sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Igreja define ações para romaria



Publicado em 26 de agosto de 2011  
Clique para Ampliar
O MERCADO DOS Romeiros este ano possibilitará a retirada do comércio informal das principais ruas da cidade
ELIZÂNGELA SANTOS
Na ocasião, foram apresentados os novos planejamentos aos setores de segurança e serviços de saúde
Juazeiro do Norte. Ruas desocupadas pelos feirantes e com possibilidade de maior tráfego. Pela primeira vez, depois que o Mercado dos Romeiros foi inaugurado em abril deste ano, será realizada a primeira das grandes temporadas de romarias que acontece a partir deste segundo semestre. Começa no domingo, 28, a Festa da padroeira de Juazeiro, Nossa Senhora das Dores, e segunda maior romaria do ano, depois da de Finados, com 17 dias de programação religiosa. A festa atrai a cada ano mais de 350 mil romeiros.

O plano de ação para a festa foi apresentado ontem, durante reunião no Círculo Operário São José, com a presença de diversos segmentos que envolvem as secretarias municipais, órgãos de segurança, entidades classistas e a Igreja. Foram apresentados os novos planejamentos para setores de segurança, que terá reforço policial, principalmente da Polícia Militar, que terá um ônibus na Praça do Romeiros. Os serviços de saúde, principalmente com atendimentos de pronto socorro, serão intensificados. No Horto, ficará de forma permanente uma ambulância de apoio. No dia 31, terá curso de pronto socorro para todas as pessoas envolvidas diretamente com as romarias.

Mas os próprios vendedores do Mercado dos Romeiros estão na expectativa, já que ainda não pagaram a primeira parcela do aluguel dos boxes. Eles dizem que, até o momento, tem sido muito ruim comercializar no espaço, e aguardam até o início da romaria para mudar essa realidade. A maioria está fazendo as adequações finais, para a festa da padroeira. São 1.042 boxes existentes no espaço, divididos em dois pavilhões, um deles homenageia Monsenhor Murilo de Sá Barreto e o outro denominado Padre Cícero. Outros vendedores que chegarem à cidade no período serão encaminhados para a Praça do Socorro. Segundo o secretário de Segurança, Cláudio Luz, haverá um cuidado redobrado para que as ruas não sejam ocupadas novamente e o fluxo de pedestres e veículos seja definitivamente facilitado.

Este ano, segundo o padre Joaquim Cláudio, da Basílica Menor de Nossa Senhora das Dores, a romaria terá mudanças em sua abertura. Pela manhã haverá missa ao amanhecer, com salva de fogos e café comunitário na Praça dos Romeiros.

Programação
Às 8 horas, carreata pela cidade, com percurso passando nas paróquias e, às 11h30, a bênção dos veículos. Também terá homenagens todos os dias a um Estado diferente e as caminhadas com a imagem de Nossa Senhora das Dores, à noite. A procissão, com saída da Colina do Horto, será às 17h30, com a bandeira da santa até a Basílica. Às 16h30, hasteamento das bandeiras de N. Sra. das Dores e Estados do Nordeste, com missa de abertura às 18h30. O tema da romaria é "Mãe das Dores, defensora desta terra de oração e trabalho, abençoe o Juazeiro, seus filhos e seus romeiros".

MAIS INFORMAÇÕES:
Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Romarias
Praça do Cinquentenário - Juazeiro
Telefone: (88) 3511.4040


Elizângela SantosRepórter

Nenhum comentário:

Postar um comentário