quarta-feira, 27 de julho de 2011

Resposta da TV Globo sobre reportagem de Juazeiro



DIREITO DE RESPOSTA.
Sabemos de todo o valor histórico e cultural que Juazeiro do Norte tem, não só para a região como para todo o Brasil, e exatamente por esse motivo é que decidimos fazer uma matéria sobre o centenário da cidade. A matéria sobre Juazeiro do Norte foi tratada com o maior cuidado e carinho, não só na parte da reportagem realizada em SP e Juazeiro do Norte como no trabalho de edição também. O VT ficou tão interessante que dividimos em algumas partes mas infelizmente o programa "entrou" o tempo por conta do quadro Super Chef, e boa parte da matéria, especialmente a que foi gravada em Juazeiro do Norte, acabou sendo cortada.
Todos nós também sentimos muito pela matéria não ter entrado na íntegra e entendemos a frustração de vocês. Mas você, que trabalha com divulgação, sabe que esse tipo de coisa acontece em televisão, especialmente quando o programa é ao vivo. Temos certeza que teremos oportunidades ainda este ano de mostrar Juazeiro do Norte.
Silvia Lourenço - Mais Você.
Informações de João Carlos.

2 comentários:

  1. A “RESPOSTA” QUE FICA MAIS EXPOSTA

    Em referência ao Direito de Resposta do programa “Mais Você” publicado em alguns sites fica mais exposta a fragilidade e até a falta de competência ao tentar explicar a mediocridade apresentada quando da “homenagem a Juazeiro do Norte”.
    O teor do texto não convence e deixa transparecer uma tentativa de ‘enfiar goela abaixo’ algo indigesto, aproveitando a desculpa do estouro do tempo do Super Chef. Outra incoerência, me parece, é achar que embora o VT tenha ficado tão interessante, segundo palavras da produtora do “Mais Você”, foi mais interessante dar tempo a uma outra parte do programa em detrimento à reportagem que homenageava o Centenário de Juazeiro do Norte. Insustentável argumento.
    Daí me sinto novamente provocado, enganado e tratado com certa imbecilidade, tal qual creio ser também os sentimentos de milhares de juazeirenses e nordestinos, é só prestar a atenção nos comentários de blogs e sites que abriram espaços para manifestações.
    Se em matéria anterior qualifiquei o desempenho relativo a citada reportagem como absurdamente inaceitável, lamentável, preconceituoso e ignorante; não o fiz para obter índices de audiência, nem mesmo para alimentar um quadro de frustração generalizado e muito menos qualificando pessoas.
    Mas o fiz sob uma visão dura e crua, sim; mas para apontar omissões, asneiras e até um certo oportunismo e deboche diante de um momento histórico-cultural importante, nos seus vários focos, que poderia e deveria ser tratado com a devida competência no enriquecimento da nossa brasilidade.
    Agora, vir a público, justificar que nas programações em TV ‘isso acontece’, acho muita fragilidade para justificar uma omissão, desvalorização e distorção quanto ao tema da forma como foi tratado e agora justificado.
    Conheço o meio televisivo através da participação, em tempos passados, no programa “Mulheres em Revista”, com Claudete Troiano, além de outros canais de TV e Rádio, então assumo esta assertiva, sem qualquer vinculação político-partidária, independente de minha formação profissional, enquanto exclusivamente um mero cidadão brasileiro, que não compactua com posturas preconceituosas, não tem o hábito da omissão, ciente da possibilidade da imperfeição e muito menos temendo eventual retaliação.
    Para finalizar esta manifestação tenho um convite a todos que enviaram comentários e também aos demais que participaram nos sites, blogs e programas de TV; faça a sua parte enquanto cidadão com a máxima dignidade e para tal creio que um caminho legal é conhecer profundamente a vida, falas, posturas e ações de autoridades entre outras como: Padre Cícero Romão, Paulo Freire, Professor Hermogenes Filho, Patativa do Assaré, o cantador Luiz Vieira, o Mestre Ariano Suassuna, o fazedor de bonecos Mestre Vitalino, o revolucionário musico - cultural Catulo da Paixão Cearense, o Rei do Baião Luiz Gonzaga, a "A Águia de Haia" Ruy Barbosa, o Anjo baiano Irmã Dulce, o já lendário Seu Lunga, o capitão do cangaço Lampião, a Mestre da Cultura Dona Tatai com sua Lapinha Santa Clara, o amado Jorge Amado, o ‘dono’ da mulher rendeira Zé do Norte e muitos outros, que a minha vã ignorância não permite registrar.
    Ao cumprir este convite, desenhe, escreva, pinte, borde e transborde teu saber no dia-a-dia, use os sites, blogs e até Ipod, mesmo que alguém se incomode, para assim comemorar por muito tempo ainda o Centenário de Juazeiro do Norte, com muito mais dignidade e sabedoria, com muito menos manipulação e menor submissão, colaborando assim para a construção permanente da brasilidade desta nação. Salve! Salve!

    Tito-Francisco Henrique de Oliveira
    (sem doutorado, sem mestrado, mas arretado quando provocado)
    fhoo@uol.com.br

    ResponderExcluir
  2. irão mostrar juazeiro do norte mais uma vez quando tiver alguma tragedia ou acontecer uma seca por aqui,é incrivel que a parte cortada sempre será o melhor de nossa cidade.
    ja conheço voces da rede globo e alguns paulistas que infelizmente não querem ver o progresso do nordeste.

    ResponderExcluir