quinta-feira, 15 de março de 2012

Cariri registra expansão do setor de Gastronomia Clique para Ampliar

Bares e restaurantes
Clique para Ampliar
A cadeia de restaurantes no Cariri tem se qualificado com novos investimentos, seguindo o aquecimento da economia regional
FOTOS: ELIZÂNGELA SANTOS
Cerca de 780 estabelecimentos atuam em cidades do Cariri, segundo dados parciais da Abrasel
Juazeiro do Norte O setor gastronômico se encontra em plena expansão no Cariri, obtendo expressiva representatividade na economia local, com fortalecimento do turismo. Com essa visão, cinco cidades, inseridas no roteiro turístico do Ministério do Turismo e Secretaria de Turismo do Estado, estarão sendo beneficiadas com o Projeto de Qualificação, Aperfeiçoamento Profissional e Empresarial do setor de Gastronomia. Serão 75 empresas beneficiadas, 15 delas em cada cidade. O projeto começa a ser apresentado e será desenvolvido por meio de acompanhamento do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), sem ônus para os estabelecimentos.

A primeira apresentação aconteceu na última terça-feira, na cidade do Crato, com a presença de empresários do setor. A participação dos gestores, segundo o analista do Sebrae, Fábio Bezerra da Silva, que vem atuando junto à cadeia de hotéis, restaurantes e afins, que estão próximos dessa nova realidade gastronômica regional, tem surpreendido. O projeto de qualificação ainda inclui as cidades de Santana do Cariri, Juazeiro do Norte, Barbalha e Nova Olinda, que terão as apresentações até o dia 16. Cidades do Litoral do Estado, também inseridas no roteiro, serão beneficiadas.

O objetivo desse trabalho é proporcionar maior competitividade no mercado, do ponto de vista dos destinos turísticos, por meio da qualificação empresarial e dos profissionais ligados ao setor de alimentação. A meta é oferecer serviços com maior eficiência, criando um ambiente voltado para o conhecimento e novas experiências de mercado.

Serão seis meses de um trabalho que envolve desde um diagnóstico inicial, com levantamentos feitos com a clientela e os proprietários dos estabelecimentos, consultorias individuais, com técnicos especializados. Serão vários cursos, entre eles, um de gestão que já vem sendo realizado. No final, será elaborado um plano para implementar um roteiro turístico regional. Todas as viabilidades para que o plano seja seguido serão trabalhadas. Para isso, foi criado um comitê de gestão, formado por órgãos como o Sebrae, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Secretaria de Turismo, Abrasel, Fórum de Turismo e o Geopark Araripe.

Novas empresas
Nos últimos anos, os avanços no setor têm sido motivo de chamariz para novas empresas, inclusive franquias multinacionais, conforme o presidente Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), no Cariri, José Bezerra Feitosa Júnior. Ele afirma que exemplo disso é a vinda do Mc Donald´s, o Bob´s e Giraffas, que estão sendo implantados após a reforma do Cariri Shopping, e o Subway, já em funcionamento na cidade. Para ele, é uma nova exigência do mercado na região, que também tem buscado uma identidade na área, de preferência na questão da regionalidade do cardápio. Há também em funcionamento restaurantes especializados em alimentação oriental e italiana, que já tem a sua fatia de público.

A Associação conta atualmente com 40 associados, e está participando do projeto de qualificação. Há dois anos implantada no Cariri, tem atuado junto a órgãos como o Sebrae, no intuito de promover novas formas de gestão e qualificação dos restaurantes. O Sebrae vem investindo nesse segmento há 10 anos, e segundo o analista Fábio Bezerra, tem sido uma grande surpresa a mudança de visão empresarial, com novos investimentos, e que não deixam a desejar aos restaurantes qualificados de cidades maiores. "Agora, temos que buscar uma identidade regional, com pratos que referenciem a região", diz ele.

Alternativas
Atualmente, investindo no contexto cultural, já tem sido adotados nos restaurantes pratos como o "bodossauro" e a "pteropizza". São alternativas para atrair não apenas o consumidor local, mas principalmente o turista. Durante a primeira apresentação do projeto de qualificação, em Crato, Fábio afirma que o pequi foi uma das propostas para inserção do fruto regional em pratos como pequizada. "Já são proposta que vão surgindo, nessa busca do aperfeiçoamento e da identidade local", diz ele.

Mesmo sem uma estatística do número de restaurantes na região, Fábio Bezerra diz que segundo dados da Secretaria da Fazenda, no Estado, existem atualmente entre bares, restaurantes, hotéis, lanchonetes e afins 780 estabelecimentos. Para ele, essa é uma demonstração de uma realidade que está mudando, com os novos rumos que o setor têm tomado.

Mais informações:
Sebrae - Juazeiro do Norte
Rua São Pedro, S/N
Bairro Matriz
Região do Cariri
Telefone: (88) 2512.3322

ELIZÂNGELA SANTOSREPÓRTER

Nenhum comentário:

Postar um comentário