quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Centro de Juazeiro será monitorado com câmeras



Elizângela Santos
Os sucessivos assaltos no centro comercial deste Município e a insegurança dos lojistas levaram os órgãos de segurança e empresários a buscarem alternativas para minimizar a situação. A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) está tentando articular a classe junto aos órgãos de segurança para reivindicar melhores condições de segurança. Até o fim de setembro, a cidade poderá contar com o projeto de "vigimonitoramento" das ruas, com a instalação de um sistema de câmeras de segurança em áreas estratégicas do Centro.

Integrantes da Polícia Militar, Secretaria de Segurança e empresários, muitos deles vítimas de assaltos no Centro da cidade, além de representantes da CDL e Sindilojas se reuniram para debater alternativas que possibilitem o fortalecimento da segurança. Propostas como cartilhas informativas sobre a prevenção de assaltos, quarteirão modelo, com um sistema integrado de segurança, para demonstrar a eficácia do serviço e levar para outras áreas, e a identificação de receptadores de roubos foram expostas pelos lojistas.

Alternativas

O presidente da CDL de Juazeiro, Michel Araújo, afirma que todas as alternativas no sentido de minimizar as questões relacionadas à insegurança na cidade serão estudadas. Ele garante que o debate continua em torno do problema, com a mobilização dos lojistas, que irá continuar. Em uma reunião realizada na entidade, houve até a proposta de mobilização dos comerciantes nas ruas da cidade. Eles pretendem se reunir, nesta sexta-feira, para avaliar o que já foi debatido e discutir uma agenda de trabalho, incluindo reuniões com as lideranças políticas locais, a exemplo dos parlamentares, para solicitar mais apoio para investimentos em projetos de segurança para a cidade de Juazeiro.

Causas

Segundo o secretário de Segurança de Juazeiro, Cláudio Luz, o sério problema de insegurança na cidade passa por todo o sistema criminal no Brasil, incluindo desde a deficiência dos órgãos policiais ao próprio judiciário. Ele afirma que pelo menos uma alternativa está sendo estudada para Juazeiro no primeiro momento, que será a implantação do projeto de "vigimonitoramento" das ruas da cidade, com a montagem de uma central de monitoramento no Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), onde funciona também a Guarda Municipal. A central servirá para essas duas instâncias, e também estará voltada para todos os órgãos policiais. "Vai servir para inibir a criminalidade a ajudar no trânsito e é fundamental para a segurança pública na cidade", diz.

O projeto será implementado por fases de implantação e de aumento após as primeiras câmeras instaladas. De acordo com o Cláudio Luz, inicialmente, será montada uma central, que vai estar preparada para a instalação do máximo de câmeras que for possível. No início, a Prefeitura vai adquirir cinco câmaras. Ele acrescenta que, com certeza, o Centro será coberto.

Uma das fases de implantação das câmeras será com o uso das de alta potência, para ler as placas dos veículos. Com isso, diz Cláudio Luz, esses equipamentos serão implantados nas principais áreas de acesso à cidade e, dessa forma, poderão ser feitas consultas online dos carros. Nas grandes cidades, a exemplo de São Paulo, esse tipo de trabalho vem sendo executado pelos órgãos de segurança e, de acordo com Luz, essa alternativa poderá inibir práticas criminosas, como roubos de carros e ações de criminosos que se utilizam de carros clonados ou roubados para assaltos e outras práticas ilegais.

A fase de licitação dos equipamentos deve ser finalizada ainda esta semana, com a montagem da central e, também, com a instalação das cinco primeiras câmeras.

fonte:DN

Nenhum comentário:

Postar um comentário