sábado, 2 de julho de 2011

Centenário de Juazeiro tem festa para alunos




Ontem, diversas barracas foram montadas na Praça Padre Cicero para homenagear a cidade 
Clique para Ampliar
Os alunos usaram da criatividade para desenvolver diversas atividades para demonstrar o carinho pelo fundador de Juazeiro. A praça ficou lotada
FOTOS: ELIZÂNGELA SANTOS

Juazeiro do Norte A arte popular incentivada pelo Padre Cícero vai à praça com os alunos das escolas do Município, abrindo o mês das comemorações dos 100 anos da terra do "Padim". Ontem, diversas barracas foram montadas na Praça Padre Cicero para homenagear a cidade na comemoração do seu centenário. E os alunos usaram da criatividade para desenvolver diversas atividades para demonstrar o carinho pelo fundador de Juazeiro e também pela própria cidade. Próximo dia 22, Juazeiro completa 100 anos. Vários eventos vão acontecer até a data para marcar o centenário.

O Festival do Centenário contou com apresentações de artistas de Juazeiro do Norte, corais das escolas e mostras com maquetes da Juazeiro antiga que foram levados à praça. Segundo a Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (19ª Crede), a atividade contou com a participação de 14 escolas da rede pública.

Comissão
As comemorações do centenário foram iniciadas há cerca de um ano na cidade. Para isso, foi criada uma comissão, que tem à frente o escritor e historiador Geraldo Menezes Barbosa. Eventos como lançamentos bibliográficos, festival Cine Ceará, exposições, caminhadas e campeonatos fazem parte das programação de festejos.

A culminância do trabalho com as escolas proporcionou a mostra de atividades que tem a ver com a história da cidade, como a xilogravura exercitada pelos alunos, painéis fotográficos, pintura, desenho, cordel, redação, paródias com músicas inéditas com o tema da cidade. No próximo dia 8, estão reservadas homenagens pela Universidade Federal do Ceará (UFC), em evento no Memorial Padre Cícero. Até a data de aniversário estão previstas na programação exposições fotográficas, lançamento de cordéis e livros, além do seminário sobre "O Juazeiro Centenário e o Futuro", desenvolvido por meio da UFC. No dia 20, serão lembrados com celebrações os 77 anos de morte do Padre Cícero. Ainda serão realizados neste período shows com o padre Marcelo Rossi.

Corte do bolo
Nos dias 21 e 22, a programação será intensificada com várias atividades e haverá o corte do bolo à meia-noite, com show pirotécnico. As comemorações iniciam às 5 horas, com alvorada festiva, ato cívico, desfile da identidade da cidade centenária, e um show com a esquadrilha da fumaça. Além de contar com inaugurações e aposição de marco centenário na cidade.

A coordenadora da Crede, Edna Belém, diz que as atividades de comemoração do centenário de Juazeiro foram iniciadas em sintonia com as atividades da cidade. Ela destaca a importância dos alunos terem uma sintonia com o processo histórico da cidade. As atividades também marcam o encerramento do semestre letivo.

A coordenadora afirma que algumas escolas, para marcar as ações, desenvolveram até 100 trabalhos, com gincanas, paródias, teatro. Para ela, todas essas atividades da própria história do Padre Cícero, do cunho religioso, cultural e do próprio comércio e indústria da cidade foram abordados, como forma de melhor entender o Município e sua história no momento que é fortemente marcada pela data. O evento marca o fim do semestre de forma criativa.

O presidente da Comissão do Centenário destaca a importância da participação da sociedade juazeirense nas atividades. Segundo o secretário de Desenvolvimento, Turismo e Romarias, José Carlos dos Santos, até julho do ano que vem várias atividades e inaugurações estão previstas, uma delas será a inauguração do Marco do Centenário e da praça. O lançamento da Coleção Padre Cícero e os Fatos de Juazeiro acontece no dia 20. São consideradas as mais importantes obras bibliográficas, por se tratarem dos levantamentos históricos e documentais dos 100 anos de Juazeiro, com a publicação de cartas e telegramas inéditos.

A estátua do Padre Cícero, no Horto, passa por um processo de recuperação. Os horários de visitação estão restritos no local em virtude das obras. Segundo a administração salesiana, até o dia 10 está prevista a retirada dos andaimes, no entorno do monumento.

MAIS INFORMAÇÕES 
Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (19ª Crede): Rua Rui Barbosa, S/N

Bairro Santa Teresa/ (88) 3102.1115

Elizângela Santos
Repórter

Nenhum comentário:

Postar um comentário