quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Tombamento deve ser concluído em julho de 2012


estátua do padre cícero

Clique para Ampliar
Processo de tombamento da estátua do Padre Cícero foi iniciado. A intervenção realizada recentemente foi algo simples, mas o Iphan alerta que novas têm que ser estudadas 
ELIZÂNGELA SANTOS
Técnicos do Iphan e UFC estiveram em Juazeiro para os primeiros levantamentos técnicos do tombamento
Juazeiro do Norte. O processo de tombamento da estátua do Padre Cícero, na Colina do Horto, poderá ter avanços nos próximos meses. É que o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) está fazendo levantamentos de todos os dados necessários para isso ocorrer. Há também a possibilidade de tombamento da Casa dos Milagres, próximo à Capela do Socorro. Há a intenção de que o processo de tombamento esteja concluído até julho do próximo ano, aproveitando o momento da finalização do centenário da cidade de Juazeiro.

Por estar em processo de tombamento não poderão ser feitas intervenções físicas na estátua. No último dia 20, foi realizada reinauguração do monumento de 25 metros, que passou por uma restauração na parte externa. O padre José Venturelli, administrador do Horto, já manifestou a ideia de que seja feita a reforma dentro da estátua e sejam abertas pequenas portas e janelas na parte detrás da estátua e na frente. Além disso, que o interior da estátua sirva de atração turística para os romeiros terem a oportunidade de conhecer por dentro o monumento. São intervenções, conforme o Iphan, que precisam ser bem estudadas do ponto de vista técnico, já que não foi construída com essa finalidade.

Segundo a superintendente do Iphan no Estado, Jussara Teixeira, que há três meses assumiu o órgão, é importante todos os levantamentos, como forma de fundamentar a importância da estátua. Conforme a superintendente, há todo um contexto que envolve as manifestações populares no entorno, destacando a figura do ícone, o Padre Cícero. Técnicos do Iphan e Universidade Federal do Ceará (UFC) estiveram na região para os primeiros levantamentos técnicos. Isso inclui desde dados da estátua a romarias realizadas na cidade.

Auxílio
Para Jussara, ainda há poucas informações relacionadas ao Santo Sepulcro e o Museu Vivo Padre Cícero. Sobre esses locais, há apenas levantamentos iniciais. Ela afirma que vem recebendo auxílio significativo de Brasília. "Estamos fazendo essa costura de dados. São fragmentos que vão tornar um conjunto de manifestações", enfatiza. Os dados vão fazer parte do Inventário Nacional de Registro Cultural (INRC), incluindo também outras manifestações.

MAIS INFORMAÇÕES 
Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan-CE)
Rua Liberato Barroso, 525 - Praça José de Alencar, (85) 3221.6263/322163.60


Elizângela SantosRepórter

fonte:dn

Nenhum comentário:

Postar um comentário