quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Abaixo assinado cobra melhorias no aeroporto


Liderada por lojistas da região, campanha recolhe assinaturas para cobrar melhorias no aeroporto do Cariri

Juazeiro do Norte - Passam de 10 mil assinaturas o abaixoassinado realizado na região do Cariri, no intuito de fortalecer a luta por melhorias no Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes, neste Município. O impasse por reformas entre o Estado e a Infraero tem gerado polêmicas na região. Durante o período eleitoral, essa questão passou a ser um dos principais assuntos cobrados pela população aos postulantes dos cargos na Assembleia Legislativa e Câmara Federal, no Cariri.

Várias reuniões também foram realizadas entre integrantes da Infraero, Governo do Estado e representantes de instituições regionais, no intuito de avançar com as reformas necessárias no local. As principais melhorias estão voltadas para a ampliação do terminal e homologação da pista de pouso, para as aeronaves duplicarem o número de passageiros.

O abaixoassinado faz parte de uma campanha, iniciada no mês de julho, com uma caminhada com os prefeitos da região sul. As atividades vêm sendo desenvolvidas por meio de entidades como a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Sindicato dos Lojistas, Frente Municipalista de Prefeitos do Sul do Ceará e o Cariri Shopping, com adesão das entidades lojistas de Barbalha e Missão Velha e coleta nos municípios de Brejo Santo, Jardim, Caririaçu e Milagres. A ideia é que haja assinaturas de todas as cidades da região. O documento será repassado à autoridades.

O diretor social da CDL de Juazeiro do Norte, João Almeida de Carvalho, afirma que a campanha tem obtido avanços, mesmo sem recursos para investir no marketing. O número de assinaturas tem sido uma surpresa e está acima das expectativas. "Esse trabalho tem sido levado às igrejas, aos bairros da cidade e também nas escolas, e a imprensa também tem dado a sua grande contribuição", diz o comerciante.

Para o lojista, o grande intuito dessa campanha é conscientizar a sociedade da importância do equipamento para o desenvolvimento regional. "Estão subestimando isso, num momento em que a região tem tido avanços importantes e o número de usuários tem crescido a cada ano", diz ele. Este ano, a meta é fechar o atendimento em mais de 260 mil usuários dos serviços. Não há definição da data final da campanha de adesão da população, mas o diretor adianta que será apenas quando houver um número significativo de assinaturas. "O que queremos na verdade é que a sociedade seja co-participativa nesse processo, questione sobre essa realidade, fazendo um movimento de baixo para cima", explica Almeida.

Mês passado, foi enviado ofício ao ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, por entidades de classe de Juazeiro do Norte, como a CDL e o Sindilojas, além do prefeito municipal, Manoel Santana, solicitando intervenção junto à Infraero para a imediata e definitiva absorção do aeroporto e autorização da obra de instalação dos módulos operacionais, cujo processo de licitação foi concluído, tendo sido contratada empresa construtora. Essa reforma inclui melhorias nas instalações, desde o terminal à melhoria de banheiros, ampliando a capacidade de recepção.
"As entidades de classe não irão desistir em momento algum de lutar pelas melhorias para o Aeroporto Regional do Cariri. Esta bandeira somente será cessada quando formos atendidos", afirmou o vice-presidente da Câmara de Lojistas de Juazeiro do Norte, empresário Michel Araújo.

Envolto aos antigos problemas como homologação da pista, com avaliação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), ausência de resistência para pousos de aeronaves de grande porte, reforma e ampliação, além do impasse entre o Estado e a Infraero sobre pendências burocráticas relacionadas a um antigo convênio, desde o governo anterior, a população conclama os responsáveis a um comprometimento. A reforma prevista para esse semestre, com a construção dos módulos operacionais, ainda não foi iniciada. A previsão, caso a obra tivesse início em agosto passado, seria inaugurar em dezembro, com a ampliação das áreas de embarque e desembarque.
Segundo o escritor e advogado Emerson Monteiro, o aeroporto regional é estratégico para o desenvolvimento do Cariri e é importante que as autoridades constituídas vejam isso como uma prioridade. Além da mobilização por meio das entidades, proprietários de bares, restaurantes, hotéis e comércio de Juazeiro estão envolvidos. João Almeida afirma que mais de 15 empresas já aderiram à campanha, e os empresários fazem a doação de material, como adesivos para os carros, agora com um novo slogan de campanha: "Aeroporto já, o centenário vai chegar".

MAIS INFORMAÇÕES
Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes - Av. Virgílio Távora, 4000 (CE) - (88) 3572.0700 / 3572. 2118 / CDL Juazeiro - (88) 3512.2266

Fonte: DN / Elizângela Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário