quarta-feira, 20 de julho de 2011

Cidade é marcada pelo desenvolvimento

Clique para Ampliar


Juazeiro do Norte
 "O processo de desenvolvimento de Juazeiro é o grande milagre do Padre Cícero", acredita o prefeito Manoel Santana. Ele afirma que por conta do fenômeno que aconteceu com o Padre Cícero e a Beata Maria de Araújo, em 1899, a cidade deu um salto de crescimento. O fato envolveu a transformação da hóstia em sangue na boca da beata. Ele também destaca a importância da força política do médico baiano Floro Bartolomeu. "Esses foram fatores que criaram condições objetivas, naquela época, para que o povo se firmasse", avalia o prefeito, do ponto de vista político, social e envolvendo a religiosidade popular.

Os 100 anos, segundo Santana, mostram a importância do grande momento no processo de desenvolvimento de Juazeiro do Norte. Essa é uma das avaliações do atual prefeito da cidade, Manoel Santana. O gestor avalia o processo de gestão ao longo dos 100 anos e acredita que não houve uma diferença entre o que ocorreu em nível nacional. Mas em alguns pontos, classifica que houve um certo atraso.

Atualmente, a cidade recebe grandes investimentos na área privada. Esse processo, afirma Santana, está indo na contramão da visão do poder público em acompanhar a realidade de Juazeiro. "Reconheço e fui um dos primeiros a dar esse diagnóstico, vejo isso com toda a clareza. É uma questão técnica". Ele cita dados de economistas para explicar que Juazeiro cresce em torno de 18% ao ano. O índice é comparado ao de países desenvolvidos. A média de crescimento da indústria da construção civil em Juazeiro está acima da média nacional e a renda não cresceu na mesma proporção, diz o gestor. "Nos dois primeiros anos a gente diminuiu a renda em relação ao ano de 2008".

Na última década, a cidade teve um desenvolvimento surpreendente, segundo ele, no setor educacional, com a vinda de novas universidades, o que tem provocado mudanças. "Na medida em que se tem mais universidades e o pessoal com um nível intelectual diferenciado, as cobranças são maiores, além de facilitar uma parceria institucional entre o poder público e as universidades que estão atuando", avalia Santana. Para ele, isso permite um processo de desenvolvimento qualificado.

O prefeito lembra que o Padre Cícero sabia agregar as áreas político e social. "Um fenômeno religioso que motiva o crescimento da cidade até hoje. O Padre Cícero foi, é e sempre será, o maior prefeito de Juazeiro do Norte". O ideal de desenvolvimento praticado pelo sacerdote e seus preceitos ecológicos, no momento em que ninguém pensava nisso, são extremamente atuais em nossos dias. Dentro desses elementos, a religiosidade popular tornou-se fator determinante no desenvolvimento dos anos seguintes, explica o gestor.

O comércio de Juazeiro fortaleceu-se, depois veio o polo industrial e hoje o polo universitário. Santana lembra que todos esses processos têm a marca do Padre Cícero.

Coragem
O momento da conquista da cidade, para o prefeito, é um dos mais brilhantes da história de Juazeiro. "Foi o momento da coragem, o instante da ruptura de fato. Juazeiro era um pequeno povoado, mas com comércio pujante e que se destacava e permitia às pessoas a ousadia de disputar com a cidade mãe, que era o Crato, na época", destaca.

Nos 100 anos da cidade, Santana afirma que ainda há uma grande carência de serviços públicos e algumas obras históricas tiveram que ser recuperadas, como o estádio Romeirão, com 40 anos, o Mercado Central, que passou por melhorias, além do Memorial Padre Cícero. "Hoje, Juazeiro tem carência de mercados públicos, escolas, creches, postos de saúde, mesmo com os investimentos, incluindo a compra de hospital e intervenção em outro", avalia.

E isso, diz Santana, é uma realidade que vai levar algum tempo para ser atendida, porque só será possível acontecer com o apoio dos governos Federal e Estadual. 

ELIZÂNGELA SANTO
S

Nenhum comentário:

Postar um comentário