terça-feira, 12 de julho de 2011

Realizada entrega da Medalha do Centenário



Por Beto FernandesEm ação conjunta do ICVC – Instituto Cultural do Vale Caririense – e Comissão do Centenário de Juazeiro do Norte, Sessão Solene foi realizada na última sexta-feira, no Memorial Padre Cícero para outorga da Medalha do Centenário. Com caráter meritório, a honraria foi entregue a artista plástica Assunção Gonçalves, representada pela Senhora Socorro Gondim, ao jornalista e escritor Lira Neto, representado pelo memorialista, professor e escritor Daniel Walker e ao Reitor da UFC, professor Jesualdo Farias.



Dentre as autoridades presentes o Vice-prefeito de Juazeiro, Dr. José Roberto Barreto Celestino, deputado federal Raimundo Macedo, secretários municipais de Turismo e Romaria, José Carlos dos Santos e da Cultura, Fábio Carneirinho,o Presidente da Fundação Memorial Padre Cícero, Ricardo Lima e a vereadora Mara Torres.



A presidente de honra da Sessão, Professora Diana Barbosa, fez uma contextualização histórica sobre a fundação de Juazeiro para culminar com “as justas homenagens pelos relevantes serviços por Assunção Gonçalves, Lira Neto e Jesualdo Farias”. O Presidente do ICVC, Hugo Rodrigues, falou sobre a história do Instituto e a importância do trabalho dos homenageados.

O Vice-prefeito Dr. José Roberto felicitou o ICVC e a Comissão do Centenário pela outorga da medalha. Para ele o Professor Jesualdo Farias “está fazendo a reengenharia do ensino superior em Juazeiro e no Cariri uma vez que foi um dois responsáveis pela implantação do Campus da UFC, maior obra estruturante do Cariri”. Segundo ainda o Vice-prefeito, “a história do Cariri tem um divisor de águas que é justamente o antes e o depois do nosso campus avançado”. Ele também elogiou Assunção Gonçalves que mais que uma educadora e artista plástica retratando o Juazeiro, tem sido uma testemunha ocular de nossa história. Sobre Lira Neto disse da sua alegria em ver a história do Padre Cícero, recontada a partir de levantamento junto a memorialistas e historiadores e do acesso que obteve junto a documentos da própria Igreja.


Na sessão, a ex-deputada estadual Íris Tavares foi a madrinha de Assunção Gonçalves, o poeta e escritor Pedro Ernesto Filho, o padrinho de Lira Neto e Dr. Geraldo Menezes do Reitor Jesualdo Farias.


Socorro Gondim e Íris Tavares, rememoraram a vida de Assunção Gonçalves ausente em função da idade e dificuldade de locomoção. Daniel Walker disse não conter a satisfação de representar a Lira Neto, ausente por problema de saúde, que lhe pediu isso por telefone e para transmitir sua mensagem de agradecimento e admiração por esta terra de um povo tão acolhedor.



Num discurso emocionado o Reitor Jesualdo disse que “a Medalha do Centenário é uma honraria que o envaidece por acontecer junto a figuras ilustres como Dona Assunção e Lira Neto”. Ele disse também que “relembrar o Centenário de Juazeiro é relembrar de pessoas importantes e populares que ajudaram a construir a nossa história”.



Para Jesualdo Farias é sempre “uma enorme satisfação retornar a esta cidade em que cresceu, amadureceu e que sempre lhe acolhe tão bem”.

fonte:blogdojuazeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário