terça-feira, 2 de agosto de 2011

UFCA: Indefinição aumenta polêmicas




Sobre a federalização da Urca

Em junho de 2010, o governador Cid Gomes encaminhou proposta ao Ministério da Educação para federalização das universidades estaduais do Ceará. A decisão tomada por Cid (à época em campanha para reeleição) só foi anunciada em 09 de agosto do ano passado, em entrevista à imprensa de Fortaleza. O Diário do Nordeste fez ampla divulgação do fato, na edição do dia seguinte, dia 10. A matéria ainda pode ser consultada na Internet. Segundo Cid Gomes, a primeira parte da sua proposta de federalização prevê o envolvimento do núcleo e o campus avançado da UFC, no Cariri, que encamparia a Urca e a Faculdades de Tecnologia de Juazeiro do Norte (Fatec).

Quem foi o pai dessa ideia?

Não, não partiu de Cid Gomes a proposta de federalização das universidades estaduais cearenses. Na verdade, desde 2005 – ainda no governo Lúcio Alcântara – este assunto foi ventilado pelo então secretário de Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará, Hélio Guedes Barros. O argumento usado por ele, ao defender a federalização das Universidades Vale do Acaraú (UVA) e Regional do Cariri (Urca) era que o Tesouro do Governo do Ceará não tinha recursos suficientes para manter a contento essas duas instituições.

Como seria o processo de federalização?
Naquela época, o governo do Ceará enviou ao Ministério da Educação–MEC, proposta prevendo – tanto para a UVA como para a Urca – o modelo adotado no estado de Tocantins. Ou seja, os professores atuais seriam mantidos pelo Estado num quadro especial, que não poderia ser ampliado. Todos direitos desses professores seriam mantidos e bancados pelo Estado, inclusive, a aposentadoria. Quando o Governo Federal realizasse concurso para novos professores, o contrato seria federal. Os atuais professores da Urca/Uva poderiam fazer esses concursos e em caso de aprovação, passariam a fazer parte do funcionalismo federal. Mas quem preferisse, ficaria no quadro do Estado do Ceará até se aposentar.

Um nó a ser desatado

Existem, no entanto, restrições para a federalização da Urca. E elas partem de alguns professores e funcionários do Campus-Cariri da Universidade Federal do Ceará. “Em off” (ou seja, reservadamente e sem se identificar publicamente), eles dizem que a incorporação da Urca pouco acrescentaria para melhorar a futura Universidade Federal do Cariri–UFCA. Os críticos mais otimistas chegam a afirmar que – a priori – apenas algo em torno de 10% de útil seria aproveitável na incorporação da Urca pela projetada universidade federal no sul-cearense. E citam as razões. Por exemplo: a“herança maldita” recebida por Dilma do seu antecessor. Hoje, o MEC administra 59 universidades federais. E nessas existem 53 obras (em 20 universidades) que ainda enfrentam problemas de conclusão com as empreiteiras licitadas. Depois, dona Dilma até agora só fez foi cortes profundos no Orçamento da República para este ano, o que inviabiliza a criação de novas universidades federais. Parece que a meta é mesmo combater a corrupção generalizada nos ministérios, nos últimos oito anos. Depois da Casa Civil e do Ministério dos Transportes, começou agora a faxina no Ministério do Desenvolvimento Agrário. Se esse cenário for mantido, o Cariri demoraria mais algum tempo para ter sua universidade federal. E a Urca ganharia uma sobrevida...
 
Armando Rafael
Achamos que o Crato não tem argumentos fortemente convicentes para pleitear a sede da UFCA. A alegativa de uma divisão justa de equipamentos metropolitanos nos permite afirmar que sendo o Crato sede de uma instituição de nível superior pública, nada mais justo que a contemplação de outro município que não o município sede da URCA.

A Cidade do Crato amarga décadas de decadência, esvaziamento político e desenteresse da iniciativa privada, traduzidos pela ausência de representantes na Camara Federal, perda de instituições como SESI, fechamento ou transferência de firmas para JN e Crato.

Até os investimentos que poderiam receber com legitimidade como um Novo Parque de Exposições foi motivo de tanta exitação, que faz com que outras cidades que já teceberam o mesmo investimento,  comprovadamente registrem melhoramos perdidos pela Princesa do Cariri.
 
A população cratense se quer esta disposta a abdicar do seu atual Parque para sediar uma universidade em nome de uma tradição que os deixam ultrapassados.

Em suma: o Crato parou no tempo. Não podemos deixar que o seu comportamento adotado seja deletério as outras cidades da RMC. Seu poder de liderança sucumbiu e esqueceram de avisar a fidalgos e aristocratas de outrora.

Existem vários critérios de escolha:

1- Acessibilidade: JN é o Centro da RMC;
2- Estrutural: JN é a sede do Campus avançado da UFC no Cariri;
3- Fiscal: JN têm a maior arrecadação do Cariri;
4- Econômico: JN possui 40% do PIB do Cariri;
5- Populacional: JN possui a maior população do Cariri ( metade da RMC);
6- Imobiliário: JN possui a maior fronteira imobiliária do interior do estado, no Cariri: é seguido por Barbalha;
7- Político: JN possui maior representatividade política;
8- Logístico: Em JN se tem o maior conjunto de equipamentos públicos e privados de suporte para UFCA;
9- Acadêmico: JN possui o maior número de cursos universitários do interior do estado;
10- Carêncial: Apesar de tudo: JN não é sede de menhuma instituição pública de nível superior.
Para se querer algo é preciso fazer por merecer. Não deixemos que brigas internas postergem ainda mais a abertura de uma Grande Universidade para o Cariri.

fonte:juanews

Um comentário:

  1. Parabéns pela conquista! A região do Cariri merece uma Universidade. Estou torcendo por isso, pois sou Médico Veterinário e faço doutorado em São Paulo, rezando todos os dias para abrir uma Faculdade de Veterinária federal no meu estado natal. Sou de Fortaleza, mas não me importo mesmo em trabalhar e viver em Juazeiro do Norte, pois é a segunda maior cidade do estado (Vide Censo 2010). E é uma vergonha não ter outra faculdade de veterinária pública no nosso estado sabendo de todo nosso potencial para pecuária, principalmente ovinos e caprinos. Infelizmente os "fidalgos" da UFC não permitiram a criação de uma Faculdade de Veterinária na UNILAB (redenção-CE), por motivos ainda obscuros e criaram/criarão uma nova de Agronomia. Torço realmente para a UFCA tornar-se realidade, não apenas por meus interesses, mas porque o povo do Cariri MERECE!

    ResponderExcluir