quarta-feira, 27 de julho de 2011

Aeroporto de Juazeiro tem demanda recorde em julho

Clique para Ampliar

35 mil passageiros




Além do aumento de passageiros, os voos no Orlando Bezerra de Menezes praticamente duplica neste mês
O projeto dos módulos operacionais do aeroporto regional foi iniciado. A capacidade aumenta de 50 mil passageiros por ano para 600 mil 
FOTOS: ELIZÂNGELA SANTOS

Juazeiro do Norte O número de voos no Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes, neste Município, praticamente duplica só no mês de julho e a demanda de passageiros passa a ser recorde para o período. Na primeira quinzena do mês, houve um aumento de 70% no número de passageiros, comparado ao mesmo período do ano passado. A superintendência do aeroporto tem a expectativa de fechar o mês com a movimentação de cerca de 35 mil passageiros.

Em maio, o aeroporto operava com quatro voos, três deles com passagem pela capital do Estado. Atualmente, está com oito e mais um previsto para iniciar no dia 1º de setembro, pela empresa Passaredo.

A previsão era iniciar em agosto, mas o voo foi adiado para o mês seguinte. Só para Fortaleza serão quatro voos diários. A média mensal de passageiros era de 20 a 22 mil. Ano passado, passaram pelo local, 247 mil passageiros e, para este ano, a estimativa é de 300 mil passageiros.

Obras
O período é de alta estação na região, com festividades e férias. A dificuldade maior é quanto à falta de infraestrutura para atender à demanda. Isso fez com que fosse iniciada com brevidade a construção dos Módulos Operacionais Provisórios (MOPs). As preparações da infraestrutura para receber os Mops já foram iniciadas. Até o momento, está sendo construída a casa de força no local. Em três meses serão iniciados os módulos. Para amenizar as condições de superlotação da área interna de embarque e desembarque, foi feita uma pequena ampliação do espaço atual.

De acordo com o estudo inicial, apenas com a construção dos módulos, aumento dos banheiros e mais uma lanchonete, a perspectiva era atender uma demanda de 500 mil passageiros por ano. O superintendente, Roberto Germano, afirma que com a ampliação do espaço interno atual essa estimativa vai para 600 mil pessoas. "Acreditamos que isso possa ocorrer devido às melhorias, com aumento das salas de embarque, desembarque e o saguão, para atender a nova empresa aérea em operação, a Azul", explica.

Voos
Segundo o superintendente, somente este mês houve um aumento de três voos. Um da Avianca, que chega às 8 horas, vindo de Guarulhos, e sai às 9h15 direto para São Paulo; o da Gol chega às 9h30, vindo de Fortaleza, e vai para Recife e São Paulo e retorna com a mesma rota às 21 horas. A meta era que esse voo por Pernambuco continuasse apenas por este mês, mas o bom resultado poderá fazer com que a nova linha permaneça.

Já o voo a ser inaugurado pela Passaredo entrará com a rota Juazeiro - Salvador - Vitória da Conquista e Guarulhos. Sai às 6h20 de Fortaleza para Juazeiro do Norte e decola para Salvador, Vitória da Conquista e Guarulhos, com retorno às 22h30, com a mesma rota. O superintendente admite que esse resultado é atribuído ao trabalho realizado pelo vice-prefeito da cidade, Roberto Celestino, que apresentou a essas empresas o potencial da cidade, e tem se confirmado com o aumento dos passageiros.

Todos os voos estão com a capacidade ampliada de passageiros, já que houve a tão esperada homologação da pista de pouso, que possibilita a operação de aeronaves de maior porte. O novo voo da Avianca, segundo o superintendente, conta com 124 passageiros, mas normalmente eles estão voando com uma média de 90% da capacidade de assentos. O que considera uma boa margem para a aviação, já que estão com os voos praticamente lotados.

O crescimento da demanda de passageiros no aeroporto e o aumento constante no número de voos têm impulsionado medidas urgentes, que passam pela determinação da Justiça Federal, por meio da 16ª Vara em Juazeiro. Foi o que ocorreu no mês de maio, por meio de Ação do Ministério Público Federal para melhorar a infraestrutura do local. Foram iniciadas pela Infraero, principalmente relacionadas aos MOPs operacionais, desde junho. O investimento inicial para a construção da nova casa de força é de mais de R$ 197 mil. A construção dos módulos operacionais deverá ser iniciada em seguida.

O estacionamento atual está com uma capacidade para 60 vagas e poderá ir para 200, após a duplicação da via de acesso ao aeroporto. Mas esse projeto, que deverá ser feito por meio da administração municipal, não tem data determinada para ser iniciado.

A questão que emperrava as melhorias parece estar chegando ao fim. É que a Infraero aguardava o fim do convênio com o Estado, que desde 2006 havia se comprometido em realizar algumas reformas na área. O que foi feito praticamente com a melhoria da pista. O Governo do Estado repassou a administração para a empresa federal, mas havia o impasse burocrático, que poderá ter fim este ano, antecipando o fim do convênio, previsto para terminar somente no próximo ano.

MAIS INFORMAÇÕES 

Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes. Avenida Virgílio Távora, 4000 - Bairro Aeroporto
Telefones: (88) 3572.0700 / 3572. 2118

Elizângela SantosRepórter

Nenhum comentário:

Postar um comentário