segunda-feira, 26 de março de 2012

Juazeiro do Norte-CE: Hora do Planeta voltará ao Horto neste sábado

Demontier Tenório
A edição 2012 da “Hora do Planeta” foi agendada para o próximo sábado, dia 31, na área em frente a estátua de Padre Cícero na Colina do Horto a exemplo de anos anteriores. Juazeiro do Norte será um dos núcleos quando o mundo irá mais uma vez celebrar a maior ação voluntária global em favor do meio ambiente. Telescópios estarão à disposição de todos que poderão ver as crateras e montanhas da Lua, as nuvens e principais luas do gigantesco planeta Júpiter, as fases de Vênus, as calotas polares de Marte e os fabulosos anéis do planeta Saturno.

A coordenação geral estima que mais de um bilhão de pessoas em todo o mundo ultrapassarão barreiras sociais, de raça, religião, cultura e geografia para se unirem num momento único de contemplação do planeta e celebração do seu compromisso para protegê-lo. Segundo o professor Valmir Martins de Morais do Núcleo de Astronomia do Instituo Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará em Juazeiro, o objetivo é refletir sobre o aquecimento global e os problemas ambientais enfrentados atualmente.



“Apagar a luz por 60 minutos é sinalizar que queremos dar nossa contribuição para a solução desses problemas, combatendo o desmatamento e aderindo a sustentabilidade”, sustentou. Conforme avisa, naquele dia, milhões de lares, estabelecimentos comerciais, industriais, de serviços e monumentos em todos os continentes apagarão suas luzes. Para tanto, o professor Valmir convoca os juazeirenses a aderirem à iniciativa e os interessados podem comparecer ao Horto.

Novamente aderindo ao movimento mundial em prol da conscientização da necessidade de mudanças que reduzam o aquecimento do planeta, o padre José Venturelle, administrador do Horto, irá apagar as luzes do monumento de Padre Cícero a partir das 20h30min. “Ali centenas de pessoas, preocupadas com o futuro da Terra, compartilharão sob o céu estrelado do Cariri outro momento único que é o olhar para mundos distantes”, finalizou o professor juazeirense.

Fonte:Miseria

Nenhum comentário:

Postar um comentário