sábado, 6 de agosto de 2011

Ministro Fernando Hadad deve anunciar em breve criação da UFCA



Uma novidade muito esperada no Cariri. O Ministro da Educação, Fernando Haddad deve anunciar em breve a criação da Universidade Federal do Cariri. A informação foi repassada pelo deputado federal, Ariosto Holanda, que soube de fonte segura do MEC, além da criação de um campus avançado da UFC em Russas.

O Ceará conta hoje com duas Universidades Federais, a UFC e a Universidade da Integração Internacional da Lusofania Afro-Brasileira (Unilab), em Redenção. Com a transformação do campus avançado da UFC em Universidade Federal do Cariri, o estado somará três UFs.

O campus avançado do Cariri foi aprovado em novembro de 2005, pelo Conselho Universitário, presidido pelo então reitor René Barreira, junto com o de Sobral. No campus são ofertados os cursos de Administração, Agronomia, Biblioteconomia, Engenharia Civil, Filosofia e Medicina, Comunicação Social (Jornalismo), Engenharia de Materiais, Educação Musical e Design do Produto em Barbalha, Juazeiro do Norte e Crato.

A polêmica em torno da possível vinda da Universidade Federal do Cariri já se instalou. Juazeiro do Norte é sede praticamente de todos os cursos do campus avançado, mas o Crato se inscreve, com o apoio do prefeito local, Samuel Araripe, para ser cidade sede da reitoria, doando um terreno e possibilitando infraestrutura. Nesse segundo semestre a cidade passa a ter o curso de Agronomia, com a inauguração da nova sede, no bairro Muriti. A administração de juazeiro passa a defender e somar forças, juntamente com os deputados federais, para consolidar o campus avançado como Universidade Federal do Cariri.

Já são 11 cursos implantados pela UFC. Um deles em Barbalha, a poucos quilômetros de Juazeiro, que é o de Medicina, o primeiro da instituição a chegar na região. A UFC conta com cerca de 2 mil alunos no Cariri, numa demanda crescente. São alunos de várias partes do Nordeste e cidades da região.

A trajetória da UFC começou com o curso de Medicina, em 2001. Os outros cursos chegaram em 2006. Começou com seis cursos. Dobrou de tamanho em quase cinco anos. Atualmente conta com o Mestrado em Desenvolvimento Regional Sustentável e foi proposto pelo Conselho Universitário e aprovado um Mestrado em Agronomia. A Universidade aguarda a avaliação e aprovação da Capes. A UFC, no Cariri, atende cerca de 35 municípios, incluindo Paraíba, Piauí e Rio Grande do Norte.


Cerca de 60% dos estudantes são provindos das escolas públicas. Há cursos em que esse número ultrapassa 80%, com o de Agronomia.


Fonte: Blog Diário Cariri com informações de Flamínio Araripe, do Blog Desimbloglio

Nenhum comentário:

Postar um comentário