terça-feira, 16 de agosto de 2011

Homenagem hoje no Senado ao centenário de Juazeiro do Norte


O Senado Federal, por solicitação do senador Inácio Arruda, homenageia, com uma sessão solene, o centenário de Juazeiro do Norte. O evento está marcado para esta terça-feira, dia 16 de agosto, às 14h, no Plenário do Senado. Em seguida, às 19 horas, os parlamentares e convidados poderão assistir a exibição do filme “Milagre em Juazeiro”, no plenário 3.  

Para Inácio Arruda, autor da proposição, as comemorações no Senado “são uma manifestação de reconhecimento e respeito desta Casa à importância histórica, cultural, econômica e religiosa desse município, orgulho do povo nordestino”. E acrescenta: Juazeiro do Norte é a terra do artesanato em couro e ferro, dos cordéis, das xilogravuras, dos sanfoneiros de oito baixos feito Januário, dos reisados, das romarias em devoção a Padre Cícero, do simbolismo do beato José Lourenço na luta do Caldeirão e dos encantos da Floresta Nacional do Araripe”.


Juazeiro do Norte

         Localizado na região do Cariri, Juazeiro do Norte é o segundo maior município do Ceará. Com 246.515 mil habitantes (Censo de 2008, IBGE), a cidade é representada por um parque industrial considerável. Impulsionado pelo turismo religioso, representado pela figura de Padre Cícero, Juazeiro vive desta atividade e do comércio que abastece as cidades da região, sendo visitada por romeiros e turistas do Brasil e do exterior, numa média anual de dois milhões e meio de visitantes, sendo considerado um dos maiores centros religiosos da América Latina.

 Sobre o filme:

         Do diretor Wolney Oliveira, o Docudrama apresenta a história de Maria de Araújo, mulher simples e religiosa, que recebe a comunhão das mãos de Padre Cícero Romão Batista quando a hóstia transforma-se em sangue. Milagre? O fenômeno se repete e se consolida a crença de que o Padre é um Santo e a beata Maria de Araújo, um instrumento de Deus. Também estarão presentes na solenidade, autoridades de Juazeiro do Norte,como o prefeito Municipal, Manoel Santana, e o vice-prefeito, José Roberto Cel


DN

Nenhum comentário:

Postar um comentário