gostou de comemorar o seu aniversário. Tanto que festejou os seus 90 anos com grande festa na cidade. Esse dia foi feriado e começou com uma alvorada festiva e show pirotécnico, com um almoço servido em sua casa", afirma o secretário.

Mais informações:
Secretaria de Turismo e Romaria
Praça do Cinquentenário
Memorial Padre Cícero
Juazeiro do Norte (CE)
Telefone: (88) 3511.4040

ELIZÂNGELA SANTOSREPÓRTER

Nenhum comentário:

Postar um comentário