sábado, 23 de julho de 2011

Jornal Nacional destaca o centenário de Juazeiro do Norte



Ponto de encontro de romeiros de todo o país, a cidade é conhecida pela devoção ao padre Cícero, considerado santo pelos nordestinos.

Juazeiro do Norte, no Ceará, completa 100 anos nesta sexta (22)


Juazeiro do Norte, no Ceará, completa nesta sexta-feira (22), 100 anos. Ponto de encontro de romeiros de todo o país, a cidade é conhecida pela devoção ao padre Cícero, considerado santo pelos nordestinos. A fé se manifesta em cada canto da cidade.
"A gente vê o povo todo com esperança. A gente vê uma vibração diferente, é uma coisa maravilhosa", diz Augusto José Ribeiro da Costa.  A cada ano dois milhões e meio de pessoas passam por lá em busca de uma imagem.
Tem sido assim desde que padre Cícero era o vigário de um pequeno vilarejo chamado Juazeiro, no meio do Sertão. Historiadores contam que em 1872, o padre recebeu uma mensagem num sonho.
"Cristo teria dito: você, Cícero, cuide daquela gente”. “Ele então tomou isso como uma mensagem divina para vir tomar conta das almas do povo de juazeiro”, conta o historiador Geraldo Menezes Barbosa.
O padre Cícero fundou Juazeiro do Norte em 1911, anos depois que hósteas foram transformadas em sangue na boca de uma beata atraindo milhares de romeiros.
A Juazeiro que surgiu das romarias acabou se desenvolvendo para acolher tantos visitantes. Hoje, com 250 mil moradores, já ganhou ares de cidade grande, mas, não perdeu as principais características que vem atraindo a fé dos romeiros há um século.
Entre prédios e até metrô, o comércio de calçada e de artigos religiosos permanece. Tudo mantido pela devoção que não muda nunca.
Jornal Nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário