quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Atendimento no Hospital do Cariri será pelo grau de risco



Iguatu.net / Sesa
Os que apresentam situação mais grave recebem no acolhimento da emergência uma pulseira vermelha e são atendidos de imediato. Pulseiras laranjas são colocadas no braço dos pacientes que terão atendimento em até 10 minutos. A cor amarela é adotada para os que podem receber assistência em até 60 minutos, a cor verde entre pacientes menos graves e serão atendidos em até 120 minutos e a cor azul em até 4 horas.

O Protocolo de Classificação de Risco, adotado com sucesso em outros Estados e países, foi apresentado pela médica cardiologista Adriana Mafra, consultora de urgência e emergência da Secretaria de Saúde do Estado de Minas Gerais na manhã desta quarta-feira, 17, em reunião de preparação para a abertura da emergência do HRC, com a presença do secretário da saúde do Ceará, Arruda Bastos, secretários municipais de saúde, diretores de hospitais municipais e polos, além dos coordenadores das cinco Regionais de Saúde da macrorregião do Cariri – Juazeiro do Norte, Crato, Brejo Santo, Icó e Iguatu. O vice-presidente da Aprece e prefeito de Araripe, Germano Correia, e o presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde, Willames Freire Bezerra, também participaram do encontro.

´Com a classificação de risco, organizamos os serviços da nova emergência, a maior da rede pública no interior, temos o perfil definido dos pacientes e consequentemente garantimos mais qualidade na assistência´, afirmou Arruda Bastos durante a reunião. Ele comentou que tudo está pronto para a abertura da emergência na próxima segunda-feira, a última etapa do cronograma de funcionamento do HRC. Com foco em trauma, atenderá pacientes agendados e transportados pelos 44 municípios da macrorregião do Cariri, um total de 1,4 milhão de habitantes, exclusivamente para assistência de alto risco.

Logo na manhã do dia 22 o setor começa a funcionar em três turnos de 8 horas, cada um com 12 médicos – dois traumato-ortopedistas, dois clínicos gerais, dois cirurgiões gerais, dois anestesistas, cirurgiões plástico, vascular e bucomaxilofacial – e sete enfermeiros. É a maior emergência pública do interior do Estado, com 49 leitos, sala de ressuscitação e sala de observação, além de suporte de ressonância magnética, tomografia computadorizada, ultrassonografia, Raio X, laboratório, endoscopia e fisioterapia.

No último dia 23 de junho o Hospital Regional do Cariri, construído pelo governo do Estado, iniciou o atendimento com serviços pré-cirúrgico, ultrassonografias e exames laboratoriais. Cumprindo o cronograma de funcionamento, logo em seguida passou a realizar tomografias e ressonâncias magnéticas, exames modernos que na rede pública eram realizados somente na capital. Em 29 de junho foram realizadas as primeiras sessões de hemodiálise no HRC. As primeiras cirurgias foram realizadas em 27 de julho. O nível de satisfação dos pacientes atendidos nos diferentes setores é de mais 90%. Pesquisa realizada no mês de julho, com aplicação de questionários, revela que 92,3% dos pacientes ficaram satisfeitos com o atendimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário